Continuar a discussão de Andebol Masculino - Época 2025/2026:
Já piquei o ponto… ![]()
Temos um pavilhão com 10 anos. Enche 10 vezes por anos, se tanto.
Quero lá saber que o rival faça um com 10000 ou 20000. Não temos cultura desportiva de modalidades, faz zero sentido alguém ter um pavilhão com mais que 5 mil lugares.
Penso que é um tema que faz sentido avaliar, mas mais no futuro com mais informação.
O Meo Arena dá 3ME/ano de lucro só em espetáculos extra-desportivos.
Relativamente à parte desportiva, naturalmente só seria usado em jogos grandes (clássicos e internacionais). E isso ainda são dezenas de jogos por ano onde poderíamos ter mais receitas.
O que o SLB quer fazer, faz sentido, pois querem crescer e diversificar receitas.
Mas repito:
Para mim, este é um tema a avaliar mais à frente.
Outra coisa:
Dizer que não nos interessa o que os outros fazem, é por palas nos olhos.
Temos que fazer exatamente o contrário que é estar atentos a tudo o que se passa à nossa volta, avaliar e depois decidir se faz sentido aplicar à nossa realidade.
Ponto prévio, sempre achei que o Sporting deveria ter um Pavilhão com pelo menos 5000 lugares.
Infelizmente não nos deixaram construí-lo, se têm duvidas sobre a cota máxima vejam a altura dos prédios que estão agora à volta do Pavilhão.
Entretanto e porque fui acusado de não me informar.
O Campo Pequeno vivia das corridas foi assim durante quase 100 anos com o fim visivel das corridas têm tentado de tudo, desde o centro comercial que até é bem simpático, a um estacionamento subterrâneo muito útil naquela zona, infelizmente parece não resultar e após um longo período em que ninguém lhe pegou tem vindo a mudar de dono em média a cada dois anos, sendo arrematado sempre por valores abaixo dos 40 milhões.
Nem com o encerramento do Apolo 70 a coisa melhorou, apesar de passar a ser o único espaço comercial daquele tipo naquela zona.
Enquanto espaço de eventos a média é de 3 a 4 por mês, o que é inferior ao que o Coliseu tem por semana, só para comparação.
Enquanto espaço que dá para fazer alguma coisa e relativamente perto de Alvalade seria sempre de considerar, o grande inconveniente é não ser possível alterar a traça exterior.
É absurdo e megalómano fazer um pavilhão dessa dimensão, no máximo 5 mil. Mas mesmo em jogos absolutamente históricos do clube na Europa, como os de andebol ou futsal é que esgotam.
Só o faria se o número de gameboxes de modalidades esgotasse, o que não me parece provável de acontecer
Pah, o Campo Pequeno, não. Por dois motivos:
-
teríamos sempre de fazer obras de fundo para adaptar a Pavilhão desportivo, que iriam custar milhões de euros (balneários, alterar o perfil das bancadas, etc. )
-
enquanto houver lobby das touradas em Portugal, ou teremos sempre de permitir fazer touradas, ou não nos deixam meter lá. E acho que o Sporting não se deve meter nisso.
Quanto a termos um Pavilhão maior, acho que sim, que deveríamos ter. E sim, para usar para os jogos grandes, e depois todo o tipo de eventos extra-desportivos. A minha dúvida é se, depois do Meo Arena e do novo Pavilhão da Rabolhagem, Lisboa precisa de um terceiro Pavilhão com estas características.
Sinceramente, acho que a rabolhagem vai saturar o mercado com o deles. Tendo em conta que o Covões é rabolho, diria que eles vão tirar a Everything is New no Meo Arena (que usa alugado da Música no Coração), ficando este exclusivamente para a Música no Coração. E depois, não me parece que haja mais nenhuma produtora interessada em trabalhar connosco.
Louvo-te a tentativa de encontrar soluções.
E o Campo Pequeno podia ser uma hipótese.
Mas penso que tem um problema, o formato circular não se adequa muito a um recinto desportivo.
So pra se armarem tem tudo em grande? ■■■■ que os pariu..
Outro espaço onde teria dado para fazer um Pavilhão de dimensões consideráveis teria sido nos terrenos da antiga Feira Popular, mas esse comboio já partiu.
Porque não pensar o estádio no futuro para receber este tipo de eventos e mesmo modalidades? Possívelmente no futuro pensar numa cobertura fechada.
Sem dúvida seria uma grande limitação.
Mas por exemplo o Pavilhão onde conquistámos a segunda Champions de Futsal também era redondo e era um belíssimo Pavilhão - infelizmente vazio por causa da pandemia.
Caríssimo esse é o meu sonho. Assinava já esse contrato se me o metessem à frente.
Eu dispensava bem concertos e assim que só servem para dar cabo do relvado. Mas algum tipo de estrutura que desse para proteger o relvado e ter um campo das modalidades por cima. Eu sei que isto é muito sonho.
Concordo.
Provavelmente as adaptações iriam custar o mesmo de um pavilhão novo.
O problema são os espaços que não abundam perto de Alvalade.
Eventualmente esperar para ver o que dá a história do Aeroporto de Lisboa em termos de terrenos e em termos de alterações ao João Rocha, ou então se e quando houver uma alteração à séria do Estádio.
A NBA tentou isto com várias equipas e não resulta. Todas abandonaram os estádios por arenas. E eles até enchiam.
Apesar de não estar previsto isso acontecer, mesmo que se construa mesmo o aeroporto nos próximos 30 anos (duvido), acredito que as low cost farão muita pressão para manter a operação na Portela, e conseguem.
Sempre que vejo os terrenos da UL, ali atrás da Torre do Tombo, acho sempre aquilo um desperdício do caraças.
Há alguns clubes que jogam em pavilhões bem grandes. Um é o Guimarães que pode ir até 6000 (acho eu), outro é o Sp. Espinho no voleibol que joga numa nave para 12000 pessoas. Mas nos jogos de volei jogam só num “canto” para se calhar um quarto da capacidade.
Eu não percebo a necessidade de ter um pavilhão maior do que o que já temos? Qual a necessidade? É para receber finais europeias, é isso?