Nova Campanha de angariar Sócios

Paracelsus, o Sporting tem é que dirigir as suas campanhas para os mais jovens, os “adolescentes e pirralhos” porque é precisamente nessa faixa etária que o Sporting tem vindo a perder a sua representação.

Os mais velhos que já são adeptos do Sporting não mudarão as suas ideias com campanhas de publicidade. Está provado que são os mais jovens aqueles que são mais influenciáveis pela publicidade.

Claro que podes argumentar que o clube precisa de fundos e, como tal, poderia chamar os adeptos da 2ª e 3ª idade. É verdade, mas neste momento acho mais importante lutarmos contra a “extinção”, se me permites a expressão… E isso faz-se procurando angariar novos sócios com muitos anos de sportinguismo potencial pela frente.

“Os mais velhos que já são adeptos do Sporting” são os tais que pagam as quotas independentemente dos resultados, são os tais que vão ao estádio para ver a equipa a ganhar e não apenas para ver um bom espectáculo, são os tais que sentem o Clube e entendem a importância das Modalidades e não os que têm uma relação desprendida e acessória com o Clube.

Os “adolescentes e pirralhos” são o mercado ainda por explorar a nível financeiro, mas também o mais volátil, porque se não tiverem referências, só aderem às coisas “da moda” e vêem as coisas como simples produtos (hás-de perguntar aos “adolescentes e pirralhos” se têm um telemóvel da TMN porque têm um sentimento forte pela empresa). Pois então aqui reside o grande erro - a publicitação do Clube como algo que “está na moda”, como um produto. Ora as modas vêm e vão e os produtos passam de prazo ou ficam ultrapassados por outros.

Ao contrário do que dizes, não acho que a “extinção” seja pela falta de adeptos de meia e terceira idade, porque esses ainda existem e em grande número, basta veres as bancadas do estádio de Alvalade a meio da época 98/99 ou então os 10000 que foram receber o Jardel a Alvalade e exemplos não faltarão, mas por diversas razões, esses adeptos têm vindo a afastar-se do Sporting e do futebol nos últimos 5-6 anos.

Tivesse a Direcção arte para recuperar esses adeptos e nem irias precisar de fazer campanhas aos mais novos, tal o número de “pais de família” desejosos de passar o testemunho “familiar” aos seus descendentes.

Para além de boas campanhas de marketing o que atrai os mais jovens são as vitórias, e nesse aspecto já estivemos bem pior. E mesmo assim, durante o jejum dos 17 anos o Sporting continuou a atrair muitos jovens, se bem que para isto muito contribuiram as modalidades. Muita gente tornou-se sportinguista por ter praticado no clube natação, ginástica, artes marciais, atletismo, etc. E depois há ainda quem fale em acabar com as modalidades e que no Sporting só conta o futebol…
Uma campanha de angariação de novos sócios é dirigida sobretudo para gente dos 20 anos para cima, que são aqueles que já têm alguma capacidade financeira para pagar a inscrição, quotas, etc…

O ponto comum que eu vejo naquilo que sugeres: Sentido de Humor! Coisa que se ve em muitas campanhas publicitarias um pouco por todo mundo mas relativamente pouco utilizado em PT[em que status, saude ou a familia ideal sao os temas predominantes]

Tb importante nestas campanhas, pra alem de atrair novos clientes[que palavra feia quando usada no contexto amor clubistico] eh tb manter os que ja sao e dar-lhes um sentimento de orgulho de se verem associados a um producto bem concebido. Quem nao sente isso quando ve um bom reclame de uma marca que gosta(carros por exemplo)?

Apesar da prioridade de ganhar os jogos - não há dúvida quanto a isto - o espetáculo é o extra que talvez possa atrair mais gente aos jogos. É difícil convencer o adepto relutante em fazer-se sócio com jogos onde se insiste constantemente no passe longo a partir da intermediária, como o Sporting tem vindo a fazer até ao ano passado. Isto quando o passe longo não começa logo do guarda-redes para a molhada lá na frente. Eu lembro-me das poucas vezes que pude assistir a um jogo do Sporting, o ano passado, aqui no Brasil, através de um canal que passa jogos da liga portuguesa, em que a qualidade do espetáculo foi tão má que foi difícil manter-me atento ao jogo. E não julgo que seja falta de sportinguismo, mas mau futebol é dureza mesmo de assistir, mesmo que seja o nosso Sporting. Uma das coisas que me agradou na meia parte que pude assistir do Sporting - Porto para a Super Taça foi, precisamente, o facto de sairmos a jogar com a bola, e não a insistência no pontapé para a frente. Aliás julgo que é marca distintiva das melhores equipes em todo o lado a capacidade de sair da defesa para a frente com a bola controlada. E não podemos exigir menos do Sporting.

Em resumo , quanto ao tema da angriação de sócios e adeptos, talvez as vitórias nos jogos traga sócios ao clube, mas o espetáculo leva-os ao estádio. Interessante seria que o futebol do Sporting fosse eficaz e bonito. E apesar, este ano, de não termos estrelas individuais, artistas com a bola, julgo que temos plantel para dar espetáculo com o jogo colectivo.

Pode (e deve) haver muito espectáculo no estádio, muitas cheerleaders, muitas luzes, muitos efeitos especiais, etc… Mas se o Sporting perder os jogos em casa não há massa associativa que resista. Se bem me lembro as últimas vezes que o Benfica e o Porto passaram a barreira dos 100 mil sócios foi precisamente quando as respectivas equipas de futebol caminhavam a passos largos para o título nacional, e isto já foi há alguns anos, por volta de 1994/95. E mesmo no Sporting depois do título de 1999-00 (que quebrou o jejum de 17 anos) nos meses que se seguiram julgo que entraram cerca de 10.000 novos sócios. Julgo que era este o número, lembro-me de ler isto em qualquer sitio.

Uma boa campanha de angariação de novos sócios, na minha opinião, devia de assentar em três tópicos essenciais:

1 - Uma boa campanha publicitária onde estivessem presentes figuras de referência do clube e não gente que se limita a dizer que é do Sporting. E temos tantas figuras, desde os mais antigos (Moniz Pereira, jogadores que venceram a Taça das Taças, Manuel Fernandes, Carlos Lopes, Fernando Mamede, etc.) aos mais recentes (Sá Pinto, Oceano, e porque não o Figo e o Cristiano Ronaldo);

3 - Alguns incentivos a nível financeiro, tendo em conta que a época é de contenção de custos para a maior parte das famílias;

2 - Uma boa carreira da equipa no campeonato. Mas lá está, aqui os dirigentes não podem fazer tudo, uma vez que não são eles que marcam os golos. Mas isto é essencial. Uma campanha deste tipo está condenada ao fracasso se o Sporting não estiver a lutar pelo título, de preferência a olhar para o segundo classificado de cima para baixo…

Eu falava de espetáculo no futebol do Sporting… :beer:

O espectaculo e as vitórias levam os adeptos ao estádio, mas só escolhe ser sócio quem sente o Clube e isso não se consegue apenas com vitórias (caso contrário o Porto já tinha neste momento muito mais sócios que o Benfica).

Sim, tudo bem.
Mas seria interessante verificar a proporção percentual adeptos - sócios entre o Porto e o Sporting.

.

Alguém em consegue explicar porque ser sócio correspondente fica tão caro? 55 euros? por que não um preço mais acessível? essa é em minha opinião uma das fortes lacunas desta campanha, continua a ser demasia caro ser sócio correspondente para nunca pôr os pés no estádio.

Não me leves a mal mas parece-me que 4,58€ por mês não me parece nada de extraordinário.
Se contarmos com a 13ª fica a 4,2€…
Sabendo que 1 maço de tabaco custa 3€ e que 1 big mac custa praí 4,5€…

Para além disso penso (mas posso estar enganado) que o sócio correspondente tem direito a alguns bilhetes de sócio.

Ser sócio é por paixão e não por racionalidade…

:arrow:

Dá 15 cêntimos por dia, aproximadamente… ::slight_smile:

Também penso que ser sócio correspondente, tem um preço justo, pois é um preço anual.
Acho é que é pouco divulgada essa forma, pois tirando o site do clube, não há outro meio para divulgar esse método de se ser sócio. Parece que não querem sócios correspondentes, mas sim sócios efectivos[eu percebo que sim], mas a maioria não o pode ser, e os que o são já é a muito custo, pois isto não está nada para brincadeiras.

Ser sócio correspondente, não dá direito a voto, nem a ter acesso a todos os jogos como se um sócio efectivo se tratasse, mas penso que dê para 4 jogos por época[não sei como são feitas as escolhas, ou os registos]. E tem um cartão e um numero, como um sócio efectivo.

Esta notícia nada tem a ver com este tema mas…

Oasis com Mourinho BANDA QUER PORTUGUÊS PARA LIDERAR EQUIPA DE LUXO

[b]A Europa dos pequeninos está a dar que falar. Em Espanha, o avançado Sergio García (ex-Espanyol) aterra em Sevilha e é aclamado por 1.000 adeptos no aeroporto, mais 5.000 na sala de imprensa do Betis, e todos eles cantam eufóricos aos saltos “campeones, campeones, campeones”, adiando a conferência de imprensa por 12 minutos! Em Itália, o Genoa apresenta o argentino Diego Milito, o “clone” de Enzo Francescoli, e os telefones da sede dos rossoblù entopem durante três dias seguidos, além do aumento do número de sócios em 3.000, em 12 horas!

Em Inglaterra, a “febre” Manchester City não pára desde 2.ª feira, dia em que os citizen contrataram o brasileiro Robinho por 42 milhões de euros. Desde então, a loja do clube está constantemente lotada e as camisas número 10 não param de sair… A partir daqui, o céu é o limite para o centenário clube, fundado em 1880 e com 9 títulos?[/b]
(…)

http://www.record.pt/noticia.asp?id=803342&idCanal=292

Assim (com as devidas proporções, quer monetárias porque qualquer um dos exemplos tem mais dinheiro para gastar do que o Sporting, quer de dimensão porque somos maiores do que qualquer um dos exemplos) é que se angariam novos sócios não é com campanhas e afins.
Com contratações sonantes, mobilizam-se adeptos angariam-se novos sócios, enchem-se os estádios, vendem-se camisolas melhoram-se os restultados (este último em teoria).

O Sporting podia tentar fazer um investimento em pelo menos uma contratação sonante, o clube só tinha a ganhar com isso.

Diego Milto, hum … :think:
‘clone’ do Francescoli …

aumento de 3.000 sócios em 12 horas … hum … :think: :think:

E ainda não se lembraram de arranjar uma ‘clone’ da Matadinho … Aonde é que iriam parar ?? 8) 8)

Temos lá o Miguel Veloso que tudo faz para a imitar na perfeição

Eu continuo a insistir na mesma tecla, e direi que o Sporting nao se limita somente a Lisboa!!

Por isso digo e afirmo, o Sporting so tem a ganhar se apostar e trabalhar de forma seria e em conjunto com os seus nucleos, espalhados por todo o pais com um objectivo claro, disponibilizando bilhetes com precos mais acessiveis de forma a angariar novos socios, e ao mesmo tempo estou certo que ao fazer isto os adeptos iram mais a alvalade ver os jogos!!

E obvio que nao sou nenhum expert em materia de marketing, mas nao preciso de tirar nenhum curso para ver isto, sera que eles nao veem isto?

Ou sera que so querem ver numeros $$$$ , mas mesmo assim com esta politica de abandono aos nucleos, os numeros$$$$$ deles dificilmente serao atingidos, nao compreendo esta gente, querem ser tao diferentes e fazem -se passar por elites , mas nao veem um boi a frente dos olhos!!

O Sporting esta a cair dia para dia em termos de massa humana, e sera que eles nao veem isso?

Tenho pena de dizer isto , mas os factos estao a vista de todos os que querem ver!!

O Izmailov não é contratação suficientemente grande? É muito mais jogador que o Sergio Garcia e que o Diego Milito.

Sobre a campanha de novos socios numa entrevista hoje publicada no Diario Economico, o Presidente FSF diz o seguinte:

" Reconhecendo tambem que a campanha de novos socios-com um cartão que é simultaneamente de debito e/ou credito,associado ao BES,e de pontos de fidelização, em patrocinadores como ACP ou Galp está a ter uma “adesão mais fraca do que o esperado”.

SL