Mundial de Xadrez

Hoje, em Londres, começam as partidas da final do campeonato do mundo entre o campeão em título, o norueguês Magnus Carlsen, e o desafiante ítalo-americano Fabiano Caruana.

A 1ª partida começa às 15h.

Para quem quiser seguir a partida, fica aqui o melhor sitio https://www.chess.com/wcc2018

Alguém aqui joga? Se jogarem mandem MP para jogarmos uma partida no chess.com

1ª partida, empate em 115 lances.

Começou muito mal o Fabiano, mas lá conseguiu equilibrar. São a antítese um do outro a jogar.

Vai ser interessante.

2ª partida;

Mais um empate. Terceiro jogo vai ser mais aberto

Novo empate…

Estragas-te tudo, pois só vou ver agora! :lol:

Fica aqui o link para quem não viu!

Mais tarde ou mais cedo, o Fabiano vai arriscar, pois depois das 12 partidas da primeira fase, ele sabe que Magnus é potencialmente mais forte com menos tempo por jogo…

Penso que a partir de agora irá ser um jogo com mais erros, fruto do cansaço mental e de já terem explorado quase todos os seus pontos fortes. E aí prevejo que o Magnus Carlsen poderá ter uma maior vantagem.

Eu jogo, apesar de estar afastado há algum tempo. Cheguei a representar um clube na 1ª divisão e cheguei a uma meia-final da taça de Portugal.

Está animado, Fabiano pôs Magnus a pensar…, em troca de um peão.
Talvez amanhã…

Eu jogo :wink:

Apesar de até agora serem apenas empates até tem sido um mundial animado, em quase todos os jogos houve história.
A questão é que o equilíbrio é muito grande, se dum lado temos o actual campeão, capaz de desequilibrar jogos com a sua precisão, do outro temos um jogador com um grande arsenal de ideias, que é consistente e que está a ter um ano extraordinário.

Prevejo portanto que isto vá ser um pouco à imagem do que foi contra o Karjakin, só que aí o Karjakin era essencialmente jogo defensivo e aguentar a coisa, aqui não o Caruana apresenta de facto algumas ideias para tentar levar o seu adversário a cometer erros.

Fabiano à beira de se tornar o nº 1 da classificação mundial FIDE dos grandes mestres acabou por não impedir Magnus de empatar após mais de 6 horas de jogo… Não viu a linha vencedora, parece que mesmo muito difícil de vislumbrar, mas que existia de facto.

Hoje foi por pouco que Caruana não sacou uma vitória…

Mais difícil para Magnus do que muitos julgariam…

Ontem estive a ver uns jogos em que o “velhinho” Kasparov esmagou o Caruana. Vale a pena ver Kasparov a atacar e a dar uma lição de xadrez ao mais alto nível:

É impressão minha ou o Magnus Carlsen já demonstra um desgaste mental? Até poderá vir a sagrar-se Campeão novamente, mas já não parece o mesmo :think:

Boas,

Seria sempre um match complicado para o Carlsen, o Caruana é dos jogadores com melhores preparações e depois calcula muito bem no tabuleiro.

Apesar de não estar fácil para o Norueguês, acho que ele assinava já, ir para as partidas de ritmo mais rápido, onde o Caruana “perde” bastante a sua força porque não joga muito por intuição mas sim à base do Calculo puro e isso em ritmos mais rápido é bastante mais fácil de “castigar”.

Caruana têm agora 3 partidas de brancas e 2 de pretas.

Tem sido um match interessante apesar dos empates, tirando uma partida anterior e esta última partida, onde houve pouco “sumo” as outras até têm trazido algumas novidades.

De realçar que o Caruana foge sempre de certas posições, porque sabe que contra o Carlsen tem que deixar “posições com muitas peças e complicadas”, sabe que de outra forma o Norueguês vai aproveitar alguma pequena vantagem.

Estou curioso para perceber se hoje, o Caruana vai jogar outra rossolimo?

Será que vai começar arriscar mais, com medo dos ritmos rápidos? Ou vai manter a mesma postura, acreditando que o Norueguês vai falhar?

Uma Siciliana Aberta!
Vamos ter “sangue” !!
Opção de risco de Caruana.