Nostalgia Sporting

Posso contar-vos uma históriazinha engraçada sobre a transmissão televisiva deste jogo. Por causa de um falecimento de um familiar meu, eu e o meu pai não pudemos ir ao Jamor. Tivemos de ir para Viana do Castelo. Ora bem, vimos o jogo pela tv e o meu pai estava tão fodido com os comentários que decidiu ligar para a TVI. Ficou em linha de espera uns bons 15 minutos (no intervalo) e, quando alguém atendeu e ele reclamou, do outro lado disseram: não imagina quantos telefonemas temos recebido! :rofl:

Há uma sequência de vídeos no Youtube sobre a época 99/00 (uns quantos de 20 e tal minutos cada), mas não estão em condições. Seria de ouro que alguém arranjasse a versão completa daquilo (aquilo parece-me um programa que o utilizador cindiu em várias partes) em condições.

por falar em agressões a gajos que todos senão os adeptos do clube do gajo detestavam, e quando o Weah rebentou o Jorge Costa e tornou-se ídolo de Sportinguistas e lampiões instantaneamente?

E o Jorge Costa e as faixas de campeão pré-encomendadas?
E quando o autocarro do Porto, no Sporting vs porto de 99/00, se enganou no caminho e foi parar às traseiras da Superior Sul?
E a azia do Carlos Manuel na conferência de imprensa após o Sporting ter ido a Campo Maior derrotar o clube da casa?
E a cena de porrada entre a JL e uma equipa de andebol feita de monstros?

Gosto deste tópico, pá.

6 Curtiram

Tantas estorias mesmo,num jogo Sporting v fruteiros o tempo tinha estado tão mau e o relvado de Alvalade parecia uma praia cheio de areia ate mandaram vir uns helicopetros para estarem junto ao relvado a mandarem a agua para fora do relvado(praia) :joy::joy::joy:

a cena do andebol andava pelo youtube

https://www.youtube.com/watch?v=TqBzkm-x480

1 Curtiu

Uma das minhas maiores decepções com a Sporting TV é a total ausência de documentários e de transmissões de jogos antigos. Vocês viram a merda de retransmissão que a Sporting TV fez do jogo em Vidal Pinheiro? Das merdas mais horríveis alguma vez feitas. Eu vi aquilo e fiquei boquiaberto com a falta de qualidade.
Não percebo por que razão o Sporting não reúne todas as transmissões feitas de jogos do Sporting. Podia transmitir um ou dois jogos por semana, e não estou a falar apenas das grandes vitórias.
Um dos primeiros pedidos que fiz quando fomos informados da fundação do canal foi que fizêssemos documentários como esses que a lamps tv fez durante uns bons tempos (não sei se ainda os produz).

7 Curtiram

Partilho da mesma falta, a inexistência de trabalho arquivístico é uma vergonha e um desperdício (e o pessoal do museu hoje até está a trabalhar muito bem, por exemplo andam a entrevistar diversas antigas glórias do clube em várias modalidades).

O padrão ouro para mim neste capítulo é a série da RAI Campionato Io Ti Amo:

1 Curtiu

Concordo plenamente, o canal dos lamps tinha há uns anos esse programa que também não me importava nada de ver na nossa TV, que se chamava Vitórias e Património, ou coisa do género. Rivalidades à parte, era um programa bem feito, suponho que o problema tenha a ver com o dinheiro que é preciso pagar à RTP para ter acesso ao arquivo.

Mas não é só na televisão, também no YouTube não há praticamente nada sobre o Sporting de outros tempos, há 2 ou 3 canais com resumos de jogos e pouco (nada?) mais. Já da concorrência não se pode dizer o mesmo, basta pesquisar um pouco e encontra-se algo com mais conteúdo para ver.

1 Curtiu

Até nestas m*rdas se vê o amadorismo do clube. Provavelmente meteram lá um amigalhaço ou um afilhado a tratar disso para pagar algum favor, sem qualquer especialização ou conhecimento na área.

Nos lamps lembro-me de ver, há uns 3 anos, um anúncio de emprego a pedir um licenciado em Ciência da Informação (para quem não conhece, é a área do conhecimento relacionada com arquivística e biblioteconomia).

2 Curtiram

eu vi um pouco de um desses programas. os minutos que vi diziam respeito à saída do João Pinto (por isso parei naquele canal e vi).

::

Vejam lá o quão espectacular não seria rever o jogo de Vidal Pinheiro e escutar alguns dos jogadores que jogaram essa partida.

1 Curtiu

Gostava que tivéssemos conteúdos do género em relação ao Sporting.
Acompanho os resumos desse canal por isso mesmo, acaba por ser uma viagem ao passado.

1 Curtiu

Tenho esse jogo em VHS.
Ainda me lembro das palavras do Ayew quando era entrevistado no banco de suplentes nos minutos finais do jogo. Durante anos fiz rir a minha família a citá-lo, com direito a sotaque afro e tudo: “é um sentimento que eu nem tenho palavra”. :grin:

3 Curtiram

época 1995-1996…

em janeiro e era já o jogo do título… perdemos 2-0 em casa com 2 golos de um gajo q nos fodia sempre, Domingos

A partir daí foi sempre a cair… queirós e santana lopes em queda livre… até vir o palmelão

1 Curtiu

que eu tenha conhecimento, tudo o que é antes de 1992 a RTP tem que disponibilizar gratuitamente a um outro qq canal de informação, mediante solicitação.

Em principio os direitos televisivos dos jogos pertence a quem transmitia na altura, nesse caso a RTP. Não sei se o Sporting tem direito mesmo ou pode pedir os videos.

Lembro-me de ver há mais de 15 ou 20 anos uma reportagem a falar dos jogos antigos do Real Madrid, muito antes da criação do canal deles. Eles mostraram um arquivo que pertence ao Real Madrid com pelo menos 90% dos jogos do Real Madrid desde fins dos anos 70. Claro que eles foram pedindo ao longo dos anos para obter isso, ou até grava-los em video cassetes.

A RTP tem um site de arquivo, https://arquivos.rtp.pt .há muitos videos de resumos de jogos em 576p, alguns até em melhor qualidade que no Youtube que são de 480p para baixo, porque afinal a RTP tem os videos originais gravadas em fitas profissionais, não video cassetes. Normalmente os programas de televisão são sempre gravadas nessas bobinas de fitas proprias para isso, qualquer coisa, nem que seja uma publicidade até a transmissão desportiva. Agora já nem devem gravar em bobinas, mas sim directamente para o digital. Nesse site foi tudo transferido para digital com meios profissionais. Eu até vi resumos de jogos dos anos 50 do Sporting! Claro que não é completo, mas acho que eles estão a adicionar mais coisas.

O tal jogo que descreveste só podia ser de alguem que “ripou” de uma cassete gravada para uma definições atroz que nem numa TV de tubos catodicos se veria em condições. Na altura a nossa TV tinha como definição 720 por 576, esses rips são quase sempre na ordem de 400 por 300 e poucos e até menos. Dái a má qualidade do video e claro alguma do som.

P.S.

Só para dar um exemplo, a RTP gravava o jogo todo, mas depois devia cortar para ficar com as partes mais interessantes para fazer um resumo. Claro que não tinha o som, porque depois passava para a produção para fazer o resumo e o comentario com som. Na altura as bobinas custavam muito, por isso era preciso poupar, em muitos casos gravava-se por cima para evitar em comprar mais. Ainda bem que muitos videos sobreviverem.

Aqui vai um video de um resumo de um jogo de 1961!!!:

3 Curtiram

Juntava a Académica a esse lote.

A primeira vez que fui à Luz (12 anos de idade).
Poucas vezes me senti tão confiante numa vitória do Sporting como neste dia, até aquele dia e desde então. Estávamos já claramente a surfar a onda exibicional que iria resultar no título de campeão nacional. Basta ver 10 minutos deste jogo para observar a qualidade de jogo que este Sporting conseguiu criar a partir de determinada altura do campeonato.

Duas semanas depois deste jogo, aconteceu este (o meu segundo jogo na Luz; está no meu top 3 de sempre como Sportinguista)

1 Curtiu

Os outros violinos. Faltam Vasques, Albano, Peyroteo, Jesus Correia, e Travassos.

https://twitter.com/nostalgiafutbo1/status/1687450989970747392

O Canário era o trinco varre-tudo, estava em todo o lado, pelo que dizia o meu pai.

3 Curtiram

E este meus caros?

Alguém aqui do fórum o viu jogar?

Alguém tem videos como aquele que colocaram acima do sporting atlético de 1961?

Tenho curiosidade, pq de acordo com o meu avô materno, nascido em 1922, e adepto do atlético cp, o travassos terá sido o 1º virtuoso do futebol português, com uma técnica mt apurada, o nosso primeiro n.º 10, por assim dizer

4 Curtiram
2 Curtiram

O meu pai viu jogar os 5 violinos e ainda a geração anterior onde só estava o Peyroteo. Dizia que o Travassos era tipo um 10 dinâmico com uma grande capacidade de remate.

O Travassos e o Vasques eram os cérebros da equipa. A nível de passe, o Vasques era muito bom.

Da geração anterior, a frente de ataque era o Peyroteo, o João Cruz, o Pireza, e o Mourão. Para o meu pai, o Pireza, o Mourão, e o Pinga (do Porto) eram os mais tecnicistas desses campeonatos - finais de 1930s príncipios de 1940s - embora também falasse muito bem do Mariano Amaro.

1 Curtiu

Por falar em Pireza, onde anda o forista @Pireza ?