[quote]Zahavi aposta forte em Portugal e na formação do Sporting
Nir Zahavi está a apostar forte no futebol português. Representa o tio, Pini, um dos mais bem-sucedidos empresários do mundo que domina a entrada de jogadores em Inglaterra. São já nove os jogadores que assinaram com ele e mais três ‘apalavrados’
(…)
A Academia leonina, pela fama e pela quantidade de jogadores que vende, foi a primeira aposta do empresário. Adrien que já era representado por Artur Futre foi o primeiro da lista a assinar por Zahavi. Seguiram-se João Moutinho e Bruno Pereirinha. Mas o DN sport sabe que Nir se multiplicou em contactos e abordagens para assegurar outros leões da equipa principal, mas até agora sem sucesso. Ao contrário do que tem acontecido na formação de juniores, onde já assegurou quatro jovens (Alexander Zahavi, Wilson Eduardo, Nuno Reis e Diogo Rosado) e está em vias de assinar com mais dois (Diogo Amado e André Martins).
Ter um empresário que “controla” um terço da equipa júnior não é muito habitual, até porque Zahavi e os privilegiados contactos com o mercado inglês, seduzem, e muito, os jovens talentos. E como se lida com os empresários sempre ávidos por descobrir outro Cristiano Ronaldo? “O Sporting trata todos os empresários da mesma forma e são benvindos à Academia desde que respeitem o clube”, explicou Aurélio Pereira ao DN Sport.
Não sei porquê, mas sempre desconfiei deste clã Zahavi, E desde o “caso” moutinho que mais me faz confusão este monopólio dos nossos melhores formandos por parte destes senhores… Volta Jorge Mendes
Este empresário tem grandes conhecimentos, portanto, iremos ver grandes exportações para o mercado Inglês, onde este Zahavi tem a maior parte dos seus contactos.
Não há nenhum drama, mas cada vez chegamos à conclusão que esta Academia não foi feita com o intuito de formar atletas com capacidade para se imporem na equipa principal, mas sim para estarem lá um ou dois anos e depois aventurarem-se no estrangeiro. É o sonho de qualquer miúdo a residir naquela Academia e para os ajudar a acalentar essa ilusão e esse sonho, aparecem estes tais senhores empresários. Por isso, depreendo que as declarações do senhor Aurélio Pereira, por quem tenho uma enorme consideração, mais não são do que fechar um bocadinho os olhos aos adeptos.
Este monopólio de passes de jogadores juniores que está a ser construído por esse Zahavi é inquietante. Por que diabo é que um jogador junior da Academia há-de ter um empresário em primeiro lugar? Mas, no final de contas, a quem é que o jogador jura fidelidade hoje em dia? Ao clube ou ao empresário?
Enfim, este episódio vem a simbolizar uma ideia que eu já tenho há muito tempo: O Sporting vive cada vez mais refém de empresários sem escrupulos com o unico objectivo de lucrarem à conta do clube. E mais grave ainda, estes parasitóides já se começam a entranhar nas camadas jovens.
Infelizmente o que tu dizes é verdade e não é mais do que o reflexo do próprio clube. Basta ver que o Sporting está refém da SAD, a SAD está refém do Soares Franco e o Soares Franco está refém do BES… :think:
Um puto de 17 ou 18 anos tem é de estar concentrado única e exclusivamente no objectivo de jogar com a camisola do Sporting Clube de Portugal. Permitir a este empresário gerir um pequeno monopólio numa equipa de juniores é subverter aquele que deveria ser o seu sonho diário dos miúdos da nossa formação: entrar em campo de verde-e-branco.
Acredito que o amor à camisola do Sporting seja complicado de ensinar a um brasileiro de 25 anos ou a um russo de 30. Agora, ajudar os putos a quererem ir embora com 19 ou 20 anos é um tiro no pé tremendo.
Mas não… é normal. O Clã Zahavi é de confiança, é gente boa e é o tipo de malta que a gente quer para ajudar a formar jovens jogadores…