É o meu 3º post seguido mas vão surgindo notícias e o pessoal que costuma escrever neste tópico deve andar de férias.
Os Warriors bateram a proposta dos Clippers por Azubuike. Os Warriors têm agora Stephen Jackson, Corey Maggette, Kelena Azuvuike, Maurice Evans, Bellinelli, Brandan Wright e Anthony Randolph para jogar em 2 posições ( se bem que os 2 últimos podem jogar na posição 4 talvez ).
As Detroit Shock da WNBA assinaram contrato com uma jogadora ( acho que até já é treinadora e até já treinou as próprias Shock ) de 50 ( cinco - zero ) anos.
Este tema é demasiado complexo para ser discutido numa única frase.
Aparentemente, Atlanta ainda tem os “direitos domésticos” da nova estrela da EuroLeague [Childress]. Basicamente, se o Josh Childress voltar para os Estados Unidos [no próximo ano] ele vai continuar a ser um free agent dos Hawks, ou seja se alguma equipa da NBA apresentar uma proposta pelo jogador, Atlanta pode igualar. Isto é um entrave enorme.
Porquê? Aqui está o que interessa para Atlanta. Childress carrega um cap hold elevado [14.5 M]. Assumindo que os Hawks conseguem manter o Josh Smith [10 M por ano], Atlanta estará muito abaixo do salary cap [20 M], isto porque Mike Bibby e Zaza Pachulia são cartas fora do baralho. Com este espaço podem alvejar um bom free agent, agora se Atlanta não renunciar os direitos de Josh Childress - e com isto quero dizer que ele deixa de pertencer aos Hawks - vai ter de levar com o salário do homem [14.5 M], o que consome grande parte dos 20 M. Atlanta ficará com muito pouco cap space [5.5 M] e colocar-se-á no mesmo barco das restantes equipas [85%]. O + cómico nisto tudo é o comunicado do Sund.
"[i]We were informed this morning by Josh Childress' representatives that he has signed with Olympiakos in Greece, and we want to wish him the absolute best with his future career in FIBA[/i]." [...]
The fact is Atlanta’s offer was the best Childress could get - in the NBA. Atlanta chose not to compete with the offer from Olympiacos Piraeus. “I can only compete in the league I play in,” justified Sund.
As barbaridades começam logo ao principio. A FIBA é responsável pelas Competições Internacionais e em nada tem a ver com a Liga Europeia [e primórdios]. Childress e Olympiakos não têm rigorosamente nada a ver com a FIBA. Depois, a última frase é digna de registo e revela a inteligência deste senhor. Atlanta estava em melhor posição do que qualquer outra equipa no mundo [NBA ou EuroLeague] em manter os “serviços” de Childress. Basicamente, a menos que não o queiram “insultar”, ficam com ele. Esta situação nunca tinha chegado a estes contornos se Atlanta estivesse disponivel a pagar o verdadeiro preço de Childress [circulam os rumores de que Childress recebeu ofertas melhores de outros clubes desejoso por uma “sign-and-trade”, que daria o valor ideal correspondente à qualidade do jogador. Atlanta não aceitou nenhuma e recusou elevar a proposta. Este é o insulto.]
Ele é que aparentemente não demorou muito e horas depois de assinar já estava a “curtir”.
Não é propriamente recente mas diga-se de passagem que as suspensões sabem a muito pouco, para 1 episódio tão escandaloso que acontece de 20 em 20 anos. Supostamente quem iniciou aquilo tudo foi a Plenette Pierson e mereceu a pena maior [4 jogos de suspensão]. Mahorn, Shannon Bobbitt, Murriel Page [2 jogos] e Kara Braxton, Tasha Humphrey, Elaine Powell, Sheri Sam, Lisa Leslie, Candace Parker, DeLisha Milton-Jones [1 jogo] figuram a lista de delinquentes.
Agora expliquem-me como é que a Candace Parker [mandou a outra ao chão] e a DeLisha [deu 1 murro à Mahorn] só levam 1 jogo? De resto, Jr Smith e Melo levaram 15 jogos e fizeram praticamente a mesma coisa mas pronto. Vejam:
Delonte West, Landry, Biedrins e Vujacic estão a considerar propostas de equipas Europeias.
Roy Ivey assina com os Sixers pelo mínimo.
Herbert Hill, rookie dos Sixers o ano passado assina pelo Le Mans de França.
Hinrich parece que interessa aos Suns e pode ser trocado por Diaw ou Barbosa ( neste caso teria que ser com outro jogador ).
Monta Ellis renovou com os Warriors por 6 anos e 67milhões.
É verdade, sim senhor, e isto é um problema que o senhor Stern vai deixar andar até explodir.
Vou deixar aqui uma lista de jogadores que já assinaram ou estão a pensar em rumar à Europa [Josh Childress, Primoz Brezec, Carlos Delfino, Jorge Garbajosa, Carl Landry, Delonte West, Sasha Vujacic, Biedrins] e isto é apenas desta semana (!!). É óbvio, que a NBA continua a ser o expoente máximo do basket mas este tema tem sido antecipado a cada dia que passa. Muitos falam do poder negocial dos Europeus [Dollar está no chão] e o que é certo, é que chegámos a uma altura em que os restricted free agents já se aperceberam de que a Europa fornece-lhes muitas + oportunidades do que a NBA [pelo menos enquanto tiver sob o controlo da CBA]. Portanto, o que é que poderá acontecer?
A NBA deve tentar responder a este “intruso”? Como? Estabelecendo acordos com as ligas internacionais para que haja valorização mútua? Dar maior visibilidade ao “recreio” que é a D-League?
[hr]
O Chris Mullin parece que acordou em Las Vegas. Igualou a proposta por Azubuike [+ 1] e ofereceu 1 contrato milionário ao Ellis [67 M]. Fez aquilo que tinha de ser feito, pegando em palavras americanas, com a saída de Ellis [+ a de Baron] não havia “franchise”. Golden State está a limar as arestas e parece-me que o está a fazer da forma correcta. Contrataram 1 excelente jogador [Corey Maggette], renovaram com 1 excelente jogador jovem por 6 anos [Monta Ellis], igualaram a proposta por 1 bom jogador interior [Azubuike] e terminaram com 1 homem útil [Ronny Turiaf].
Agora, será que gastaram demasiado dinheiro em Ellis? Só o futuro o dirá.
Para o problema da Europa: acabar com o “restricted free agent”. Não faz sentido nenhum e a negociação com estes jogadores é um processo longo e algo esquisito… as outras equipas não fazem propostas com receio que a outra aceite fazer a mesma proposta e esta equipa vai esperar que outras façam propostas ditando assim o valor do jogador.
Como é que se podem processar esses acordos com outras ligas barbosa?
edit: tinha lido que Maurice Evans estava nos Warriors mas li agora que assinou o mesmo contrato ( 3 anos, 14M ) com os Hawks.
O Stern nunca ia enveredar por esse radicalismo e se queres que te diga, seria o terminar de 1 dos períodos históricos da NBA. Uma coisa é certa, já ninguém imagina offseason sem resctricted free agents. Tenho um site óptimo que fala sobre determinados assuntos do salary cap, entre eles free agents *. De qualquer das formas, duvido que as equipas queiram terminar com os free agents porque muitas delas ficam a ganhar com esta situação e é igualmente onde se dão as reviravoltas + estranhas [vide Davis e Brand].
Eu li um artigo que falava sobre esses tais acordos internacionais mas receio que não consiga explicar racionalmente. Vou procurar e meto aqui. * este é o tal guia que falei em cima. http://members.cox.net/lmcoon/salarycap.htm
Temos noticias para os adeptos dos Denver Nuggets [Iverson, Skafeos], não sei é se gostam. ^-^
Chris Andersen está de volta a Denver. Andersen foi punido pela NBA [2006] por violar as regras no que concerne a drogas, e “regressou” no decorrer deste ano [Março] para dar uma mãozinha nos Hornetts. É claro que apenas apareceu em 4 jogos e ao todo somou 34 minutos (!!), mas o facto de estar limpo, sóbrio e de regresso à NBA já foi um passo enorme para a sua carreira que muitos diziam “arruinada”. Naturalmente, as equipas estavam todas de pé atrás e o máximo que lhe conseguiram oferecer foi um contracto de 1 ano [“veteran´s minimum”] para regressar à equipa onde tudo começou.
Se tivermos em conta que o Marcus Camby se foi embora por meia dúzia de tostões e que se limitaram a ver o Eduardo Najera assinar pelos Nets, é bem provável que o Andersen tenha aqui uma excelente hipótese de jogar + alguns minutos e provar que merece um contracto melhor [em todos os aspectos]. Com 30 anos é capaz de não ser aquele high-flyer que costumava ser mas continua a ser uma boa opção para o jogo interior e certamente que vai ajudar na defesa [uff]. Andersen não é o único novo jogador dos Nuggets, que contrataram o Dahntay Jones pelo mínimo possível. Dahntay Jones foi escolhido no draft [2003] antes de Boris Diaw, Leandro Barbosa e Josh Howard e o ano passado balançou entre Sacramento e a D-League.
Ao que parece, foi 1 dos melhores jogadores dos Nuggets na Summer League.
Biedrins renova com os Warriors, 6 anos e 63M com o 6º ano a ser opção do jogador ( ou o 5º, já li as 2 versões ).
A situação dos Nuggets tem uma solução: gastar a mid Level em Kwame Brown e rezar para que ele jogue o melhor que sabe.
Tudo o que tenho lido dos analistas aponta para os Nuggets ficarem fora dos playoff, eu acho que se JR renovar e contratarem um poste como deve ser ( se bem que com isto perdem a possibilidade de contratar um base ) voltam a estar nos playoff, se bem que muito provavelmente na 7ª ou 8ª posição.
Quanto a Francisco Elson para mim é um bom jogador. Já o Skinner… quando no ano passado começei a conversar com o barbosa e a dizer-lhe que o Skinner devia jogar mais minutos o D’antoni fez-me a vontade e o resultado foi um desastre… Ele a jogar uns minutos e a dar energia ao jogo é interessante agora a jogar muitos minutos é complicado.
Os Nuggets parece que estão prestes a trocar Renaldo Balkman por Taurean Green e Bobby Jones. Balkman seria uma boa peça para os nuggets mas mais importante seria manter JR Smith acho eu.
Deixo aqui os meus rankins dos free agents que faltam:
1- Josh Smith
2- Andre Iguodala
3- Emeka Okafor
4- Luol Deng
5- Ben Gordon
6- Kwame Brown
7- JR Smith
8- Louis Williams
9- Nenad Krstic
10- Delonte West
11- Shaun Livingston ( contando com uma recuperação que não seja a 100%, caso seja a 100% será uma pechincha ao salário que vai ganhar )
12- Ricky Davis
13- Carl Landry ( sem lesão no joelho )
14- Jannero Pargo
15- Francisco Elson
16- Michael Finley
17- Jason Williams
Os primeiros vão provavelmente continuar nas actuais equipas, os outros estão numa situação mais complicada.
edit: Balkman nos Nuggets por Taurean Green, Bobby Jones e uma escolha de 2ª ronda em 2010. Boa troca para as 2 equipas, melhor para os Nuggets na minha opinião. Os Knicks devem dispensar os dois jogadores ( ou pelo menos um deles ). Balkman vai entrar directamente na rotação dos Nuggets. Um pequeno problema é a quantidade de extremos na equipa - Melo, Kleiza, JR Smith, Balkman e Iverson a jogar como 2º base - sendo que Karl gosta de ter uma rotação curta.
Não creio… acho que ele vai mesmo ser opção a extremo. Eles precisavam de um jogador tipo Najera que viesse com energia do banco. Ficam com extremos demais mas talvez agora um jogador como Kleiza possa ser trocado para conseguirem um base ou um poste como deve ser.
Kwame Brown nos Pistons ( 2 anos e 8M com opção do jogador no 2º ano ). Um abraço ao GM dos Nuggets e já agora ao dos Lakers ( perderam Turiaf ) e outros que podia dar um contrato bem melhor a este jogador.
Ricky Davis nos Clippers ( só se sabe que o contrato é de vários anos ). Falhou Azubuike entrou Ricky Davis.
Nenad Krstic vai deixar a Nba e ruma ao Triumph Moscovo com um contrato de 2 anos e 9M. É um jogador que para mim fazia falta a várias equipas ( sinceramente até aos Bulls por exemplo ).
Okafor renovou com os bobcats por 6 anos e 72M.
Os Sixers contrataram Kareem Rush. Precisavam de um atirador barato e ele aí está.
Eu pedia por favor para postarem qualquer coisa, pelo menos não havia tantos posts meus seguidos. :inde:
Ron Artest está a caminho de Houston por troca com Bobby Jackson, Donte Green e uma escolha de 1ª ronda no draft ( eventualmente pode ser incluído outro jogador para os salários serem os mesmos. Isto abre uma discussão sobre quem jogará nos Rockets na próxima temporad acho eu uma vez que Macgrady, Battier e Artest são 3 jogadores para 2 posições. Ainda assim eu acho que Artest foi “barato”
Deng está prestes a assinar um contrato de 6 temporadas e 70M. Em termos de média é a mesma do contrato que ele recusou o ano passado ( 11.5M por temporada mais ou menos ) mas tem mais um ano o que pode ser entendido como algo bom ou mau par ao jogador dependendo do ponto de vista.
Os Knicks dispensaram os 2 jogadores que contrataram esta semana.