Ontem estive a ver um bocado de um jogo do campeonato universitário e fiquei espantado!! É impressionante a quantidade de gente que estava a ver o jogo. O pavilhão tinha, acho eu, a lotação dos pavilhões da NBA e estava totalmente lotado. O jogo que vi foi entre Villanova e Georgetown e realizava-se no pavilhão de Georgetown. Gostaria, se alguém souber, como é que funciona este campeonato, quem são as equipas mais fortes e as perspectivas para jogadores que possam sair de lá este ano para o draft…
Ainda bem que pegas-te nisso porque é de uma extrema injustiça.
Cleveland apenas conquistou 8 ressaltos ofensivos, em 37 ressaltos possiveis. Está certo que o Dwight Howard apenas conquistou 6 ressaltos defensivos mas mesmo assim criticar um miudo problemático [que tem um passado recente no que concerne à falta de motivação e entrega] não será a melhor maneira de o incentivar, ainda para mais se tivermos em conta que ontem ele esteve sozinho para Ilgauskas, Hughes e Lebron.
O melhor Howard foi o de Novembro e Dezembro [fazia sempre mais de 10 ressaltos] mas é preciso ter em conta que nessa altura exisita um colectivo bem mais concentrado e muito menos estudado pelas equipas adversários. Hoje em dia, existe um Lewis constantemente pressionado [coincidência ou não, também esteve exemplar em Novembro e Dezembro] e um Turkoglu demasiado interventivo [o que pode ser bom porque tem qualidade, mas também pode ser mau porque existem tarefas que devem ser feitas por outros jogadores e não por ele]. Havia muito mais support no principio do ano do que existe neste momento em Orlando.
Vamos ver a reacção do Howard em campo mas não me admirava nada que um dia desses viesse alguma declaração polémica à ribalta. O problema de Orlando está longe de estar em Dwight Howard.
Do modo que as coisas estão ao nível das equipas (estatísticas e transferências), creio que nesta altura Boston tem a obrigação de ser campeão da conferência… Só depois disso, é que poderemos discutir se merece ou não ser campeão da NBA! É que nesta altura existe uma enorme descrepância ao nível de qualidade nas duas conferências, que o mínimo exigivel é ganhar a sua conferência!
Não tenho nada contra Denver…mas estou com o mesmo pressentimento para hoje do que tinha há umas semanas para o Atlanta-Denver. Sinto que Miami pode vencer… até porque o Shawn Marion deve estar mortinho para se estrear a vencer.
E a recuperação dos Warriors ontem? Fabulosa! E o Baron Davis nem tem estado a jogar muito.
De acordo,mas eu continuo muito “desconfiado” com Orlando,tenho um feeling que vão dar muito que fazer aos Celtics na Conferência,isto sem esquecer Detroit ou Cleveland se bem que estes só Lebron pode não chegar.
À bocado dei por mim a pensar exactamente o mesmo. Miami anda de rastos, não ganha a ninguém, mas a vinda do Marion e do Banks animaram as coisas e tornaram a equipa mais forte e hoje diante do seu público vão mostrar que com esta troca vão estar aí para as curvas. Por isso acredito que hoje irão realizar um bom jogo. Se vão ganhar isso não depende só deles, os Nuggets têm equipa para ganhar a quase todas as equipas da liga, basta os seus jogadores estarem em dia sim. Espero que hoje estejam…
Pergunto aos entendidos na matéria, o que é que o Sam Cassell vai trazer aos Celtics, caso se confirme a mudança.
Um jogador com 38 anos, deve ser a pensar a muito curto prazo.
Sam Cassel em Boston ia tornar a equipa ainda mais favorita ao titulo, este ano, porque não acredito que o Cassel se aguente outra época. É um jogador que já não está para grandes correrias mas sabe passar a bola e lançar ao cesto, e isso para um base já é muito bom.
Não me chateava nada que ele viesse para Denver. Os Nuggets têm esse grande problema na posição de base e o Cassel iria melhorar as coisas certamente. O Carter é muito, muito, muito fraquinho e o JR Smith é jeitoso, mas faltam-lhe uns parafusos e é um jogador mais para lançar do que para passar a bola. Tenho pena que o Atkins ainda não tenha podido mostrar o seu valor, embora já seja um jogador com bastante idade tem qualidade e oferecia mais garantias que o Carter.
O Cassel em Boston seria uma opção interessante, apesar da idade continua com bastante qualidade, apesar de ir perdedo naturalmente a capacidade de penetrar para o cesto com eficácia. Para Denver já não sei se seria uma opção assim tão boa… Denver precisa de um base e curiosamente tem peças para fazer uma troca ( Najera tem um contrato a acabar a 5M, JR Smith é um jogador que precisa de encontrar uma equipa em que possa evoluir e Von Wafer tem contrato a acabar a quase 1M ). Atkins é uma solução mas o Anthony Carter não pode jogar tantos minutos naquela equipa e o JR Smith é maluco demais ( o George Karl por vezes fica louco a olhar para ele ).
Há que ter em conta que para Cassel ir para Boston os Clippers teriam que o dispensar e como não há Livingston não sei se isso será possível, a não ser que Cassel queira perder bastante dinheiro. Sam Cassel já disse que vai jogar mais 1 temporada.
O Sam vinha dar maior profundidade à equipa. Os bases que os Celtics têm actualmente complementam-se na perfeição, mas jogando um de cada vez parece que fica a faltar sempre alguma coisa.
O Rajon Rondo é um excelente jogador, com um tremendo potencial, mas tem pouca distância de lançamento. Este ano só o vi tentar um triplo duas ou três vezes…e as estatísticas dizem que ele lançou 8. No entanto, não deixa de ser o jogador que mais segurança dá à equipa a levar a bola para o ataque, mas isso só não chega. Para não falar da experiência e maturidade que lhe faltam quando defronta bases mais batidos, como o Billups por exemplo.
Os outros bases, Ray, Tony Allen e Eddie House podem ser muito bons no tiro exterior, mas não dão tanta confiança a transportar a bola. Acaba por ser melhor o Pierce. Defensivamente, o Tony Allen tem mais presença, mas nunca se sabe o que se pode esperar dele.
O Sam não é propriamente uma besta a defender, mas tem experiência nesse campo. No entanto, o grande acrescento seria dar segurança no transporte e tiro exterior. Passa-se um pouco com ele o que se passa com o Shaq. É velho (mais do que o ONeal) mas também não tem nenhuma motivação na equipa onde está. Ainda assim fez um jogo contra os Suns de encher o olho.
Bem gerido, o Doc Rivers pode ter ali quatro jogadores para rodar e sem desprezar qualquer um dos componentes fundamentais de um jogo. Espero que se confirme.
Não gostava de ver o Sam é Boston, iria tirar minutos ao Rondo e o que o Rondo mais precisa neste momento é de jogar e liderar uma equipa destas só o vai tornar cada vez melhor e com um futuro mto auspicioso, além disso o Sam não é flor que se cheire.
Para Denver tb n faria mto sentido mais um base atirador para q? Já lá têm poucos…
Carter não é assim tão mau tem media de 8 ppg, 6 apg 2 spg! em 30 mpg, não são assim tão maus sendo ele a 4ª ou 5ª opção opção ofensiva, e quem tem 2 steals por jogo de média quer dizer q é um optimo defensor, mesmo tendo Melo,Iverson,Camby q sao optimos defensores.
Eu acho que Rondo, apesar de estar a evoluir cada vez mais no capitulo do lançamento, continua a ser um base um pouco aquém das expectativas numa equipa como Boston. É certo, que eles não se vêm reféms de um bom base para poder vencer um encontro mas ajuda bastante, ter um jogador que saiba passar bem a bola. Já tinha dito noutro dia e mantenho a minha opinião, fazer um excelente passe é diferente de fazer um passe para um excelente jogador.
O Rondo em 55 jogos (?), apenas por 4 vezes conseguiu + de 20 pontos. E em 25 jogos acabou com pontuações inferiores a 10 pontos. Apenas em 3 jogos conseguiu fazer + de 10 assistências. E apenas em 1 jogo fez mais de 10 ressaltos. Claro que estas estatisticas vistas à primeira vista são de um jogador normal, mas temos de ter em conta que é apenas o seu 1º ano na NBA.
Só o facto, de já ter feito 55 jogos com os Boston Celtics no seu 1º ano, diz muito não só à cerca da sua qualidade como também à cerca do rendimento que os outros bases da equipa garantem. O Sam Cassel, não sendo nenhum supra-sumo, garante maior consistência a nível pontual. Engane-se quem pense que o Sam Cassel vai ajudar a defender, aliás, são poucos os bases que têm esse atributo. Acredito que tenha maior experiência mas também não vai ser a experiência que o vai ajudar a fazer penetrações rápidas, como o Rondo.
Acho que cada um tem os seus pontos fortes, o Cassel tem um lançamento mais apurado e marca mais pontos [contra Phoenix faz sempre boas exibições]. Agora tudo depende do dinheiro que vão gastar neste base, é que se for muito, mais vale pouparem uns trocos porque a “salvação” não está naquele senhor.
Barbosa, é a segunda época do Rondo nos Celtics e não tem 55 jogos…até porque os Celtics só têm 48 jogos…o Rondo tem 44 porque falhou vários na digressão por Oeste em finais de Dezembro. Não jogou, por exemplo, no Staples Center com os Lakers.
No entanto, de resto, até concordo. Não necessariamente na média de pontuação (superior a dez pontos esta época), especialmente porque os restantes jogadores, o Big Three, tem a maior quota parte. O problema é que quando fôr a doer…ele terá de fazer melhor.
Acho que, acima de tudo, ele é um jogador ainda muito irregular da primeira para a segunda parte. Não tenho acesso a essas estatísticas, mas as primeiras partes ficam sempre muito acima das segundas.
Contei aquilo à pressa quando tinha tudo somado logo na primeira página do jogador na NBA.com. :wall:
É como disse, Boston não é refém por ter um base “regular” até porque nem sequer precisa dum excelente base para vencer. Agora estamos a equacionar jogos grandes, estamos a equacionar vencer a Conferência e para isso será necessário um bom base que saiba passar bem a bola e que tenha um bom lançamento exterior. O Rondo, é para mim, uma das muitas esperanças que a NBA tem e longe de mim considerar os seus números como maus.
Eu vejo carências em Rondo que deviam ser colmatados por um base igualmente “regular” mas que tivesse os atributos que o Rondo não tem. Nessa circunstância, Sam Cassel, seria uma boa contratação.
Se queres que te diga, acho que Boston não precisava de Cassel e dava mais minutos, mais jogos e mais experiência a Rondo. Todos os maus resultados [9 derrotas] que eles tiveram não se deveram a debilidade da posição base, por isso. Mas compreendo, que o facto “Playoff” pese na consciência, ainda para mais quando se vêm os outros grandes a reforçar o roster.