Neverending Brazilian Novel

Voltamos ao mesmo, há falta de notícias … e voltamos ao mesmo, quando é que isso para!?

Já estou farto desta porcaria, preparem-se que vão começar a aparecer nomes, de tudo o que pode chutar uma bola :wall: :wall:

Esperam-se os seguintes capítulos.

cumps,
VCoelho

Era para abrir um tópico relacionado com a procura de jogadores no Brasil por parte do Peseiro, mas o Mauras antecipou-se.

Não sou tão radical, nem vou tão longe. É um facto que o excessivo nº de jogadores de uma determinada nacionalidade pode resultar numa indesejável e até perigosa polarização do balneário. Contudo é preciso entender que o Sporting não anda a nadar em dinheiro e por isso, não será muito fácil encontrar na Europa ou em África, jogadores a custo zero ou até a um preço minimamente condizente com a nossa bolsa. Por outro lado, nada nos diz que estejamos agora “à procura” de jogadores - eles podem muito bem estar já referenciados por nós. A diferença é que quando era o Carlos Freitas que efectuava os contactos, os nomes vinham para os media e não andávamos “à procura”, mas antes a “tentar contratar” porque já todos sabiam quais eram os jogadores que eram alvo do nosso interesse. Como agora é Peseiro que trata desses assuntos devido ao alargamento de funções, a imprensa não tem quaisquer conhecimentos dos jogadores em que o Sporting manifesta interesse. Não me parece que o Peseiro tenha viajado para o Brasil para começar lá agora à procura de jogadores, pois para isso, nem 1 mês chegava.

Não deixa de ser curioso que não há muito tempo, tomávamos os clubes pequenos como exemplo de boa gestão, ao conseguirem contratar bons jogadores com uma magnífica relação qualidade / preço, preço esse que seria posteriormente inflaccionado caso dessem nas vistas e os grandes do nosso campeonato mostrassem por eles algum interesse. Agora, estamos nós a ter de fazer isso devido à conjuntura financeira e somos criticados pela mesmíssima política desportiva que elogiámos no passado.

Lá diz o velho ditado: preso por ter cão e preso por não ter… :?

Caros amigos,

Como é habitual em todos nós que participamos no fórum por vezes pegamos no pormenor e falhamos a big picture.

Não quis eu dizer que o Brasil não é o país com maior potencial que o é. O que eu quis dizer em 2,3 ideias:

• sejam brasileiros, uruguais ou marcianos, grandes ajuntamentos de uma só nacionalidade num plantel costuma dar porcaria grupal. Como se costuma dizer “3 foi a conta que Deus fez”. No máximo deveriamos ter 3 jogadores de cada nacionalidade, não mais. A bem do ambiente, da coesão. Recordo férias que tive em infância em campos de férias no estrangeiro: em dois deles havia um limite exactamente de 3,4 putos de cada nacionalidade. No terceiro iam aos grupos (20 italianos, 30 japoneses, etc). Imaginem lá qual foi o pior campo, aquele em que se gerou menor interacção e pior ambiente. Não preciso certamente responder. Quanto aos brasileiros ppmente ditos o caso é pior não sei pq têm mais tendência a arranjar coboiada, carnavais, etc.

• Bem procurado existe talento em todo o lado. O que eu não compreendo é que clubes do cú de judas do centro da europa descubram por exemplo talentos em áfrica e nós não. Vão-me dizer que colunas, eusébios e hilários só exisitam no passado? Ou será que os nossos complexos de culpa (?!) ou de superioridade (?!!) fazem com que ignoremos jovens com potencial nas nossas ex-colonias? Não entendo.

• quanto às dificuldades de adaptação tb as considero relativas. Se um coreano se adapta e joga bem na holanda pq não o poderá fazer em Portugal, talvez o país da europa mais amigável e tolerante na recepção?

Deixam-me dizer uma coisa sem levar no toutiço ? se estamos em epoca de contençao porqeu é que nao usamos o que temos na academia, e ja sabemos que nao ganhamos nada durante uns tempos,

Caro Alexandre:

Nao lhe estou a dar no toutico mas eu nao estou preparado para nao ganhar nada durante unsa tempos. E que ja la vao uns tempos em que nao ganhamos NADA, apesar do nosso treinador ter dito que ganharia tudo. Cotinuo a pensar que o sportinguista medio e muito acomodado e contenta-se em “lutar ate ao fim”. Com esta atitude nao vamos a lado nenhum. Eu quero que este clube ambicione ganhar TUDO e JA. Esta ambicao tem que ser uma exigencia da massa associativa. Eles tem que sentir isto.

Epa o gaju foi lá pa ver, não disse que ia comprar…
Porém como já aqui disseram, eu também concordo com a ideia de ir buscar a Academia. A minha pergunta é a seguinte:

-Estamos a aproveitar como deve ser a academia? Se sim, porque é que o Moutinho entrou devido a lesões ou castigos, tendo ficado no banco das selecções que já representou; porque é que temos jogadores emprestados?

A Academia está a ser bem utilizada. O único problema é não conseguirmos manter os jogadores em virtude das dificuldades financeiras em que estamos envolvidos.
Acho que ter jogadores emprestados vamos ter sempre, pq os jogadores saiem dos juniores e nem sempre estão aptos a entrar directamente na equipa A e portanto é bom rodá-los em clubes de SuperLiga durante 1 ano ou 2 de forma a ver se progredem de forma a singrar num clube como o Sporting.

Temos uma das melhores escolas do mundo sem dúvida alguma, pena não conseguirmos segurar as pérolas que criamos. Talvez no futuro consigámos.

Concordo contigo, Karol

Como já disse várias vezes noutros tópicos, a aposta na Academia deveria ser a 100%. A não ser que sejam jogadores de inegável qualidade, completamente comprovada, não vale a pena estar a gastar dinheiro em compras de jogadores. Existe qualidade suficiente na Academia e nos emprestados para o nosso projecto. Queremos ganhar o maior número de títulos, mas também temos de ter a consciência que não existe nenhum clube do mundo que ganhe sempre. Estou como todos esperançado que a próxima época possa acrescentar mais alguns títulos à lista do Sporting, mas exijo que esses títulos não ponham em causa a saúde financeira do SCP. Por isso, prefiro que dêem oportunidades aos nossos jovens em vez de comprarem jogadores que não venham acrescentar qualidade ao nosso plantel.

Não se pode apostar na academia a 100%, tirem isso da cabeça pq é utópico, no minimo arriscariam descer de divisão, olhem para o salgueiros desta época que findou…

A utilizaçao de jogadores vindos da academia está em cerca de 22% e segundo li subiu 30% em 4 anos, está a ser bem feito…

Por acaso querem um plantel com o seguinte 11 base;

Felgueiras, Paito, Veloso, Beto, Garcia

Martins, Custodio

Paim, Varela

Saleiro, Djaló…

É isto que querem?

Liga d´honra em 3 tempos garanto eu…

Não se pode apostar na academia a 100%, tirem isso da cabeça pq é utópico, no minimo arriscariam descer de divisão, olhem para o salgueiros desta época que findou...

A utilizaçao de jogadores vindos da academia está em cerca de 22% e segundo li subiu 30% em 4 anos, está a ser bem feito…

Por acaso querem um plantel com o seguinte 11 base;

Felgueiras, Paito, Veloso, Beto, Garcia

Martins, Custodio

Paim, Varela

Saleiro, Djaló…

É isto que querem?

Liga d´honra em 3 tempos garanto eu…

Olha que… não sei, não!.. :mrgreen:

Eu não estou a falar no aproveitamento a 100%, isso é como dizes utópico, eu estou a dizer nesta época que se aproxima, e tendo em conta o panorama financeiro do Sporting…obviamente que as lacunas do plantel principal não podem ser resolvidas com todos os jogadores das camadas jovens…
O que eu queria dizer com o meu post anterior, é que há jogadores que aparcem por acaso, outros que são planeados, outros que ficam a rodar (não tenho nada contra isso) e outros que simpesmenet são ingnorados…

O maior grupo de jogadores de uma nacionalidade no Sporting continua a ser o contingente português e isso sim é sempre um problema! :roll:

Acho que esta é uma discussão estéril, bom jogador pode ser brasileiro, espanhol, italiano, etc, não interessa a nacionalidade, além disso se fossem todos brasileiros de 1º ano em Portugal era uma coisa, mas os 2 dos que foram contratados já cá estão há algum tempo, o mercado brasileiro continua a ser o que apresenta a melhor relação custo/qualidade! :arrow:

Esta discussão noutro lado:

http://sectorb32.blogs.sapo.pt/arquivo/666237.html

A pedido de muitas familias aqui no forum, o nosso treinador vai deslocar-se à argentina para ver o River Plate-Benfield. :wink:

A noticia vem no pasquimI de hoje, e acrescenta que depois deve voltar ao brasil para ver o fluminense-paulista.

A pedido de muitas familias aqui no forum, o nosso treinador vai deslocar-se à argentina para ver o River Plate-Benfield. :wink:

Che, que me quedo muy contento!! :stuck_out_tongue:

O homem que poupe o seu tempo e venha cá falar comigo… :lol:

O mercado nacional é talvez aquele em que o Sporting tem mais desculpa para evitar investir, já que os tentáculos dos nossos concorrentes limitam bastante os movimentos e modificam os preços por factores estranhos (convinha combater isto em vez de fazer alianças mas isso é outra oração).

No entanto o exemplo africano que vocês referem é outro que me escandaliza, a juntar ao asiático. Vejo um país que foi daqueles que teve maior presença em África simplesmente não aproveitar essa ligação enquanto que outros países europeus com pouca ou nenhuma ligação pescam em Àfrica como gente grande, encontrando jogadores úteis, baratos (mais barato deve ser difícil no mundo inteiro, infelizmente para África) e que posteriormente se tornam (alguns) grandes estrelas.

Porra mas ter que escolher em ir passar ferias ao Brasil ou a qualquer pais na Africa :wink: :wink:
Eles assim tem ferias de borla… :!:

Em relação ao ponto um também não me agrada muito o crescimento da escola de samba em Alcochete, embora compreenda que aquele mercado seja o mais fácil para os portugueses.

Quanto ao segundo ponto já não sei o que dizer. O ano passado as contratações eram feitas na secretária do Cacá com base no CM, agora são há pequeno porque recorrem à observação no local.
Vá-se lá ser prior numa freguesia destas

Quanto ao segundo ponto já não sei o que dizer. O ano passado as contratações eram feitas na secretária do Cacá com base no CM, agora são há pequeno porque recorrem à observação no local. Vá-se lá ser prior numa freguesia destas

Sabes bem que a crítica não tem a haver com o facto de serem observados no local mas sim no método escolhido: envio do mister meia dúzia de dias para escolher jogadores.

Os jogadores devem ser acompanhados e referenciados ao longo do tempo, num processo mais longo, e quando sobem de “escalão de interesse ou potencial” aí sim promover uma observação que até pode ser feita por contactos que o Sporting tivesse no Brasil (que os devia ter, ainda por cima com tanto interesse que tem nesse mercado).

E quem te garante que esses jogadores já não estão referenciados.
Acreditas mesmo que o Peseiro foi ver uns jogos sugeridos pelo Baidek e por acaso gostou do Massaroca ou outro qualquer e vai de contratar?

Ora ai está…O Peseiro sabe mais a dormir que…