Para dizer que o RS tem estado muito bem a defender a nossa “dama”,não foi por acaso que o deixei responder,eu apesar de gostar não sei tanto como ele,logo para defender põem-se os melhores “advogados”.
Penso que sim,o ressurgimento dos Celtics levou a grande entusiasmo,todos os olhos estavam postos nos greens,e a verdade é que não desiludiram,uma fase regular sem margem para dúvidas,vitórias a Oeste também bastante categóricas,os big three fizeram até com que os restantes,destacaria Rondo por exemplo,fosse levado a um outro nível que não tinha o ano passado.A combinação entre os “galácticos” e os que parecem que são “contagiados” pelos all star.
Acontece é que há jogos em que a vontade de ganhar que voltou a Boston tem também por vezes os seus efeitos negativos,diz lá barbosa,se por vezes não gostavas de ver nos Suns aquela vontade louca,aquela competitividade,aquele ânsia de ganhar?
Pois,é isso que por vezes acontece,na minha opinião,os jogadores sabem que podem reescrever a história já de si brilhante dos Celtics.
barbosa, referia-me apenas aos Estados Unidos, não aos portugueses. Basta vaguear pelo YouTube e ver a quantidade de videos de americanos anti-Celtics.
Quanto ao debate mais recente…
“Não leves a mal, mas entre a conferência Este e Oeste este ano viu-se uma diferença atroz…”
“Sim, mas este ano a diferença foi abismal! Repara que na conferência Oeste tivemos equipas a serem eliminados logo na primeira eliminatória de playoff que na Este se calhar passavam contra qualquer uma” -
Sinceramente acho que a minha interpretação tendo em conta o que disseste não foi assim tão errada. Na primeira frase falas em comparação Este-Oeste. Na segunda reiteras falando da diferença. A única coisa que eu disse é que já o ano passado as equipas eliminadas na primeira ronda venciam as de Este. Só na última intervenção é que falaste exactamente da subida de qualidade e competitividade apenas em Oeste.
Já agora, uma estatística interessante…
Este - 2007/2008
8 equipas apuradas para o playoff - 383 vitórias
Todas as equipas – 582 vitórias
Este 2006/2007
8 equipas – 365
Todas as equipas – 583
Oeste 2007/2008
8 equipas – 434
Todas as equipas – 648
2006/2007
8 equipas - 418
Todas as equipas - 647
Sinceramente, são estatísticas complexas de analisar, mas parece-me que Oeste conseguiu mais uma vitória este ano do que no ano passado. Os apurados para o playoff no Este tiveram mais 18 vitórias do que no passado enquanto no Oeste tiveram mais 16.
Na competitividade e equilíbrio, não se compara. Atlanta ficou a 29 vitórias de Boston e o ano passado Orlando tinha ficado a 13 de Detroit. Em Oeste, Denver ficou a 7 de LA este ano e no ano passado Golden State ficou a 25 de Dallas.
Oh Barbosa, eu juro que me esforço desde que cheguei ao tópico da NBA, mas tu parece que fazes o esforço contrário para não me compreender. Parece que achas que sou estúpido por achar que jogaram 4 vezes contra Lakers e Spurs CADA UMA, mas na verdade fizeram quatro contra ambos e foi 4-0.
Depois…o jogo em casa contra Lakers teve Bynum e o jogo fora Bynum teve. Eu faço um esforço e vou ver as stats. O Gasol não teve porque ainda não havia. O jogo em casa com os Spurs foi 98-90. Entrou-se para o último período a ganhar por sete e para o último minuto a ganhar por três e na segunda parte os Celtics estiveram sempre a ganhar. Em San Antonio foi decidido no último segundo mas recuperou-se de uma desvantagem de 22 pontos.
Quanto ao Este deste os maus exemplos…Boston fez mais 42 vitórias, Detroit fez mais 6, Orlando fez mais 12, Wizards mais 2, Atlanta +7, Philadelphia mais 5. Por outro lado, Cleveland fez - 5 e Toronto - 6 (só as equipas que se apuraram para os playoffs.)
Os resultados globais mostram que Este só teve menos uma vitória contra Oeste e que este ano tem equipas mais fortes (mesmo que sejam só duas) do que tinham no ano passado para fazer frente a Oeste. Levar isto para uma verdadeira guerra Este-Oeste é uma estupidez. Eu pelo menos não entro nisso, pq a seguir aos Celtics, estão Warriors e Spurs.
Comecei a falar pela sensação que tive e depois apresentei as estatísticas, cada um analisa como quiser.
Tiveram a ganhar por 20 a 6 minutos do fim do 3 período, depois apareceu Kobe e a coisa mudou, mas não entendo com o jogo equilibrado nos ultimos três ataques do 4 periodo a bola foi para o Idoka e não para um ginobili, Parker, ou Duncan, inacreditável.
Oh diabo, calma lá pa estamos no tópico da NBA e se por momentos te interpretei mal já sabes que não foi propositado [nem vás por aí]. Estimo cada um dos amantes desta grande modalidade e falar para 4 paredes nunca foi agradável [inicio deste tópico] por isso, mal agradecido seria eu se não desse valor a elementos portugueses que percebem muito de basket [Pires23, RS, 1906SCP, Rebentador, Incitatus, Jade, a23774] e muito contente fico eu por ver outros tantos elementos a serem cada vez + precisos nas suas análises [Novo, Bileao, Iverson, Skafeos, Piberman]. Sinto que me esqueci de alguém. ^-^
Já percebi o que dizes.te com o 4-0 [todo] mas tens de compreender que não é assim tão perceptível.
Depois..o jogo em casa contra Lakers teve Bynum e o jogo fora Bynum teve. Eu faço um esforço e vou ver as stats. O Gasol não teve porque ainda não havia. O jogo em casa com os Spurs foi 98-90. Entrou-se para o último período a ganhar por sete e para o último minuto a ganhar por três e na segunda parte os Celtics estiveram sempre a ganhar. Em San Antonio foi decidido no último segundo mas recuperou-se de uma desvantagem de 22 pontos.
Quanto ao Este deste os maus exemplos…Boston fez mais 42 vitórias, Detroit fez mais 6, Orlando fez mais 12, Wizards mais 2, Atlanta +7, Philadelphia mais 5. Por outro lado, Cleveland fez - 5 e Toronto - 6 (só as equipas que se apuraram para os playoffs.)
Os resultados globais mostram que Este só teve menos uma vitória contra Oeste e que este ano tem equipas mais fortes (mesmo que sejam só duas) do que tinham no ano passado para fazer frente a Oeste. Levar isto para uma verdadeira guerra Este-Oeste é uma estupidez. Eu pelo menos não entro nisso, pq a seguir aos Celtics, estão Warriors e Spurs.
Comecei a falar pela sensação que tive e depois apresentei as estatísticas, cada um analisa como quiser.
Erro meu porque estou a confundir os jogos, os jogos contra os Lakers foram numa fase iniciada da prova [ainda com Bynum]. Contra os Spurs estava evidentemente a falar de 1 jogo que acabou decidido no último segundo [para gozo meu na altura] e por muito que tenham recuparado [- 22 pontos], só conseguiram a vitória no último minuto.
Não dei nada maus exemplos homens, é mentira que Miami [- 29 vitórias], New Jersey [- 7 vitórias], Chicago [- 16 vitórias] e Toronto [- 6 vitórias] tiveram pior? Boston [+ 42 vitórias] e Orlando [+ 12 vitórias] apenas te estão a ajudar a cavar ainda mais o fosso que existe entre as melhores equipas da conferência, e onde a certa altura, Orlando parecia querer intrometer-se. Estamos a falar de uma Conferência que teve melhorias substanciais localizadas mas que em termos de qualidade piorou, e digo piorou, no sentido em que já existem “vencedores antes dos jogos começarem”.
Claro que Este tem um registo de vitórias semelhante ao de Oeste e é aí que resido toda a diferença! É que se na Conferência Este é muito fácil vencer a grande parte das equipas [Milwaukee, Miami, Knicks, Charlotte, Chicago] e com isso aumentar substancialmente o número de vitórias nas três [vá tou a ser bomzinho com Orlando] potências de Este, em Oeste o equilíbrio é nivelado por cima e [até com Minnesota os Suns perderam (2x)] se mesmo assim com um núcleo duro de equipas muito fortes [10] conseguem ter + 1 vitória no global, é porque muitas “eliminatórias” terminaram 2-2, em vez de 4-0. Estás a perceber o que estou a dizer?
barbosa, referia-me apenas aos Estados Unidos, não aos portugueses. Basta vaguear pelo YouTube e ver a quantidade de videos de americanos anti-Celtics.
Digo e repito, isso é agora. A primeira grande critica e que colocou todos a equacionar a real qualidade dos Boston Celtics foi feita em Dezembro [Marc Stein], até lá, a contestação era mínima. Agora, como em qualquer desporto a azia é muito grande e basta ver que já há quem diga que o Pau Gasol não aguenta este ritmo quando tiver Bynum na equipa e que Odom/Fisher vão sair. :
Em toda a minha análise fundamentada e justifica, não denotas um pingo de azia porque não são da “minha” Conferência e da Este só odeio os Pistons, sobretudo depois daquele jogo em que Phoenix a vencer [o que vale é que é sempre o mesmo filme] leva o jogo para o prolongamento e acaba por perder o jogo com o otário do Wallace a dizer “You cant stop me”. Vi esse jogo com o joão23, remember?
Ok, algumas coisas esclarecidas. Ainda assim…nos 450 jogos que Este fez contra Oeste só perdeu mais um do que no ano passado. A minha “batalha” desde o início tem sido que o fosse de qualidade (e não de equilíbrio) não é muito maior este ano do que na época passada.
Depois…os Celtics…ao serem a equipa com mais títulos da NBA, com uma população que na sua maioria não é originária dos EUA…tornam-se odiados…o que é uma coisa natural. Nada tem a ver com este ano isoladamente. Basta ver o que se passa cá com o Benfica, por exemplo.
Até parece que somos nós que desperdiçamos vantagens no último período [3x] e até parece que somos nós que deixamos o Duncan marcar 1 triplo (!!). Essa tua citação não tem qualquer fundamento. :mrgreen:
Epa, eu só este ano [sem exagero] vi + de 25 derrotas dos Suns nos últimos 6 minutos.
Desculpa lá a minha dúvida, mas estás-te a referir a mim ou ao outro elemento que tem um nick do mesmo estilo que eu? Se te referes a mim estás enganado, que eu às vezes vejo aqui análises de certos elementos do Forum que me deixam de queixo caído e com as quais me sinto um aprendiz das regras da modalidade…
Mudando de assunto, espero ver o espectáculo mais logo! Imagino a loucura que não vai pelos nuestros hermanos nesta altura…
Por fim gostaria de saber qual a vossa opinião sobre o facto de Chicago ter tido a sorte de ser o 1o a escolher no draft… O que acham que eles precisam e o que poderão tirar de lá? Pessoalmente acho que precisam de um bom base! Hinrich é muito instáve durante o jogo…
Este em ambos os anos perdeu sempre + de metade dos encontros contra as equipas da Conferência Este e a diferença de derrotas não é muito grande pela “substituição” que houve. Houve equipas que desceram [Miami, Chicago, Bulls, Nets] e equipas que subiram [Boston, Detroit, Orlando] e as que subiram não se limitaram somente a comprar bons jogadores, mas a formar uma equipa vencedora capaz de vencer o anel. Aliás, o equilibro foi menor exactamente porcausa desse salto.
Os odiados por razões geográfias são os eternos Toronto Raptors. A Jade [volta cara amiga] vive lá e contou-me pessolamente montes de episódios que aconteceram não só na própria na NBA, como também no apoio concedido por todos os jornalistas. O ano passado, a eliminatória contra os Nets foi uma autêntica vergonha, com alteração do jogo 7 para New Jersey - jogo 7 que nem foi necessária face à roubalheira incrivel do jogo 6 - mas pronto, esse argumento não me parece muito fundamentado até porque Boston conquistou todos os amantes da modalide nos seu começo e desde cedo criou simpatizantes em todos os cantos do mundo, nomeadamente nos Estados Unidos.
Boston está longe de ser os “coitadinhos” e não entres por aí, pff, é descabido a sério. O ano passado os “7 fabulosos” da ESPN lançaram um movimento a favor dos Boston Celtics, muitos dizem que as transferências [Garnett e Allen] tiveram o seu cunho. E estamos a falar de 7 individuos [Thorpe, Stein, Smith, Hollinger, Bruchard, Boussard, Karabell] que nunca em momento algum estiveram em acordo, no que quer que seja e são os primeiros a atacar as equipas quando podem.
A partir da altura em que estavas aziado [como eu] após o final do jogo 1 [vs Spurs] e fizes-te questão de me mandar uma mensagem privada, já és digno conhecedor do que realmente é a NBA! :mrgreen:
O + engraçado é que nós ao longo do tempo [felizmente] não temos melhorado somente na avaliação dos jogos, equipas e treinadores mas sim noutros capítulos igualmente importantes, tais como estatisticas [RS], contratos [Pires23], exclusivos [1906SCP] e é com muito prazer que vejo tanta informação compilada num fórum português. Tenho pena que alguns já não estejam cá [Rebentador, Incy, Jade] mas até me enchi todo quando um determinado entrou no Fórum, e a primeira mensagem que deu, foi feita neste tópico. :great:
Sobre o Draft, já tenho aí umas análises boas para fazer porque andei a ver os melhores momentos dos jogadores que têm sido falados e só vos digo isto, parece-me melhor que o ano passado.
Eu não quero insistir tanto nesta comparação…mas em Portugal também tens muita comunicação social vermelha, elementos dos mais variados quadrantes da sociedade a apoiar o Benfica, quando há novos anúncios reage toda a gente com muito entusiasmo. Também têm adeptos espalhados pelos quatro cantos portugueses e mundiais e grande parte dos adeptos foram ganhos no período dos títulos
Agora…se perguntares aos adeptos de todos os outros clubes, que equipa odeiam mais…a maioria é uma. Não tenho estatísticas, como referiste em cima, mas já vi muitos exemplos desse ódio aos Celtics. Boston está longe de ser a Académica ou o Belenenses. lol
Sim, posso dizer que para quem curte uns bons joguinhos de NBA este tópico até que é bem interessante neste Fórum, sendo uma clara mais valia…Até sabia a quem o aconselhar a visitar, mas dado que essa pessoa é de outras cores clubísticas não merece tamanha benesse! ;D
Quanto aos meus gostos pessoais de equipas de NBA, quero deixar aqui bem claro que não tenho contracto com nenhuma em especial! Normalmente acabo por tender para aquela que joga um basket que mais me atraia… E nestes últimos 3 anos foram claramente os Suns (não tanto este ano que foram claramente ultrapassados pelos Hornets)!
Considero que neste quatro anos de D’Antoni os Phoenix estiveram perto de ganhar no ano passado, mas ainda mais perto foi há dois anos onde realmente estavam com um sentido colectivo fantástico e víamos jogadores como Diaw em grande plano, mas acabaram por ficar limitados com a lesão do Stoudemire e estou convencido que, se ele na altura estivesse apto, a história teria sido outra…
Confesso igualmente que os Spurs para mim são a equipa com um núcleo de jogadores mais equilibrado que existe e com mais soluções para todo o tipo de situações. Só passei a não gostar deles com aquilo que se passou no ano passado na eliminatória com os Suns, porque até me lembro de ter curtido a vitória deles contra os Pistons, embora tivesse sido 90% à custa do Ginobili (que aqui é muito odiado por ser algo fiteiro, mas que é grande jogador lá isso…)!
Mas pronto tudo isto é como diz o outro, “é a magia da NBA…” ;D
Epa, podes ter a certeza que a equipa + odiada pelos americanos não são os Celtics porque a NBA, não é propriamente futebol. Basta olhar para os próprios Boston Celtics que passaram de último [15º lugar] para primeiro, num ano. Existem agora muitas equipas [umas páginas para trás tens lá análises minhas e do Pires] que tem excelentes moedas de troca e 1 conjunto de jogadores que poderá colocar a equipa num rumo altamente positivo, coisa que no futebol não acontece com esta frequência. Come and go! :arrow:
Depende muito dos clubes, não existe nenhum “bode expiatório”. Cada clube estabeleceu uma identidade e essa identidade em determinadas alturas da história foi confrontada com outros clubes, gerando rivalidades. O adepto de Dallas costuma odiar os Pistons, o dos Cavs costuma odiar os Lakers, o dos Lakers costuma odiar Chicago…Lá porque eu faço muito barulho, não quer dizer que não gostem de Boston. :twisted:
Tu não me tragas o meu Belenenses para a conversa, já me bastam os Suns. :lol: E hoje, quem é que se vai dar ao luxo de não ver o jogo? Temos de ver para este tópico continuar animado, ah e ainda tenho de comentar o jogo com os Hornetts [pqp trabalhar até tarde].
Vocês já sabem que eu nunca vos deixo ficar mal e para quem quiser ver o jogo, tenho um link simplesmente fantástico [até podes escolher a câmera que queres]. Apetece-te ver só o Kobe? Apetece-te ver o movimento cá fora? Tu é que sabes! Quem é amigo, quem é? Se este não der, avisem que eu meto outro.
Infelizmente não vou poder ver pelo link pois a minha net de fim de semana não dá pa essas cenas. Mas acompanho na Sporttv com os amigos Luís Avelãs e Carlos Barroca.
A qualidade é boa…mas pelo menos da parte que vi…chateia-me não haver comentários…e não ter o live-treatment. Sou um esquisito. Para não falar que a maior parte do jogo estou só a ouvir os comentários.