Nani é o novo Quaresma?

Já discutimos este assunto uns tempos atrás:

http://www.sportingcp.artinova.pt/viewtopic.php?t=3790&highlight=nani+quaresma

O Nani já leva 5 golos marcados, 4 no campeonato e 1 na Taça.

O Quaresma em 2001/02 jogou 28 jogos mas foi titular em 14 e marcou 3 na Liga enquanto o Nani já foi titular em 13 jogos da liga.

Muitos falam das assistências de Quaresma na sua primeira época de Leão ao peito mas o Nani ultimamente anda a amelhar muitas assistências, mesmo muitas e algumas delas espectaculares.

São jogadores diferentes, o Quaresma sendo mais vistoso, mais rápido, mais dribles mas o Nani já tem melhor cultura táctica defensiva e tem uma visão de jogo superior.

O Ronaldinho também é mais vistoso que o Kaká mas eu prefiro o jogador do Milan de longe pois é mais eficiente e mais seguro no passe e tácticamente mais culto.

O Nani não tem fintas estonteantes nem a dinâmica de movimento de Quaresma mas os números começam a pesar, tem feito golos e assistências que valem 3 pontos e ajuda a defender como Quaresma nunca fazia.

O Quaresma no seu ano de estreia nem se via nos jogos grandes, desaparecia por completo. O Nani fez a assistência para golo do Liedson Vs Porto. Marcou um grande golo ao Boavista, marcou um grande golo ao Porto no Dragão que foi invalidado.

Muitos falam dos golos de bandeira do Quaresma? Então o que foram os golos do Nani Vs Boavista, Porto e Penafiel?

Adivinho que Nani na próxima época vai explodir, aliás ele neste momento já está muito mais regular e a jogar muito mais para o colectivo do que em Outubro.

Quantas vezes ontem eu vi o Nani descer no flanco e fazer a dobra com o Tello, o rapaz também sabe defender, é pena que ninguém mencione isto.

O RQ20 marcou 5 golos em 31 jogos na sua segunda época e não vejo razão para haver tão pouca fé no N18 ou na sua capacidade para superar esses números já esta época.
Acredito que em 2 anos pode vir a ser um grande jogador, neste momento é um “projecto de jogador” mas já começa a ser um elemento decisivo e regular, tenham fé.

Também houve aqueles que disseram que o Quaresma e Ronaldo eram bluffs e o Sporting fazia bem em vender os mesmos.

Bluffs? Bluff era o Postiga, tenham juizo.

André

Pelo que tu próprio escreves, a resposta é não. São jogadores muito diferentes. :roll:

Sao jogadores muito diferentes.
Para mim sao incomparaveis.

Gosto muito do Nani,parece-me um miudo cheio de talento.

Era bom que nao o estragassem.

O estilo é diferente. O Nani tem que amadurecer mais e parece-me mais esguio que o Quaresma…

Espero mesmo que não seja igual ao Quaresma… FCP? :?

Pelo que tu próprio escreves, a resposta é não. São jogadores muito diferentes. :roll:

Sejamos sérios, faz mais sentido comparar o Nani com o Quaresma ou preferes que o compare com o Caneira ou o Delfim, o Alhandra e o Paulo Costa?

Tenho que o comparar com uma referência da formação do passado recente e o Quaresma é o mais semelhante.

O Nani é mais parecido com o RQ20 do que com o HV45 ou JM28 portanto nesse contexto a comparação é válida.

André

Pelo que tu próprio escreves, a resposta é não. São jogadores muito diferentes. :roll:

Sejamos sérios, faz mais sentido comparar o Nani com o Quaresma ou preferes que o compare com o Caneira ou o Delfim, o Alhandra e o Paulo Costa?

Tenho que o comparar com uma referência da formação do passado recente e o Quaresma é o mais semelhante.

O Nani é mais parecido com o RQ20 do que com o HV45 ou JM28 portanto nesse contexto a comparação é válida.

André

Podes comparar com quem quiseres.

São jogadores diferentes e a resposta à pergunta do tópico é não. :arrow:

[quote=“Sporting”]O estilo é diferente. O Nani tem que amadurecer mais e parece-me mais esguio que o Quaresma…

Mas acredita que o Nani apesar de ter uma fisionomia diferente (pois é um Ectomorfo enquanto o Quaresma é Mesomorfo mas com tendência para Endomorfo) é fisicamente mais forte, especialmente nas pernas.

André

O Ronaldinho também é mais vistoso que o Kaká mas eu prefiro o jogador do Milan de longe [u]pois é mais eficiente[/u] e mais seguro no passe e tácticamente mais culto.

:shock: Discordo completamente da passagem sublinhada…

Sinceramente, o Nani não chega nem ao pé do Cigano. É verdade que tem feito algumas assistências e marcado golos, mas quanto a mim tem feito mais exibições miseráveis do que exibições brilhantes. Ao contrário do que dizes acho que ele não sabe defender, perde muitas bolas em zonas proibidas e perde-se em fintinhas inconsequentes. Tem realmente salvo o nosso coiro nestes ultimos jogos, mas não gosto. Prefiro o Romagnoli de longe. Mas respeito a tua opinião… 8)

Na minha opinião são jogadores muito diferentes. Além disso, o Quaresma aos 19 anos já era bem mais jogador que o Nani.

... ele não sabe defender, perde muitas bolas em zonas proibidas e perde-se em fintinhas inconsequentes

Acho que esta análise tanto se aplica a um como o outro.

São, para mim, dois virtuosos do futebol, dois jogadores que ainda que poderão dar muito que falar, basta que consigam perceber que futebol é, essencialmente, um jogo colectivo.

Quaresma, também por ser mais velho, já começou a aprender isso, se calhar da pior forma, apesar de continuar a achar que falta-lhe um pouco de inteligência.

Nani, fruto da sua juventude, acho que anda um pouco deslumbrado. Mas acredito que se ele quiser aprender, será mais um caso sério da formação so SCP. Tem técnica e velocidade suficientes para poder ser comparado com o Quaresma, quem sabe até ser melhor.

Qual quê, Nani é o novo Zidane! :stuck_out_tongue:

Acho a comparação acertada no bom e no mau sentido.

No mau sentido porque parecem muito semelhantes na primeira época: capazes de 2,3 momentos brilhantes mas perdidos nos seus dribbles e momentos masturbatórios, como se cada vez que tocassem na bola tivessem de fazer algo diferente, o que prejudica.

No bom sentido porque agora já não sou papado… o Nani parece-me ter potencial e não precisa de ir para o Porto para o mostrar… basta que em Alvalade continue com um trenador com os tomates no sítio como o actual e que não apanhe com presbíteros romenos ou calimeros de coruche.

PS - a comparação também faria sentido com Cristiano Ronaldo parece-me, outro que por cá passou de raspão com momentos à nani e jogos pouco conseguidos na maioria das vezes, fruto da juventude e do mau aproveitamento.

A minha opinião é que o Nani pode efectivamente vir a ser um grande jogador de futebol, mas é apenas a minha opinião, nada mais que isso. Outros poderão pensar o oposto.

Contudo, independentemente de qualquer avaliação de carácter tecnico feita ao jogador, o que me parece aqui importante realçar com a (alguma) experiência que a minha idade me confere nestas andanças da formação, é que seria um erro crasso «despachar» um jogador com enorme potencial. Admito estar enganado na minha opinião a respeito do Nani, mas tenho a certeza absoluta que vender este jogador já, seria uma tremenda falta de bom senso.

De resto estou de acordo com a análise objectiva feita pelo AndréSCP, mas as análises são como as estatísticas - valem o que valem. :expressionless:

Sao jogadores bem diferentes tanto em estilo de jogo, como em talento e em expectativas futuras. Eu acho que o Quaresma era melhor.

P.S.- Quanto à comparaçao Kaká/Ronaldinho, o Ronaldinho é bem melhor. E é mais eficiente. O Chelsea que o diga.

Considero que o Nani é um jogador com potêncial, mas julgo ser prematuro este tipo de comparações. Parece-me que o Nani precise de levar com umas boas doses de humildade para perder alguns tiques de vedetimos que aparenta ter e que lhe possam perturbar o natural desenvolvimento futebolístico. Apenas comparo os 2 na inconstância das exibições, apesar de Quaresma nesta época ter conseguido atingir alguma regularidade às suas exibições. Mas acredito que Nani, e obstante as diferenças entre os dois, possa vir a atingir um nível superior ao atingido por Quaresma (até agora).

O Ronaldinho também é mais vistoso que o Kaká mas eu prefiro o jogador do Milan de longe [u]pois é mais eficiente[/u] e mais seguro no passe e tácticamente mais culto.

:shock: Discordo completamente da passagem sublinhada…

Então vê a quantidade de passes falhados que faz o melhor jogador do mundo?

Que seria de Ronaldinho se não tivesse o Deco, Rafael Marquez e Xavi (ou Thiago Motta) nas suas costas para recuperar todas as bolas que ele perde? Alguma vez o Kaká perde tantas bolas?
No Milan o Gattuso joga na ala direita com sómente Pirlo a funcionar como “Regista” no meio-campo defensivo.

O Ronaldinho teria GRANDES dificuldades em se adaptar ao jogo que se practica na Série A se insistir nos malabarismos e egoismo do costume.Itália teria

Repito que a minha opinião de que o Kaká tem maior qualidade de passe pois erra menos e corre menos riscos desnecessários.
Pronto, já sei, os bimbos gostam de fintas, golos e truques do Ronaldinho e aplaudem o desiquilibrador ou a garra de Lampard mas eu prefiro o Kaká.

Aliás também prefiro o Shevchenko ao Ronaldinho e sou maior apreciador de Henry e até Cassano do que Ronaldinho mas isto é o meu gosto pessoal.

Acho que o Cassano vai ser um jogador enorme e sempre achei o Bergkamp melhor que Zidane.

São opiniões.

André

Qual quê, Nani é o novo Zidane! :P

Pensei que era o Mourad Meghni?

E que o Robin van Persie era o novo Bergkamp? ROTFLMAO.

Mas o Cassano tem mais talento natural que o Totti.

Anderson o novo Ronaldinho? Já o vi jogar pelo Porto B e acho a comparação estupida, o Anderson não tem metade da dinâmica de movimento do RG10. Para mim o Anderson é um Diego com um sprint mais rápido e mais sereno e pouco mais

André

Sao jogadores bem diferentes tanto em estilo de jogo, como em talento e em expectativas futuras. Eu acho que o Quaresma era melhor.

P.S.- Quanto à comparaçao Kaká/Ronaldinho, o Ronaldinho é bem melhor. E é mais eficiente. O Chelsea que o diga.

O Chelsea regrediu quando trocou o Tiago pelo Essien pois o Essien não consegue trazer a bola em condições para dentro (ou para além deste) do sector criativo e o Makelele nunca teve grande qualidade de passe.

O Essien atrapalha o Makelele e criou espaço (préviamente preenchido por um Nº8 Tiago Mendes) entre estes 2 e Lampard portanto nada me espanta a perda de bolas entre os 2 trincos e Lampard e todos os golos que o Chelsea tem sofrido por causa disto.

O Barcelona está muito mais forte tactica e defensivamente comparado com o ano passado enquanto o Del Horno nem sequer é melhor que o Wayne Bridge.

O Chelsea não tem lateral esquerdo e perdeu qualidade de passe no meio-campo com a saida de Tiago. Já para não falar que o possante e consistente Lampard não possui qualidade técnica ao mais alto nível quanto mais fantasia e criatividade o que faz dele um grande atleta mas altamente previsivel e sem um grande fantasista o Chelsea NUNCA vai conquistar a Europa.
O Joe Cole é tecnicamente o melhor jogador Inglês desde o Michael Owen mais não tem consistência, é pena pois técnicamente é um jogador fantástico, pelo menos para um Inglês.

Isto tudo somado mais do que Ronaldinho foi a razão da queda do Chelsea. Aliás o Chelsea está claramente pior em quase tudo esta época e isto já era visivel no Outono.

Necessitam de um lateral-esquerdo, um médio fantasista, um Nº8 de grande qualidade de passe e um avançado com maior mobilidade e capacidade técnica que Drogba pois o Didier é feito á medida do jogo Inglês mas na Europa claudica embora a sua capacidade de prender a bola na área seja sempre interessante.

SE o William Gallas tivesse jogado a lateral-esquerdo em ambos jogos teria sido muito interessante. Del Horno não vale um Del Corno.

Também não acredito que a Juventus consiga ganhar a Champions pois é uma equipa tacticamente muito rigida e incapaz de se adaptar a estilos de jogo diferente.

4 defesas que aprecio em particular são Gallas, Cannavaro, Puyol e Caneira. Que grande quarteto esse seria.

Para mim o Milan, Lyon e Barça são os únicos candidatos.

Nada me espantaria se o Arsenal eliminar a Juve, a Juve encaixa muito mal no estilo de jogo de passe rápido e jogadores de alta rotação como tem o Arsenal.

André

o Ciganito Harry POTTER é ÚNIKO… e o NANI tb o poderá vir a ser-…