Nostalgia Sporting

O campo do Sporting em 1909:

8 Curtiram

Quando Juan Seminário chegou a Alvalade: «Era como se agora o Ronaldo deixasse o United e viesse para o Sporting»

Craque do Barcelona levou quase 40 mil às bancadas de Alvalade, em 1959; Joaquim Carvalho, ex-guarda-redes do Sporting, partilhou o balneário com o peruano

Quarenta mil pessoas encheram as bancadas do Estádio José Alvalade para confirmarem a notícia que encheu as manchetes dos jornais no verão de 1959. A 10 de outubro aterrava em Lisboa aquele que, à época, era considerado um dos melhores atacantes sul-americanos. Juan Seminário, peruano, estreara-se com apenas 20 anos pela seleção principal do seu país e demonstrara tanta qualidade que convencera o poderoso Barcelona a desembolsar uma pequena fortuna para garantir o seu concurso. Para Lima seguiram 3,2 milhões de pesetas, um valor que, naquele tempo, era suficiente para adquirir vários prédios em Lisboa. Foram céleres os responsáveis catalães, mas também pouco competentes, já que a limitação ao número de estrangeiros no país vizinho impediu que o ‘Expresso’ de Lima – como era tratado, por ter marcado três golos a Inglaterra e dois ao Brasil – pudesse ser inscrito na Federação espanhola.

O Sporting, que até já enviara observadores ao Peru, para avaliarem o atacante (hoje com 85 anos), apressou-se a contactar o Barcelona e, mediante um acordo que previa o pagamento pelos leões de 10 mil dólares por temporada, apressou-se a assegurar a viagem de Seminário para a capital portuguesa. “Era como se agora se soubesse que o Cristiano Ronaldo deixava o Manchester United e vinha jogar para o Sporting. Na altura, o impacto foi semelhante”, recorda, em declarações a Record, Joaquim Carvalho, antigo guarda-redes do Sporting e da Seleção Nacional, que partilhou o balneário com Seminário nas duas épocas que o peruano passou em Alvalade.

“Foi recebido como uma estrela. Vinha do Barcelona por não poder ser inscrito”, acrescenta Carvalho que, apesar de não ter uma memória muito nítida desse dia 10 de outubro de 1959, recorda “um grande jogador, que dava muito jeito, fazia muitos golos e a equipa sentia o andamento dele.” “Deslocava-se muito bem em campo”, acrescenta o antigo guardião, sublinhando: “Os adeptos adoravam-no. Não havia quem não gostasse do Seminário. Deixou em Portugal um rasto e um cheiro de jogador da bola.”

Joaquim Carvalho perdeu por completo o contacto com o antigo companheiro de equipa que, após o regresso a Espanha, não cortou por completo os laços ao clube leonino. “Apareceu várias vezes em Lisboa e ia ter connosco ao campo para dar-nos um abraço”, relata o antigo guarda-redes, um ano mais novo do que o craque peruano.

4 Curtiram

Para quem gosta e acompanha ciclismo… Tocante.

1 Curtiu

Sem duvida! Saudações Leoninas

1 Curtiu
3 Curtiram

gostava muito de ver esta entrevista completa parece muito interessante

3 Curtiram

Não sei se a ideia deste tópico, tb pode ser a que proponho a seguir:

colar um cromo de um jogador do Sporting, habitualmente a representar a sua seleção e falarmos dele enquanto jogador do nosso clube: expectativa, sucesso, insucesso, desilusão, etc

Começo com:

e com o melhor golo no méxico 86, e o seu fantástico pontapé de moinho

lembro-me de ser novo, ler q ele ia para o sporting, e ficar super entusiasmado com a sua contratação…

tenho ideia q começou mt bem, com golos, mas depois foi sempre a cair até desaparecer e ir embora…

5 Curtiram

Fazia parte do plantel dos 7-1 às papoilas, não me lembro se estava no banco.

sim, tenho quase a certeza q estava no banco, mas n entrou

com quem ele ainda jogou foram os 2 jogos contra o barça, numa das eliminações europeias mais injustas de sempre do Sporting

2 Curtiram

O golo do “cepo” Roberto…

1 Curtiu

Sim, estava:

https://vm.tiktok.com/ZMNQRLge3/?k=1

A minha homenagem ao nosso grande Peyroteo! :green_heart:

4 Curtiram

e este meus caros???

O que vos aprás dizer???

Basicamente mais uma grande desilusão, certo?

Internacional uruguaio… vencedor da libertadores… vinha com fama… 32 anos…foi uma das unhas do Jorge Gonçalves em 1988…

mas rapidamente começou a frangar e perder a titularidade para o velhinho Damas…

chegou a tentar dar um tiro no sousa cintra pq ainda lhe ficámos a dever dinheiro, n foi??

Um das suas defesas míticas

digam de vossa justiça…

2 Curtiram

Pedro Rocha, treinador, Eskilsson e Rodolfo Rodriguez foram as unhas menos afiadas que Jorge Gonçalves trouxe para o Sporting, ao contrário de Douglas, Ricardo Rocha e Rijkaard que, infelizmente, não pôde jogar por nós e foi emprestado ao Zaragoza.
O Rodolfo Rodriguez foi uma espécie de Renan com menos taças e muitíssimo menos despesa.

O Rodolfo e o Katzirz foram os maiores fracassos das nossas balizas.
Vinham com ótima reputação, e nunca foram capazes de mostrar a qualidade, com que vinham rotulados.

2 Curtiram

Deixa-me acrescentar o Hildbrandt… q até vinha tirar o lugar ao rp… e afinal…

1 Curtiu

falta aí aquele que, para mim, tinha tudo para ser “A” unha… e q ainda acabou por dar alguns ares da sua graça…

chama-se Paulo Silas…

4 Curtiram

É verdade, esqueci-me dele!.. fez um grande jogo contra o Ajax em Amsterdão, onde marcou um golão, sendo decisivo para seguirmos em frente na taça UEFA.

2 Curtiram

Essa equipa de 88-89… a ideia estava aparentemnte bem feita e bem estruturada… o pior é q da teoria à prática vai sempre alguma distância… e claramente tinhamos posições deficitárias…

Vejamos

GR - Rodolfo rodrigues, Damas e Vital - aqui em teoria n éramos inferiores aos rivais q tinham neno, silvino e lançavam o VB

Def. Drt - João Luis

Def Esq. - Fernando Mendes

Defs centrais - R Rocha, Venâncio e Morato e miguel

Aqui em teoria mm com RR a 100% perdíamos para os rivais… tinham aldair, ricardo gomes, branco, geraldão, etc… e o RR jogou poucos jogos

Med - carlos manuel, douglas silas e oceano - carlos xavier, litos e mário jorge

no meio campo nada a apontar para os rivais… mta qualidade aqui

Extremos Lima e Forbs e maside

sim, verdade… o sporting partiu para esta temporada com estas pérolas como extremos…

Avançados - Paulinho Cascavel - tinha sido nos últimos 2 anos o melhor marcador da liga, mas este ano caiu para não mais recuperar - Eskilsson e jorge plácido

Aqui tb éramos deficitários face à concorrência, onde pontuavam nomes como magnusson, vata, rui águas e gomes…

Hoje olho para trás e lembro-me que tinha sempre uma imensa fé q íamos ser campeões e q tinhamos tudo para ganhar… mas depois comparando aas equipa ano a ano, e ainda com a questão das influências e das arbitragens, tuneis e afins… era mm impossível!

3 Curtiram