No pasa nada

Excelente texto, Petrovich. O que se está a passar até agora na temporada foi algo que eu esperava ainda antes do seu início - e na altura fui criticado e apelidado de “pessimista”, quando eu penso que terei sido somente realista.

Agora o mais provavel é em Janeiro vir mais um Pongolle e o arrastar de uma época desastrosa com mais 2 ou 3 humilhações até Junho e depois “para o ano é que é”.

A não ser pontualmente, discordo das contratações efectuadas em Janeiro, pois uma época planeia-se no defeso, não em Dezembro e Janeiro. Se não gastámos € em Julho porque havemos de gastar agora quando lutamos pela Europa? Mas isto é só um reflexo da ignorância, incompetência e falta de planeamento de que o nosso clube é vítima de há muitos anos para cá.

Outra solução temporária para “acalmar as hostes”, será a de despedir PS, o que na minha opinião irá acontecer mais cedo ou mais tarde, e pessoalmente não posso dizer que ficarei triste. O problema é que virá mais um CC para substituí-lo e tudo continuará na mesma. Depois quando a temporada terminar virá outro PS, mais 2 ou 3 trintões terminarem a carreira no Sporting e pronto, vira o disco e toca o mesmo. Enquanto estes senhores liderados por JEB continuarem a liderar o nosso clube, não poderemos aspirar a muito mais do que isto.

É triste o q se pasa com o nosso sporting, mas caramba tem que partir de nós sócios se queremos mudar algo temos que fazer algo…
Esta equipa que temos hoje tem obrigação de render muito mais… o treinador e muito fraquinho… quem lá devia estar era o o AVB só que temos um presidente que so sabe beijar o cú ao pinto da costa… enquanto não houver novos dirigentes dificilmente vamos sair deste marasmo!

:arrow:
E actualmente já ninguém dos “últimos resistentes” terá coragem/disponibilidade/paciência para se chegar à frente após ver que nas últimas eleições foram aniquilados nas urnas e que se fosse amanhã provavelmente também seriam…Infelizmente (a não ser que aconteça algum milagre :pray:) vamos assistindo a esta morte lenta do nosso Sporting…

Não passa nada?

→ Na época passada à sombra de um péssimo começo com poucos reforços, pouca congruência e pouca vontade o Paulo Bento decide rescindir ainda a missa ia no adro da igreja; assim em cima do joelho a Direcção decidiu-se a trazer o Villas Boas (actual treinador do Porco) que ficou preso pelo valor da rescisão do contrato, em desespero de causa acabou-se por ir buscar um Carlos Carvalhal a tempo parcial para desenrascar, se assim se pode dizer a segunda metade da época.

→ Para calar os adeptos mais irritados com o péssimo momento do clube, José Eduardo Bettencourt foi estoirar o dinheiro recebido pela Câmara de Lisboa em 3 reforços, João Pereira, Pedro Mendes e Pongolle.

→ O João Pereira e o Pedro Mendes de imediato mostraram o seu valor e os resultados apareceram, ao contrário do Pongolle que sendo mais caro que os outros dois jogadores juntos não chegou a fazer jus às suas credenciais de goleador, isto sob um fundo de crise nos resultados desportivos que enfureceu mais ainda alguns adeptos.

→ A meio de Janeiro quando parecia que o ENORME Sporting Clube de Portugal estaria de volta o Sá Pinto na altura director desportivo do clube desentende-se com Liedson, o Carlos Carvalhal nega a possibilidade de fazer a nova época no clube e a equipa retoma à rotina do desnorte.

→ A direcção do Clube fica atónita e resolve-se a corrigir os erros do passado contratando mesmo antes de começar a pré-época uma equipa técnica que trouxe-se confiança ao clube, saiu da cartola o nome de Paulo Sérgio que terminou desastradamente a época no Vitória de Guimarães. Imediatamente alguns pombos se entusiasmaram que cagaram em cima da banca dos jornais.

→ Na realidade nenhum adepto se entusiasmou com o treinador ficando reservados à espera que algum reforço sonante viesse para o Sporting chegou-se a falar de Manuel Fernandes, de Gio dos Santos, Quaresma, mas nenhum chegou a vir, saíram o Moneytinho a mal com o clube e o Miguel Veloso, nenhum reforço dos que chegaram calaram a fome de conquistas e a ambição dos adeptos.

→ Hoje pede-se novamente a cabeça do treinador e da direcção com já tantas vezes se fez no passado!

E vem este maduro dizer-me que só ele tem reparado nos problemas do Sporting e que mais nenhum adepto acredita nas suas convicções! :xock: :xock: :xock:

Neste fórum que representa uma pequena amostra do Universo Sportinguista:

1º Não li um único comentário a dizer que o Paulo Sérgio seria a primeira escolha de qualquer adepto do Sporting para treinador do clube.

2º De todas as votações feitas neste fórum a maioria votou sempre que estava insatisfeita com os resultados, a direcção, a equipa e com o treinador.

3º Em todos os Jogos que o Sporting tem feito esta temporada, tem havido sempre um grupo ou outro de adeptos a debater se vai ou não assistir ao triste espectáculo praticado pela nossa equipa.

Amigo Sportinguista muitos de nós Sportinguistas estamos contigo e concordamos com as tuas ideias, o nosso problema, ou pelo menos o meu problema, é não ter visto nenhum dos nosso NOTÁVEIS vincular-se para chefiar uma oposição ao cabeça de giz.

Temos um vazio de Liderança pois o Bettencourt é débil e temos um vazio na oposição à Liderança!

Eu gostava que o Sporting encontra-se alguém com a dimensão de um António Salvador (Presidente do Braga) que reestrutura-se o clube numa óptica ganhadora e confiante em vez desta sucursal de débeis gestores do BES que tem sido nos últimos anos.

No obstante penso que neste mercado de Inverno caso se contrate um avançado goleador de grande nível o Sporting ainda fará sombra aos adversários e quem sabe ganhar a sua competição Europeia! Mas isso sou eu que sou sonhador e ambiciono sempre o melhor para o meu clube!

Cumps

Não te percebi muito bem, sportingman…

Obrigado!

Obrigado pelo feedback. Essa é a realidade. Falaste aí no alugar do vídeo… Essa é das coisas que mais me faz confusão. A romaria ao videoclube para muitos é quase uma espécie de ida ao Casal Ventoso. Vão lá buscar o filme para se irem hipnotizar para casa até adormecer e recomeçar tudo no outro dia.

Eu já estive para fazer uma votação aqui com a pergunta “Se vives a menos de 50km de Alvalade, responde”:

1. Sou sócio do Sporting
  2. Sou assinante da SportTV
  3. Ambas
  4. Nenhuma
    Mas tenho receio dos resultados. :mrgreen:

Eu que estou numa associação cá da terrinha bem vejo. Dar ideias, todos dão… então e quando chega a altura de se mexerem? Oh oh…

Bom, vamos lá por partes. Primeiro, este fórum não é uma boa amostra do universo dos sócios do Sporting, como aliás ficou bem expresso no resultado das últimas eleições. Ou melhor, à qualidade das intervenções muitos dos nossos membros não corresponde uma adesão quantitativa às suas ideias entre os sócios.

Depois, quanto à suposta ausência de entusiasmo com o Paulo Sérgio e as contratações de craques como Torsiglieri, Nuno André Coelho ou Zapater, convido-te a ler este fabuloso tópico:

http://www.forumscp.com/index.php?topic=25660.0

Estás a ler bem: cerca dois terços dos 500 membros que votaram considerava provável ou muito provável que o Sporting chegasse ao título com este plantel e este treinador!

Finalmente, quando falo em “no pasa nada” refiro-me ao momento actual, à forma como imprensa disfarça o descalabro e à raridade como que pessoas com projecção e passado no clube se manifestam contra a actual situação – quanto mais montarem um esforço organizado para a mudarem. Sem elas – e refiro-me a ex-atletas e dirigentes - não acredito que possa haver qualquer mudança significativa no nosso clube.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=25660.msg998727#msg998727
Se vires esta mensagem, perceberás que, nos últimos dias de Julho, quase 80% dos então votantes estariam situados no lado positivo da escala.
Isso foi a algumas horas do 1º jogo oficial, com o Nordsjaelland, ainda com as inscrições abertas, portanto, mas já bem depois da saída do Moutinho (cmvm a +/- 4 de Julho, com a vinda de NAC) e com o Veloso a caminho de Itália (cmvm a 3 de Agosto, com o Zappater a fazer o caminho inverso).
Algo mais que os 67% registados no final, a 15 de Agosto, quando a votação encerrou: já depois do 1º jogo e 1ª derrota na liga.
Se quisesses explicações para os 67%, bastaria pensar que, 15 antes, o positivo estaria nos… 80%.

Mas tens razão quanto ao microcosmos deste fórum. Eu lembro-me ir ver o jogo com o Lyon a Alvalade e lembro-me bem dos comentários que ao meu lado eram feitos pelos mais indefectíveis que eu (para não falar da época passada quando se soube do Paulo Sérgio).

Obrigado caro forista Petrovich por esclareceres melhor o que pretendias dizer!

Desta feita retiro o que escrevi e retracto-me por completo, pois concordo com tudo o que escreves-te.

Cumps

Tenho vindo a pensar naquilo que poderia de facto instaurar uma verdadeira revolução no clube.

Não existem notáveis que se cheguem à frente, e os que se chegarão será sempre para continuar a cumprir o projecto dos antecessores: Esvaziar cada vez mais o poder de decisão das mãos dos adeptos fomentando o controlo das finanças do clube por parte da banca.

Ontem vendo o Trio de Ataque fiquei escandalizado (mais do que o habitual) pela forma como ROC defendeu JEB, num acto de bajulação e subjugação a um indivíduo que tem vindo a arruinar o clube.
E isto vai-se passando por todos os meios de comunicação social. Muitos dos nossos opinion-makers estão controlados pelo poder instituído!

Como correr com esta escumalha toda???

Uma ideia que penso que poderá resultar, caso haja uma adesão massiva de todos os descontentes:

Criação de um grupo no Facebook cujo objectivo passe pelo derrube desta direcção e todos os seus lacaios e seguidores.
Nesse grupo, criar-se-ia uma causa através do “causes” - uma espécie de abaixo-assinado exigindo que toda esta gente se demita e que o Sporting volte a ser dos Sportinguistas e não de uma elite bancária que nos tem levado à ruína.

Ás 10 000 assinaturas - número de pessoas que votaram no JEB nas últimas eleições, faríamos uma primeira declaração oficial à comunicação social explicando o nosso proposito.

Ás 20 000 assinaturas , faríamos uma segunda declaração oficial fazendo notar que naquele momento já éramos o dobro daqueles que tinham votado no JEB, e como tal nos sentiríamos cada vez mais no direito de pedir a sua demissão.

E assim sucessivamente, criando desgaste atrás de desgaste a esta direcção. Como é que ele poderia apelidar de “terroristas” ou “os mesmos do costume”, se fossemos milhares a subscrever!!!

Isto não é utópico porque o activismo através da net tem dado resultados (veja-se a pressão exercida sobre as autoridades no caso da wikileaks), e chega a toda a gente - quase todos têm facebook!!!

É a forma de combate do futuro e nós deveríamos usa-la para salvar o nosso clube, visto que outras soluções não surgem.

Possíveis resultados: Demissão e vazio de Poder. Mesmo que no processo nenhum notável se chegasse à sempre (coisa que eu não acredito se houvesse uma grande adesão à causa), o vazio de poder neste momento assusta-me menos do que esta “vulgarização” do Sporting que vamos assistindo ano após ano.

SL

Não sei se será muito fácil reunir assinaturas de 20000 sócios (atenção que devem ser sócios e não adeptos para ter a tal legitimidade de serem o dobro dos que votaram no jeb).

Correctíssimo.

Diga-se que todo esse tópico é uma pérola. Repara como a primeira resposta ao post do Toca do Lobo que tu citas é o clássico “Não podemos estar sempre a mandar abaixo, temos de apoiar o nosso Sporting!”. :lol:

Agora, fast-forward para o início de Agosto de 2011.

[hr]

[i]A equipa é agora liderada por Pedro Martins - apresentado em Maio como treinador do Sporting após o falhanço das negociações com Leonardo Jardim. Postiga e Maniche são os verdadeiros líderes de uma equipa cujo braçadeira de capitão é vestida por André Santos - isto após Daniel Carriço ter sido vendido ao Wigan Athletic por 5 milhões de euros, mais um jogador das reserves do clube inglês. Pedro Mendes rescindiu, após acusações de falta de confiança no departamento médico do clube - que o deu como apto para um jogo em que agravou uma lesão. Já Liedson regressa ao Flamengo, após JEB o ter classificado numa Assembleia Geral da SAD como “jogador acabado” e “goiaba podre”.

Costinha prossegue assim a construção do novo Sporting. Para além da chegada do ex-Wigan Antonio Amaya (também conhecido como “o novo Sérgio Ramos”) para a defesa na sequência do negócio Carriço, a estrela do Verão leonino é um velho conhecido do director desportivo leonino, o veterano avançado internacional croata Igor Budan, do Cesena - recentemente despromovido à série B - que deverá competir por um lugar na frente de ataque com referências do plantel verde-e-branco como Carlos Saleiro e Hélder Postiga. Também elevadas são as esperanças depositadas no jovem Zeca (ex-Vitória de Setúbal) e na mais recente e arrojada aposta leonina: Éder, o jovem extremo brasileiro do Mafra, descoberto durante um jogo da Liga Centenário onde fez gato-sapato de Abel. Pedro Martins trouxe ainda consigo da Madeira os médios Tchô e Luís Olim, mais dois ex-maritimistas a virem para Lisboa neste Verão, depois de o avançado Cléber ter rumado à Luz.

Os primeiros sinais são encorajadores com vitórias gordas em amigáveis frente ao Alcochetense, Olivais e Moscavide e Sacavenense. O primeiro caso da época demonstra já a sagacidade de Pedro Martins: Leandro Grimi, cujo empréstimo ao Ankaraguçu abortara já depois de o lateral argentino ter aterrado na capital turca, está agora a revelar-se uma pedra fundamental no onze do jovem treinador leonino. Exemplo disso mesmo foi o seu desempenho na África do Sul, onde o Sporting se deslocou para disputar a prestigiada Transvaal Cup com Sevilha e Gènova - uma jornada concluída em triunfo perante o apoio entusiástico dos sportinguistas radicados na África do Sul.

Entre imagens do novo capitão André Santos a levantar a Taça no histórico estádio Loftus Versfeld, em Pretória, surge um tópico no site www.forumscp.com intitulado “As hipóteses do Sporting na conquista do Campeonato Nacional 2011/12”. Pede-se aos foristas que votem numa escala de 0 a 5. Não há surpresas sobre o lado da escala em que se concentra a esmagadora maioria das respostas.[/i]
[hr]

Não é assim tão difícil de imaginar.

CREDO!!! VIRA ESSA BOCA PARA LÁ!!! :mrgreen:

Teríamos 2 contadores: Um com os sócios, o outro com os simpatizantes. Se estamos só à espera que sejam os sócios que pagam cotas a subscrever, então aí não temos a minima hipotese, ate porque o reinado do JEB fará com que muita gente deixe de ser sócio.

Achas que um movimento com 5000 sócios e 50 000 simpatizantes, por exemplo, não fará moça numa direcção?

Um pouco de matemática de tasca:

Se 500 pessoas aderirem e enviarem para 10 amigos, e se esses 10 enviarem para outros 10 amigos 500x10x10 = 50 000

:think: :think: :think:

o que não dá para perceber é que ano após ano certos jogadores dos melhores que temos no plantel são enviados para o banco levando á sua desmotivação e vontade de sair. senão vejamos: o melhor GR que tinhamos: stoikovic… o melhor defesa central que lá tinhamos: Tonel…agora o único jogador que acelera o jogo do sporting, não joga: Diogo Salomão!!! poderão dizer: são opções… mas é isto que custa entender… então não é suposto optar-se pelo melhor??? pelos vistos no SCP não!!!tinha! como se pode vir falar de orçamento qd no ano passado tinhamos uma dupla de centrais que não oferecia garantias… vamos ao mercado e trazemos 2 jogadores, torsiglieri e nuno coelho que não calcam: conclusão: estamos com os mesmos centrais que já na época passada não davam garantias… isto é pura incompetência!!! pelo preço que custaram os 2 no brasil tinha-se comprado 3 de melhor nível… eu não percebo o desaproveitamento que o scp faz dos antigos jogadores estrangeiros… deviam investir neles como olheiros nos respectivos paises… beto acosta foi consultado??? marco aurélio…luisinho…silas… não aconselham jovens com potencial?é que o que temos ido buscar ao mercado sul-americano… valha-me Deus!!!

Acho que faria, mas não sei é se conseguiriamos atingir os números necessários para causar impacto. Mas com a minha assinatura podem contar!

Lá está a tal coisa…Nao calçam mas já são apelidados (não me refiro ao teu post) de falhanços por alguns, algo que nunca irei entender. Como é possível decidirem quem presta e quem não presta ao fim de dois ou três jogos?
Muitas das vezes as queixas de natureza mais venenosa, até são de gente que diz estar a ver o jogo pela televisão, pasme-se!

Nos países do norte da Europa, os sócios ou simpatizantes, desfazem-se em elogios ou desculpas para com os atletas do seu clube, preferindo culpar tudo o resto, desde as condições atmosféricas ao arbitro passando pela equipa adversaria (alô, alô Sportinguistas), chegando mesmo ao outro extremo, algo que tampouco é saudável embora a meu ver seja preferível ao constante flagelar insultuoso dos atletas que envergam a camisola do nosso Clube.

É como se estivessem perdidos no deserto e decidissem comer o camelo em vez de o montar para se fazerem a “estrada”.

Podem pensar que não faz diferença nenhuma, mas se eu fosse futebolista sabia bem onde me sentiria melhor e por tabela, onde mais frutos traria o meu futebol. Até porque ninguém gosta de se sentir a mais, ainda por cima em país alheio, já que a grande maioria dos “falhanços” são estrangeiros…Será coincidência?

Se o Hector Yazalde tivesse tido a infelicidade de ter vindo para o Sporting nos dias de hoje, tinha sido logo apelidado de bosta para cima…Caso queiram perceber do que falo, dirijam-se aqui e leiam o excelente sumario da carreira do Chirola feito pelo To-mané .

Não podia estar mais de acordo
:arrow:

Não percebo a analogia. O Hector Yazalde que chegou a Alvalade era uma estrela do Independiente (um dos grandes argentinos) e acabara de ser eleito jogador do ano na Argentina. O que é que isso tem a ver com jogadores obscuros como Torsiglieri (reserva no Velez Sarsfield) ou com o Nuno André Coelho (reserva no Porto)?

Esse é um dos problema o discurso do “temos de apoiar” - tenta convencer-nos que o problema não está nos jogadores e nos dirigentes que os contratam mas nos adeptos que se, fecharem os olhos e baterem muitas palmas, podem transformar qualquer cepo num craque.

Já agora, acho que estás a mitificar os adeptos do Norte da Europa. Ou estás a falar de campeonatos periféricos como os escandinavos ou então, se estás a falar da Alemanha ou de Inglaterra, acredita não têm problema nenhum em destruír os que acham não estão ao nível do clube. Faz aí uma pesquisa sobre o que os adeptos do Tottenham escreviam sobre o nosso Postiga quando da sua passagem por Londres só para teres uma ideia. É verdade que os brits, em geral, defendem muito mais os bons jogadores. Mas acredita não têm piedade pelos fracos.

Eu, se fosse um jogador com talento e ambição, hoje em dia, se calhar também evitava o Sporting. Não pela a exigência dos adeptos que me preocuparia - aliás, se eu fosse brasileiro ou argentino acharia que somos uns meninos de coro. É porque olhava para o plantel da equipa que me estava a tentar contratar e chegaria rapidamente à conclusão que, com aqueles jogadores, dificilmente poderia explanar o meu futebol, elevar o meu nível e conquistar títulos. Um das coisas mais penosas do caso Moutinho para mim foi que este foi o principal motivo da sua saída, como ele próprio o admitiu.

Não tenho nada contra apostas de risco em desconhecidos, desde que seja enquadrada numa política de contratações equilibrada. Agora basear o “reforço” de uma equipa em claro declínio de qualidade como a nossa em apostas deste tipo parece-me uma receita para o desastre - e todo o apoio deste mundo não muda isto.