Discordo com a ideia de que Portugal tem muitas razões de queixa neste jogo.
a) Pepe é bem expulso.
b) João Pereira comete grande penalidade. E justificava-se o cartão vermelho, sem sobra de dúvidas. Muller estava absolutamente enquadrado com a baliza.
Ou dito de outra forma, se quiserem, aos 11 minutos a Alemanha devia estar a jogar contra 10.
Acredito que, se um árbitro estivesse mesmo de má fé, não perderia a oportunidade soberana de expulsar o João Pereira.
c) A cotovelada de Coentrão a Khedira é merecedora de cartão amarelo.
d) Um dos lances mais perigosos de Portugal (o remate de Cristiano, a passe do Miguel), nasce de uma falta do Veloso sobre Lahm.
É verdade que Lahm se atrapalha com a bola, e Veloso tem todo o mérito na pressão alta que exerce, mas existe claramente carga sobre o capitão alemão.
e) Portugal poderia perfeitamente ter marcado o único golo ilegal da partida. Coentrão está em claro fora de jogo.
Na minha opinião, em termos de nosso prejuízo, o único lance que aponto, é a grande penalidade sobre Éder.
E seria merecedora de cartão vermelho.
Ainda que nesse momento, salvo erro, já estava 3-0, não deixa de ser um erro muito grave.
Na minha opinião, o único erro grave do árbitro que verdadeiramente nos prejudicou.
Adicionalmente, excluindo faltas mal assinaladas, e até erros ao nível disciplinar, creio que o árbitro esteve sobretudo muito mal em termos posicionais.
Lembro-me perfeitamente que o árbitro matou dois contra-ataques perigosos a favor da Alemanha, por se encontrar demasiado junto da zona de acção.
Em dois passes, a bola acabou por tocar no árbitro, e matou dois ataques promissores.
Para nossa sorte.
Nesse sentido, especificamente em relação a este jogo, não me parece justo, que se construa uma narrativa que aponte para um claro prejuízo de Portugal, em relação à arbitragem.
E isto nada tem a ver com a excelente exibição da Alemanha, e o jogo horrível da nossa selecção.
Bem sei que com este jogo medíocre, mesmo que Portugal tivesse sido roubado, seria muito difícil justificar o desaire, com erros.
Mas, de facto, na minha opinião, foi uma vitória absolutamente limpa.
Demasiado limpa.
Creio que os 4-0, perversamente, nem sequer espelham verdadeiramente o quão fácil foi o jogo para os alemães.