Só vi a partir do minuto 60, pelo que não vou fazer grandes comentários ao jogo.
Gostei do Sporting do meio-campo para a frente, onde demonstra ter boa organização de jogo e muita consistência. Aquela defesa, formada por Abel, Grimi, Torsi e NAC, é que não me deixou lá muito satisfeito.
De qualquer das formas, nem jogámos mal (bem pelo contrário) tendo em conta que estávamos com um onze alternativo, e isso deixa-me bastante satisfeito, pois esse onze composto por supostos suplentes parece dar garantias e servir para desenrascar num ou noutro jogo do campeonato contra uma equipa mais fraca.
A nível individual gostei do Valdés, do Pongolle (está mais solto) e do Liedson que, como sempre, dá tudo o que tem para não deixar os adversários saírem a jogar. Assim é que se faz!
Quanto ao erro do Maniche, pronto, aconteceu. Ele já nos outros jogos fazia muitos passes de risco e saíram-lhe bem. Este saiu mal, mas só porque ele tentou. Se tivesse ficado a engonhar não teria errado o passe, mas, provavelmente, não teria feito nada de positivo. Aconteceu na pré-época, pode ser que agora não aconteça mais.
Espero que aqueles que não acreditavam no Paulo Sérgio e veneravam (ou veneram) o AVB já tenham posto a mão na consciência e tenham ido a correr comprar uma box, porque o futebol voltará a Alvalade (e desta vez sem anões).
Apreciação Global (0-10)
Rui Patricio: 4
Abel: 3
Torsi: 5
NAC: 5
Grimi:5
Matias: 8
A. Santos: 5
M. Veloso: 6
Valdés: 8
Liedson:6
Pongolle: 5
Maniche: 6
P. Mendes: 6
J. Pereira: 6
Evaldo: 6
Yannick: 6
Saleiro: -
Gostei do jogo, nota-se claramente uma melhoria em relaçao ao ano passado.
Mais dinamica, mais construçao de jogo, pressao alta. Bons indicadores.
Gostei principalmente da primeira parte, mas num computo geral fiquei satisfeito, so neste jogo vi mais boas jogadas e pormenores que em toda a pré-época do ano passado, penso que pelo menos vamos voltar a ver algum futebol em Alvalade este ano!
A nivel de jogadores gostei particularmente do Valdès e do Salomao. O Matias de hoje tb me agradou a desenhar belas jogadas.
O André Santos tb esteve em bom nivel, gostei da dupla que formou com o Miguel Veloso.
A melhorar
Liedson, a conjugaçao da idade com o facto de ter iniciado a pré-época mais tarde fez com que nao se tivesse muito visto. Tb ja se sabe que nao funciona tao bem sem outro jogador por perto. Penso que necessitamos de preparar ja a sucessao de Liedson. Parece-me que Costinha sabe disso, vamos ver os proximos episodios.
Na parte defensiva, embora estejamos reforçados em relaçao ao ano passado, ainda nao estou totalmente convencido, a seguir e talvez a reforçar.
Um jogador possante no miolo tb dava jeito.
E um GR bom e experiente (perfil Schmeichel)
acho que ao jogarmos sem laterais e só com dois homens no meio campo, como se passou neste jogo, torna-se complicado fazer uma exibição semelhante àquela contra o shity.
abel e grimi são horríveis, incrível como são jogadores de futebol. o grimi ainda cortou (e bem) aquela bola que dava golo certo, agora o abel… nem há palavras para o qualificar. acho que era preferível ter la um cão, que ao menos corria atrás da bola e atrapalhava o adversário.
no meio campo, outro que foi uma nódoa foi o veloso. está muito, muito lento. tem o desconto de ter começado mais tarde.
estes foram, para mim, os principais destaques pela negativa.
outros que também cometeram erros ou não jogaram tão bem foram liedson, pongolle e maniche, este último pelo erro infantil que teve.
pela positiva destaco as saídas muito boas do patrício aos cruzamentos, quer pelo chão quer pelo ar. os centrais, na minha opinião também estiveram bem. jogar sem laterais decentes torna a vida muito difícil aos centrais.
de resto, e falando na globalidade, acho que estiveram bem e acho também que podemos tirar um plantel definitivo deste torneio para a competição oficial que aí vem. para mim seria assim que deveríamos jogar:
Fui um dos que duvidou da escolha de Paulo Sérgio (mas longe de pertencer ao grupo de apoio de AVB, pois não o conheço e não é um .pdf que me fascina) e hoje sou obrigado a reconhecer enormes melhorias fruto de um trabalho bem conseguido.
Não me orgulho de fazer críticas no que ao Sporting diz respeito. E se há coisa que mais desejo, é engolir alguns sapos: Paulo Sérgio não é excepção.
Só vi o final do jogo, mas pela crítica, posso já chegar conclusões muito interessantes:
o sistema de jogo é totalmente deiferente da época passada. Paece que vamos fazer mais pressão durante os jogos.
Meio campo muito reforçado. Não vai ter nad a haver com a pasmaceira do anao passado.
Matias é como se fosse um reforço.
Temos um reforço que não contávamos para o Ataque (sim va ser mesmo): Diogo Salomão.
Vamos ter um futebol mais ofensivo e parece-me que a defesa vai subir muito, portante é provável que tenhamos tendência em ser papados em contra-ataques, ou com lançamentos longos.
Centrais - a titular para inicio de época são os mesmos - Carriço e Polga. Porém há que contar com o seguinte:
Carriço pode ter ainda mais jogador que a época passada
NAC ou Torsi vão aumentar alguma qualidade pois é bastante provável que um deles passe para titular dentro de algum tempo.
O PIOR:
Centrais e guarda-redes vão ser os nossos cancros
O MELHOR:
Vamos ter futebol de ataque continuado, pressionante.
Vamos ter banco com qualidade igual á do 11 titular.
Estamos no bom caminho para ganhar, pois o NY está empatado 1-1 com o City perto dos 60min…Pode não valer muito, mas prestígio rende de certeza, o que pode abrir novas portas para torneios futuros.
Quanto à equipa, partilho da opinião que a defesa foi o elo mais fraco. Achei a defesa muito expectante, pouco agressiva na abordagem dos lances. O Abel, foi de uma nulidade incrível. Ofensivamente não existiu, defensivamente, até um gajo como o Bale o colocou n vezes em cheque. O Grimi, teve a sorte do Tottenham não privilegiar o lado dele para levar a cabo os seus ataques, mas mesmo assim não se conseguiu destacar. Quanto aos centrais, é preciso revê-los com outros laterais, mas também não ficaram muito bem em alguns lances.
Não gostei do meio campo formado pelo A. Santos e Veloso. Concedeu muito espaço entre-linhas, foram pouco eficazes na pressão e muito lentos na transição defesa/ataque.
Estes dois do meio campo mais o Liedson, merecem nota positiva, mas pouco. O Patrício, quanto a mim, na Dinamarca, era suplente do Tiago.
Nota claramente positiva para o Matias, Valdés, Salomão.
eu gostei dos centrais principalmente do torsi quem enterrou foi o Abel principalmente, quando jogou evaldo NAC torsi pereira. a excepção do atraso do maniche o tot não fez nada.
Dificilmente este jogo entre NYRB e MC passa disto … um jogo lento e tal e que aos 60 mins ainda tá 1-1.
Portanto, embora eu não goste de “festejar” antes das coisas tarem certinhas e tal …
Penso que é seguro dizer (a menos que desatem a marcar golos, desalmadamente, dum momento para o outro) que o troféu relativo ao New York Football Challenge É NOSSO !!
Não vi o jogo, apenas vi o resumo dos golos e pouco mais. O cruzamento do Salomão e o golo do Matias é qualquer coisa de fenomenal, assim como o golo do Valdes. Como disse não vi o jogo, mas pelos comentários que já aqui vi, parece que o Sporting jogou bem e merecia a vitória, acredito que sim, estamos diferentes e para melhor