Desde Setembro último que o Sporting conta com uma nova modalidade! Jiu Jitsu brasileiro (ou Gracie Jiu Jitsu). Em associação com a equipa Brasa Clube de Jiu Jitsu. TODAS AS 3ª E 5ªS FEIRAS ÁS 21.15H no pavilhão Multidesportivo (entrada topo norte - Holmes Place).
Posso tar a incorrer em algum erro mas … tenho ideia que o Jiu Jitsu já é praticado no Sporting à algum tempo , tenho ideia que Setembro foi o mês em que a actividade se reiniciou(nova época) .
Mas como és praticante da modalidade no Sporting às tantas até tens razão e deverás saber melhor .
O que se praticava (e penso que ainda se pratica) é o ju jutsu tradicional. A nova modalidade é o Jiu Jitsu brasileiro que se diferencia por não haver golpes traumáticos nem uso de armas. Simplificando é isto. È parecido com o judo no que respeita a quedas (mas com menos limitações) e caracteriza-se por ser acima de tudo uma luta de chão
Experimentando ou indo ver uma das nossas aulas aperceber-te-às das diferenças e do que caracteriza a nossa modalidade
PREÇOS 35€ por mês a serem pagos na secretária do Sporting. Horários 21.00h às 3ªs e 5ªs (é o horário possível uma vez que somos a modalidade mais recente temos de nos sujeitar).
Saudações Leoninas
Estamos a tentar que coloquem a nossa modalidade no site oficial do Sporting mas a burocracia …
Alguem me pode dar a informaçao do estado das modalidades de combate existentes no Sporting? :-[ :-[quantas sao e quais sao?..Lembro me do Sporting ter grandes combatentes na area de Kick Boxing alguns deles campeoes intenacionais se nao estou em erro…
Se calhar era mais interessante usar o tatami do multidesportivo para Jiu Jitsu, um desporto de combate onde existem competições praticamente trimestrais (ainda em Janeiro foi feito o Europeu cá em Portugal com milhares de gente na assistência e quase tantos outros a combater) em vez de Aikido, uma arte com menos competitividade que as danças de salão, com todo o respeito.
Certamente não faltam treinadores de Jiu Jitsu interessados num projecto deste tipo e menos ainda faltariam praticantes tendo em conta a porrada de escolas de BJJ que vão aparecendo por Lisboa.
E agora com o boom do MMA, seria um projecto interessante, sendo o BJJ uma parte tão importante desse desporto.
Ou então investir-se mesmo em MMA propriamente dito, mas também não sei até que ponto isso seria viável no Sporting. O crescimento tem sido brutal, e vai ser maior ainda nos próximos anos, a reboque do UFC, quer nos EUA quer no Brasil.
Concordo e acho que não há razão nenhuma para o Sporting ter menos condições que outro sitio qualquer em Portugal para viabilizar um bom treino de MMA. Tens o tatami para fazer BJJ e no espaço logo ao lado o Kick e depois desse o Boxe. Dá para treinar tudo com facilidade desde que se coordenem os horários dessas modalidades o que nem acho que seja especialmente difícil se descartarmos o Boxe. O problema é que julgo não existirem bons treinadores de MMA em Portugal mas isso é uma questão que afecta todos.
É bem visto analisares o interesse do BJJ pelo prisma da MMA que o projecta ainda mais. Nem me lembrei desse aspecto porque apenas pratico BJJ mas também digo que mesmo sem ter em conta MMA o BJJ tem um grande interesse como desporto de combate a par do Judo (que tem honrado muito o Sporting com vários títulos importantes conquistados) e, nos últimos tempos, já o ultrapassando na minha opinião em termos de visibilidade e número de praticantes.
Penso que o problema ás vezes é mesmo o de conciliar horários e ter praticantes. As novas secções ficam normalmente com o espaço que existe e precisam de crescer a partir dai. Por vezes as condições não são as melhores (a nivel de horários) , o que implica talvez menor adesão de praticante que esperada e acaba-se por ter de encerrar. O clube vai dando primazia á fidelidade de atletas em outras secções.
Mas era uma questão interessante para as sessões de esclarecimento. Penso que seria um bom momento de diálogo entre o presidente e os Sócios.
Tudo o que dizes é verdade Ash mas a mim parece-me que num clube como o Sporting não faz sentido ter nos bons horários o tatami ocupado pelo Aikido que sem dúvida deve render uns trocos mas não ganha titulo nenhum nem pode ganhar porque não há competições.
Em vez disso podia ter uma modalidade que trazendo menos $ (e daí não é líquido que assim seja mas ok…) sem dúvida iria ganhar títulos e honrar o clube. Para além do mais, as modalidades custam na base dos 35€ a cada praticante o que anualmente deve dar ao Sporting em lucro uns 10 mil £ se tanto… não é propriamente por menos 2 ou 3 mil euros que o clube vai ficar pior. Isto já para não falar que ter Jiu Jitsu no Sporting ia contribuir para os treinos dos atletas de Judo que iam aprender alguns truques no chão, tal como a presença do Judo ia ajudar os atletas de BJJ na luta em pé…
DFM acredito que sim , que essa modalidade pudesse ter melhores perspetivas. Não é uma realidade que conheça muito bem. Sei que o clube apoia as secções que vão conseguindo atingir objectivos propostos a nível de praticantes , etc.
Mas a situação que relatas , é uma de muitas que que vai sempre bater no mesmo problema …o espaço , a falta dele. E é incrível que eu escreva isto sobre o Sporting Clube de Portugal. Um clube que tem as suas raízes na prática desportiva , vê-se completamente debilitado de exercer os seus desígnios históricos.