Faria hoje 62 anos Vitor Damas. Se para uns foi um dos maiores , para mim foi o maior. A sua partida deixou-me um vazio enorme no meu mundo e no mundo leonino. Para conhecerem um pouco melhor como Vitor Damas vivia a sua fama e o facto de ser idolo de uma torcida que o amava , deixo aqui um texto que diz tudo da sua pessoa e da sua personalidade. Onde quer que estejas campeão não nos esqueçemos de ti!
Simbolismo Bacoco
Sempre senti algum desconforto quando era apontado como simbolo do S.C.P.
Basicamente porque, na minha ligação ao clube com cerca de quarenta anos, começei aos cinco a fazer ginástica, aos onze a jogar futebol e aos 40 como técnico (mesmo nos oito anos que estive fora não deixei de estar em contacto com ele) . Bem cedo memorizei o inicio da mais célebre marcha do clube “ o Sporting nasceu um dia com o simbolo do leão”, leão esse que me habituei a ver à entrada da sede na rua do Passadiço, quando fazia ginástica e mais tarde na porta 10-A quando começei a frequentar a escola de futebol do saudoso Mário Inbelony.
Este meu contacto com o clube aproximou-me precocemente dos grandes atletas da época e por inerência a adoptá-los como referências. Eram só… Carlos Gomes, Travassos, Juca, Fernando Mendes, Hilário, Manuel de Oliveira, Manuel Faria, José Rocha, Alberto Matos, Pedro de Almeida, João Roque, Joaquim Agostinho, Bessone Basto, Marques, Brito, Carlos Rua, Vitor Ferreira, Rendeiro e tantos outros…
Grandes campeões dos quais guardo uma imagem de grande dedicação ao clube, muita humildade e também o reconhecimento de que foi graças ao S.C.P., aos seus técnicos e às boas condições de trabalho que se tornaram referências para os jovens da época. Jovens esses que necessitavam de naturalmente ser motivados para as diferentes modalidades quer como atletas quer como adeptos.
É esta a grande recompensa dos atletas com êxito, que se dedicam anos a fio a qualquer modalidade.
Quem serve um clube arrisca-se a ser prestigiado, seja ele atleta, técnico ou dirigente.
No caso do Sporting, passamos todos à História como referências através de um único simbolo – o leão.
É absolutamente bacoco desejar mais do que isso….
Vitor Damas
(1947/2003)