Natação - Parte 2

Parabéns às nossas leoas pelo titulo

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1644415604277878792?s=20

1 Curtiu

SPORTING CP É CAMPEÃO NACIONAL FEMININO DE NATAÇÃO

Por Sporting CP
08 Abr, 2023

NATAÇÃO

Leoas revalidam título e Leões são vice-campeões na despedida de Alexis Santos

A equipa feminina de natação do Sporting Clube de Portugal conquistou o título de Campeã Nacional por equipas pelo segundo ano consecutivo. A consagração aconteceu esta sexta-feira, nas Piscinas do Jamor, com a formação verde e branca a somar um total de 683 pontos, mais nove do que o segundo classificado, o SL Benfica, naquele que foi o oitavo título nacional colectivo das Leoas. Rita Frischknecht, nadadora Leonina, falou aos meios de comunicação do Clube sobre mais uma conquista colectiva.

“Somos uma equipa bastante jovem e a influência que temos dos rapazes, que durante nove anos foram vencedores deste campeonato, fez-nos querer muito ter aquilo que eles tiveram. Ver essa alegria de termos os dois títulos juntos deu-nos muita vontade de repetir, mas infelizmente este ano não foi possível. Demos tudo por tudo, foi um campeonato muito difícil e por vezes foi muito complicado manter todas focadas, especialmente as mais jovens. Mas não perderem o ânimo e não se exaltarem demasiado foi muito importante para termos vencido no fim”, referiu.

“O título que queremos mais é sempre o próximo”, observou a atleta Leonina, que destacou este título como o mais difícil que conquistou na carreira, muito valorizado pela concorrência. “Temos sempre de esperar essa competição nos próximos anos, vamos estar cada vez mais experientes, mas temos sempre de ambicionar isso [continuar a ganhar]”.

Rita Frischknecht considerou o Sporting CP uma excelente escola de natação, de valores e de ambiente de grupo, razões pelas quais optou por ingressar no clube Leonino há duas temporadas.

“Escolhi o Sporting CP porque achava que seria a equipa que me iria receber da melhor maneira, e foi o que aconteceu. Numa equipa toda mais jovem do que eu, aprendo com elas e espero que elas também aprendam comigo. É uma equipa que estimo muito. Pelo nome que o Clube tem, é sempre atraente nadar no Sporting CP”, referiu.

Quanto à equipa masculina, foi vice-campeã nacional com um total de 682 pontos, no dia que marcou a despedida das piscinas de Alexis Santos. O nadador, que pelo Sporting CP somou 136 títulos e participou com sucesso em Campeonatos da Europa, do Mundo e em Jogos Olímpicos, fechou a carreira a ganhar a prova de 50 metros bruços, com o tempo de 28 segundos e 45 centésimos. Alexis Santos, que contribuiu de maneira decisiva para nove títulos nacionais consecutivos conquistados pelo Sporting CP, fechou a carreira com a sensação de dever planamente cumprido.

“Foi uma carreira que me deixou bastante orgulhoso, alcancei quase todos os grandes objectivos. Consegui uma medalha num Europeu, fui a finais em Mundiais, estive em dois Jogos Olímpicos e numa meia-final que não era alcançada há 30 anos pela natação portuguesa. Tenho de agradecer ao Sporting CP, aos meus treinadores e à minha família. Numa modalidade muito exigente, comecei a treinar forte com 15 ou 16 anos e tenho de agradecer a todos eles", atirou, destacando os nove títulos colectivos nacionais do Sporting CP e o futuro que, como confia plenamente, continuará a ser radioso para o clube Leonino.

“São nove, mas se não fosse a COVID-19 podiam ter sido onze. Estou muito orgulhoso do que alcançámos, estavam aqui nas bancadas atletas que nadaram comigo no primeiro título, mas a equipa fica muito bem entregue. Tem bastantes jovens promissores e por isso posso reformar-me em paz", finalizou.

Tenho dúvidas que vamos dominar no feminino. Basta que a Victoria Kaminskaya volte ao activo pelo slb. Masculinos vai ser slb, pelo menos até o Miguel Nascimento se reformar, acho.
Eles têm feito uma aposta muito forte em contratar nadadores top. Pelo menos desde que foram buscar o Miguel Nascimento e a Diana Durães. Foram buscar este Diogo Ribeiro que é uma bala.
Mas também o Diogo Santos Costa, que não sendo tão top como Ribeiro, é um nadador util a costas e mariposa. Entrou nas estafeta de estilos que bateu o recorde nacional na 5a feira passada.
Mas o que eu temo mais é que o Sporting baixe ainda mais o nível, se por exemplo o Cruchinho se reformar.

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1644701244160716800?s=20

1 Curtiu

https://twitter.com/SCPModalidades/status/1648704411995078656?s=20

https://twitter.com/GeracoesSusp/status/1660269190308036609?s=20

https://twitter.com/Paulomatos1973/status/1660264159932477443?s=20

Diogo Ribeiro foi campeão do mundo dos 50m mariposa

Um feito incrível dos lampiões

Feito incrível mas é do Diogo Ribeiro em primeiro lugar, em segundo lugar dos pais dele, em terceiro de Portugal, que era por quem ele estava a competir, e depois em 4º talvez o benfas. Ficam portanto fora das medalhas. :rofl:

Na natação ninguém sabe quem são os clubes dos atletas. De que clube era o Phelps?

Estamos na presença de um talento brutal e é tuga, por mim está óptimo.

https://www.porta10a.com/t/histórico-diogo-ribeiro-campeão-do-mundo-dos-50-metros-mariposa/72990

O programa deles para os atletas olímpicos começa a dar frutos.

Prefiro tirar as palas quando avalio algo relacionado com o desporto…

Quem são os outros nadadores deles capazes de alcançar resultados deste género?

Ou simplesmente chegaram primeiro (isso também conta, claro) a um talento geracional e limitam-se a depositar dinheiro nisso?

O puto compete/vive cá, sequer?

PS. E já agora, eu nem estava a tirar mérito, se fosse do Sporting claro que ficaria duplamente contente. Mas é um bocado absurdo descrever isto como “um feito incrível dos lampiões”. O feito incrível é do puto.

1 Curtiu

Se formos por aí também ninguém sabe qual o clube do Bolt ou de todos ou quase todos os atletas de desportos individuais.

Para já ainda vive e treina em Portugal, mas diria que tem de se mudar em breve para um país que lhe permita ter todas as condições de trabalho que um talento destes merece.

Chegaram 1º e investem €…

Por isso é que depois ganham e nós ultimamente ficamos a ver.

Sim, e ninguém sabe.

Mas se me falarem de feitos de atletas do benfica em atletismo, judo ou canoagem, integrando isso num “programa olímpico” ainda percebo porque há vários atletas em que se aposta e são desportos em que Portugal tem tradição.

Agora natação? Volto a perguntar, quem são os outros atletas em condições de fazer o mesmo que este? Há algum? Isto é um talento geracional, e caso não fosse, se a aposta é assim tão grande haveria certamente outros atletas em condições de fazer algo próximo, já nem digo serem efetivamente campeões do mundo.

1 Curtiu

Danix, eu juro que não tenho nada contra ti :joy: mas dizer que eles estão a investir e nós não na natação é o maior disparate que já ouvi nos ultimos tempos.

Caso não saibas quem domina esta modalidade é o Sporting e o Algés de Dafundo e até o Porto é muito melhor que benfica. Temos os melhores treinadores, o melhor projeto, a melhor integração possível dos atletas nas competições etc.

Este feito histórico deve-se essencialmente ao atleta, à FPN, aos pais e aos genes dos pais que diga-se em natação e em competições de explosão e rapidas fazem a diferença 1,85 de altura não é para todos em Portugal.

Eu também duvido que saibas mais de natação que eu… Eu fui nadador federado 9 anos… Treinei ao lado de atletas internacionais por Portugal

(Já agora para tua informação eu sou licenciado em ciências do desporto e tenho cédula de treinador)

Mas adiante.
Eu não me estava a referir a isso

Estava-me a referir a algo mais amplo que é o programa olímpico deles
Estão a gastar muita pasta e já estão a colher frutos disso
O Sporting não pode ficar a olhar, ou seja, tem de procurar novos atletas até porque… Tanto a Mamona como a Dongmo já não vão para novas…

O que vou dizer é contra a minha ideia, digo desde já.

Será que vale a pena gastar tanto dinheiro em atletas para depois o mérito ir para outros?

É que todos ficamos muito contentes com a Mamona, por exemplo, mas que dividendos traz para o clube tirando o orgulho próprio?

Estes investimentos são a fundo perdido, infelizmente. E além do não retorno financeiro também traz um retorno emocional muito pequeno. Ninguém é do Sporting porque é campeão de natação, de atletismo ou de ginástica. (Também é verdade que isto só se consegue com o futebol e quem sabe com o futsal, muito graças a jogadores como o Zicky).

Posto isto tudo volto a dizer, isto nem é a minha opinião. Se eu estivesse na estrutura com um pelouro nas modalidades, o meu grande foco seriam as 5 de pavilhão + todas as modalidades olímpicas, mesmo sabendo que seria, na maioria, dinheiro deitado ao lixo, porque as os apoios seriam muito poucos do sector privado.

epá ainda bem :grinning:, então sabes que os melhores treinadores estão no Sporting, no Dafundo e no norte. Nunca fui federado, nem tenho diploma, mas também nadei no Sporting, aliás é o meu desporto de eleição, que ainda pratico e gosto de seguir. Conheço alguns treinadores e muitos dos atletas da geração do Diogo por causa dos meus descendentes, esses sim foram federados e por isso sei o que é ser pai destes atletas por exemplo e o que custa a esses atletas ter a motivação anos seguidos para acordarem de madrugada 6 vezes por semana antes da escola e no fim do dia voltarem à piscina para mais uma sessão de 6km ou mais. O mérito a quem o tem, neste caso ao Diogo, aos pais e à FPN essa sim com um programa e projecto olímpico para os atletas dos vários clubes.

O Diogo se não tivesse tido acesso a treinos em piscina longa (50m) em Coimbra durante a sua formação e depois em Lisboa no Jamor e no Estádio universitário independentemente do clube onde estivesse provávelmente nunca chegaria ao patamar a que está a chegar.

Em Portugal não existem mais Diogos porque não existem piscinas de (50m) suficientes. Temos três em Lisboa contando com a de Vila Franca de Xira, uma em Coimbra e mais duas no Porto não tenho a certeza. Ou seja um atleta de trás-os-montes ou de outra região do interior e que queira levar a competição a sério terá que deslocar-se para Lisboa, Porto ou Coimbra. Além disso contra nós temos também a questão genética que em Portugal está mais talhada para outro tipo de desportos, não a natação.

Em relação ao atletismo e modalidades olímpicas em geral, não tenho opinião com conhecimento de causa. Mas visto assim de fora, parece-me que o benfica não está preocupado em formar atletas mas sim apanha-los feitos para depois conquistarem títulos. Só basófia.

1 Curtiu

Depende do projeto que o clube tenha

Eu acho “perigoso” um clube depender apenas e só de futebol para se afirmar como potência desportiva

Até porque nunca foi a nossa matriz

Vejo com preocupação o desinvestimento em modalidades históricas do nosso clube, mas também não vou morrer disso

1 Curtiu

A pergunta que te faço é,

Sabes quanto é que ele recebe dos lamps?