Delgadillo "tem o necessário" para o Sporting, mas precisa de concluir melhor
LUÍS SANTOS CASTELO
Possível reforço da equipa de Jorge Jesus para 2018/19, o jogador argentino “é veloz, explosivo e tem técnica”
O interesse do Sporting em Nicolás Delgadillo, jogador dos argentinos do Vélez Sarsfield, já foi transformado numa proposta de empréstimo com opção de compra por parte dos leões. Quem o conhece garante que “tem o necessário” para vestir a camisola do clube de Alvalade, mas que precisa de melhorar na definição final das jogadas. É rápido, tecnicista e versátil: já jogou em várias posições, mas é no ataque que se sente mais confortável.
Tem 20 anos, mas estreou-se pela equipa principal do Vélez Sarsfield com apenas 17 - a 2 de maio de 2015, numa visita do Vélez Sarsfield ao terreno do San Lorenzo, Delgadillo foi lançado aos 56 minutos. Desde então, tem feito parte do plantel, ainda que nunca se tenha afirmado como titular indiscutível da equipa. Com contrato até 2020, o extremo pode estar perto de reforçar o Sporting, um clube que já não lhe deve ser indiferente. Isto porque Delgadillo conhece quem já tenha estado em Alvalade.
Delgadillo é atualmente treinado por Gabriel Heinze, antigo jogador de Sporting, Manchester United ou Real Madrid, e é colega de Marco Torsiglieri, defesa que utilizou o leão ao peito em 2010/11. Na época passada, partilhou ainda o balneário com Hernán Barcos, também ele ex-jogador do Sporting. Leonardo Rodriguez Bruno, jornalista do diário desportivo argentino ‘Olé’ especializado no Vélez Sarsfield, falou com o Bancada sobre Nicolás Delgadillo e explicou que tipo de de futebolista é o jovem.
“Um avançado extremo-esquerdo, extremo como os de antigamente. Canhoto, muito canhoto, que hoje o seu técnico, Heinze, usa pela direita. [Sente-se mais cómodo] na frente e pelas alas. Embora também tenha sido utilizado médio interior e até como lateral-esquerdo, o seu lugar é como avançado”, começou por dizer o jornalista ao Bancada. Como pontes fortes, Rodriguez Bruno destaca a velocidade, a capacidade de ser explosivo e a técnica, mas há um ponto fraco que merece realce: a indefinição na hora de concluir a jogada. “Talvez por falta de confiança”, justifica o argentino.
E está Nicolás Delgadillo pronto para rumar à Europa e jogar no Sporting? Leonardo Rodriguez Bruno considera que sim. Tudo depende do próprio jogador e da forma como vai enfrentar as adversidades. “Tem o necessário. O futebol é igual em todo o lado, vai depender da sua cabeça. Tem de mostrar porque é que os treinadores contam sempre com ele e se o vão buscar, é porque veem algo nele. Ele tem que se convencer e ter mais calma na hora de concluir a jogada. Se o conseguir, tem muita projeção.”
Quem fica feliz com as notícias da possível transferência de Nicolás Delgadillo do Veléz Sarsfield para o Sporting é a massa adepta do clube da América do Sul. “Os adeptos veem a partida com bons olhos: demorou a aproveitar as oportunidades e, para ele, vem a calhar uma mudança de ares. E ainda por cima o clube precisa de dinheiro”, explicou o jornalista. “Muito religioso”, Delgadillo foi pai muito jovem e a sua vida pode esar prestes a sofrer mais uma grande mudança.
Bancada