A UEFA anunciou ontem uma alteração na forma de apuramento das selecções que disputarão a fase final do Euro’2008, a realizar na Suíça e na Áustria. Assim, à excepção dos dois países organizadores, cujas selecções estão automaticamente qualificadas, os restantes 50 membros da UEFA terão as suas representações nacionais divididas em sete grupos - seis deles com sete equipas e um com oito. As duas primeiras selecções classificadas em cada grupo, em que se defrontam todas contra todas em duas voltas, garantem o apuramento para a fase final da prova, juntando-se às duas organizadoras e compondo o lote de 16 finalistas.
Recorde-se que no Euro’2004, por exemplo, apenas se apuravam directamente os primeiros classificados de cada um dos dez grupos, enquanto os segundos disputavam um “play-off” para determinar os restantes cinco países, aos quais se juntou Portugal, na condição de anfitrião.
A fase de qualificação para o Euro’2008 tem o seu começo marcado para Setembro de 2006, isto é, pouco depois de terminar o Campeonato do Mundo na Alemanha.
Parece-me óptima idéia acabar com os “play-offs”, chega tarde mas a boas horas.
Parece-me óptima idéia acabar com os "play-offs", chega tarde mas a boas horas.
Em contrapartida, em grupos de 7/8 equipas, “levas” com 12/14 jogos dos quais apenas 2, no máximo 4, são competitivos, o resto é contra Liech, Lux, Malta, Albania, Azerbaijão, you name it. O problema é que há demasiados países, já estava na altura do anacronismo britânico de 4 selecções cair por terra, há mais de 50 anos que não se justifica, e muitos dos paises sem resultados de jeito deveriam ser mandados para uma “segunda divisão” e terem que jogar um playoff para poderem aceder à fase de grupos.
Em contrapartida, em grupos de 7/8 equipas, "levas" com 12/14 jogos dos quais apenas 2, no máximo 4, são competitivos, o resto é contra Liech, Lux, Malta, Albania, Azerbaijão, you name it. O problema é que há demasiados países, já estava na altura do anacronismo britânico de 4 selecções cair por terra, há mais de 50 anos que não se justifica, e muitos dos paises sem resultados de jeito deveriam ser mandados para uma "segunda divisão" e terem que jogar um playoff para poderem aceder à fase de grupos.
Jogos contra equipas da treta já os já hoje em dia, julgo que com a redução do número de grupos a tendência seria para um aumento do grau médio de competitividade, mas é uma análise superficial.
Vai dizer aos escoceses que deviam formar uma equipa do Reino Unido com os bifes, e sujeitas-te a ser empalado numa montanha gelada do Norte do país. :twisted:
A idéia de um apuramento prévio de selecções com menor estatuto é interessante do ponto de vista do aumento da competitividade. Mas parece-me inexequível quanto à calendarização e sobretudo parece-me subverter o espírito da competição nesta fase, que passa pelos pequeninos terem 2 ou 4 joguitos com boas equipas. O sistema actual por um lado ajuda os jogadores dessas equipas a manter a motivação, por outro permite-lhes evoluir, ainda que lentamente.
Acabar com os play-offs parece-me benéfico. Por um lado, premeiam-se as selecções mais regulares na fase de qualificação. Por outro, acaba-se com a injustiça de ser uma eliminatória a duas mãos a decidir um apuramento para uma grande competição.