Mundial 2014 - Fraude

Eu percebi que nada afirmaste. :great:
Eu não só fiquei com grandes suspeitas, como considero que houve marosca no sorteio.
A FIFA não é propriamente uma instituição que mereça a presunção de inocência por parte da minha pessoa.
Mais uma vez, deveriam ter mostrado imagens que sossegassem as inquietações e dúvidas lançadas na internet. Que provassem que foi tudo limpinho limpinho limpinho.
Não o querendo fazer… :inde:

Já viram isto?:

http://forum.jogos.uol.com.br/_t_2833440?cmpid=lkfb-for-top

Volto a perguntar: se o plano era afastá-los, para quê arriscar pô-los em grupos adjacentes, onde se podem cruzar logo nos oitavos? Não é preciso grande imaginação para ver a Holanda - que foi só a finalista vencida em 2010 - no primeiro lugar no grupo B. Um empate no jogo de abertura e depois a diferença de golos - que poderio ofensivo é coisa que não falta aos holandeses. E estou a dar de barato o Chile, que não é exatamente uma equipa de trazer por casa, se vai rebolar à frente de espanhóis e holandeses. A haver plano, parece-me mal feito…

Eu juntava aí o Uruguai - tão só a campeã sul-americana em título e semi-finalista vencida do último mundial. Novamente, não me surpreenderia que a Itália que a ficasse em segundo, atrás dos uruguaios. E depois, desbravado? Em que mundo? O Brasil deverá jogar com Uruguai ou Itália nos quartos e França nas meias. E basta um pequeno problema no grupo B e junta-se a Espanha nos oitavos… Se isto é desbravado…

Continuo a não perceber porque é que a FIFA faz a vida tão difícil a si própria e não deu logo o estatuto de cabeça-de-série à França - bastava fazer o que se fazia sempre e escolher os finalistas e semi-finalistas das últimas duas edições em vez da ideia (absurda) de usar o Ranking de Outubro. Quanto à Argentina, o pior das teorias da conspiração é que dão para explicar tudo. Se o sorteio tivesse dado a Espanha ou a Alemanha neste grupo em vez dos argentinos, dir-se-ia exactamente o mesmo. “Tudo combinado desde o início!”. Já agora, como é que se explica que a Alemanha e a Espanha tenham aterrado em dois dos três grupos mais difíceis do Mundial? Porque raio é que não as puseram no grupo C ou no E ou no H, onde teriam um passeio à sua espera? A Espanha no grupo E também só encontrava o Brasil na final…

Volto a perguntar: qual é o problema de um sorteio que favorece jogos espetaculares nos quartos e meias finais?

Nem num milhão de anos o Uruguai (e muito menos a Itália) perde uns oitavos para a Colômbia - uma equipa que não põe os pés num Mundial desde 98 e que nunca passou dos oitavos. O que, segundo o teu raciocínio, daria um Brasil-Uruguai, com tudo o que isso significa (aqui entro no teu jogo: Brasil e a melhor seleção uruguaia em 40 anos? Se o Blatter não quer uma reedição do “Maracanazo”, então não sabe o que anda lá a fazer…) E o que é que há de “normal” na Argentina eliminar Portugal? Eu apostaria no contrario, por acaso… Alguém já olhou para a defesa e meio-campo argentinos? O mesmo vale para o Alemanha-França. Os franceses são uma equipa de extremos. Se chegarem aos quartos-de-final, é porque não se auto-destruiram. E quando eles não se auto-destroem, levam tudo à frente. Quanto ao Espanha-Itália… se eu tivesse um euro por todas as pessoas que já substimaram a Itália desde que vejo Mundiais, estaria rico. Sim, foram varridos na Final do Euro (sublinho “final”). Mas convém também lembrar que foi a primeira vitória da Espanha sobre a Itália em jogo corrido em mais de 40 anos… Tudo menos favas contadas, portanto.

Depois… bem, se o emparelhamento for mesmo esse (com o Uruguai no lugar da Colômbia) então isso significa que as oito melhores seleções do mundo compõem o lote das oito equipas nos quartos de final. Dificilmente uma improbabilidade estatística. Não é por isso que temos sorteios condicionados em vez de sorteios livres nas grandes competições? Para garantir, tanto quanto possível, que os melhores se encontram nas fases mais tardias da competição e não logo no início?

Querem a minha teoria da conspiração? Alguém das estatísticas convenceu o Blatter a usar o ranking de Outubro de 2013 para definir os cabeças-de-série. Só para a coisa ter alguma utilidade e também para dar aquela do “estão a ver ali a Suiça, a Colômbia e Bélgica? no próximo mundial, podem ser vocês!”. Aliás, isto é uma coisa que os “conspiracionistas FIFA” não costumam ter em conta: na FIFA, cada federação tem um voto. Um bloco Espanha, França, Itália, Alemanha, vale tanto como um bloco Nova Caledónia, Fiji, Guam e Tonga. É-se eleito presidente da FIFA (e da UEFA) pelo que se dá (e se recebe) aos pequenos e não tanto aos grandes. É por isso que temos tantas decisões absurdas como Europeus com 24 equipas, Mundiais no Qatar, ausência de pré-eliminatórias nas fases de qualificação europeias - e agora esta de o Ranking de um mês determinar os cabeças de série das fases finais de um Mundial.

Só que alguém mais sensato começou a ver os emparelhamentos marados que aquilo dava. E ficou realmente assustado. A probabilidade de “grupos da morte” com vários candidatos - e, logo, “finais antecipadas” nos oitavos - aumentou bastante. Vai daí, inventam a história do pote X, que ainda por cima safa os franceses, só para minorar a coisa. Só que, azar dos azares, em vez de lá ir parar uma Croácia, uma Grécia ou uma Bósnia - que teria sido o resultado óbvio se tudo fosse combinado - vai logo calhar a Itália!

Por isso, mensagem para a FIFA: historicamente, as fases de qualificação não dizem nada sobre o desempenho das seleções na competição a sério. Por isso, que tal fazer-se o que sempre se fez e determinar-se os cabeças de série pelo desempenho nos mundiais propriamente ditos? O organizador, os finalistas e semi-finalistas dos dois últimos mundiais são cabeças de série. Se sobrarem lugares, vai-se a quem tenha repetido presenças nos quartos-de-final. Com este critério, a lista de cabeças-de-série dava Brasil, Espanha, Holanda, Uruguai, Alemanha, Portugal, França e Argentina. Surpresa: as oito melhores seleções do mundo outra vez! Não era isto uma lista de cabeças-de-série bem mais próxima do valor das equipas?

Também não preciso de grande imaginação para ver a Espanha ser favorecida, para passar em 1º. Aliás eu nem me fiava muito na Holanda, são uma seleção de 2 ou 3 jogadores de qualidade… Tudo o resto é médio! Cheira-me que o Chile lhes trata da sorte!

Uruguai? Que se viu e desejou para estar no Mundial? Que foi 5º na qualificação sul-americana, que nem sequer tinha o Brasil!
E sim desbravado! Ou achas que o Uruguai vai vencer o Brasil, por terras de Vera Cruz como o fez há 60 anos? Sim, desbravado até às meias!

Porque não podem mudar algo que já está pré-definido. Conseguiram tirar a França do Pote 2 e já foi uma sorte… E já agora se fosse pelo último Mundial… A França não era semi-finalista…

Alemanha e Espanha estão em grupos difícies, pois não foram favorecidas pelo sorteio. O sorteio favoreceu 3/4 equipas. França, Brasil, Argentina e Suiça! Ponto. O resto é tentar que os grandes se encontrem no fim!

A frase a Bold vai ficar guardada para conversarmos em 2014!

Se o Blatter “martelou” o sorteio, não temos que nos queixar.

A FIFA trabalhou bem para a Federação Portuguesa de Futebol, e fez um sorteio de acordo com os nossos interesses para podermos alcançar a final do Mundial.

1-) Impediu que Portugal fosse a equipa sorteada do pote 4 para ir para o pote 2, evitando colocar-nos num grupo de Morte.

2-) Livrou-nos dos 2 adversários mais incómodos na Fase de Grupos. Espanha e Brasil.

2.1) Colocou Brasil e Espanha em grupos emparelhados para em caso de abaixamento de forma da Espanha, o Brasil apanha-los e eliminar a Espanha, a fim de facilitar o sonho da FIFA…

3-) Colocou-nos num grupo onde temos todas as possibilidades de passar aos oitavos de final. E em 2º.

4-) Colocou-nos num grupo que cruza nos oitavos de final com a Bélgica ou com a Rússia. Perfeitamente acessível.

5-) Colocou-nos na parte de baixo do sorteio (Grupo E - H), livrando Portugal de enfrentar Brasil, Espanha, Alemanha, Itália, Uruguai, Inglaterra, Holanda e Colômbia nos quartos de final. Na pior da hipóteses enfrentaremos Argentina ou França nos 1/4 de Final. Dependendo da classificação do nosso Grupo.

6-) Blatter martelou o sorteio para que Portugal tenha todas as possibilidades de nos apurarmos para as 1/2 finais. Argentina nos 1/4 está ao nosso alcance. A França ainda mais, e o resto nem se fala.

7-) Nas meias finais, Blatter preparou-nos uma Espanha para nos vingarmos da eliminação do Euro 2012. Blatter acredita que Portugal pode eliminar a Espanha. Se for necessário, Blatter dará instruções ao arbitro para dar um empurrãozinho a CR7 e Portugal, a fim de concertizar o sonho da FIFA…

:sunglasses: Final do Mundial. Brasil - Portugal. A Final de sonho para a FIFA. A Final que melhor serve os interesses da FIFA. Neymar vs CR7. “A Estrela Emergente” vs “A Estrela”. A Final que todos os Brasileiros querem ver, a Final que todo o Mundo quer ver, e que garantirá o grande objectivo da FIFA… Que este mundial seja um êxito desportivo e financeiro.

9-) Portugal Campeão do Mundo e reedição do Maracanazo de 1950. O Mundial 2014 ficaria nos anais da historia do Futebol.

Bom trabalho da FPF no Loobie efectuado junto de Josep Blatter e da FIFA. Há que fazer agora a nossa parte e não facilitar. A FIFA está com Portugal.

Estás a ser sarcástico, mas a verdade é que o sorteio não foi nada mau para nós. É certo que estamos num grupo difícil e espanta-me que as pessoas desvalorizem o Gana - só a melhor seleção africana e que esteve a um penalty das meias finais na África do Sul. Metem-me mais medo do que os alemães, para dizer a verdade. Mas se passarmos, temos caminho aberto para os quartos-de-final. E prefiro de longe enfrentar a Argentina do que o Brasil, a Itália, a Espanha ou o Uruguai (ou a França, já agora).

Falando de espanto, não percebo muito bem o destaque que se dá à Colômbia. Sim, têm uma boa linha avançada. Mas, e o resto da equipa? E o que é no percurso da seleção da Colômbia faz acreditar que vão explodir no Brasil? A não-qualificação para o último mundial? A eliminação às mãos do poderoso Perú na primeira ronda a eliminar da última Copa América? Eu, da Colômbia, só me lembro de auto-destruições espectaculares: Higuita a tentar fintar o Milla em 90 e os candidatos ao título que tinham dado 5 à Argentina em Buenos Aires a ficarem-se pela fase de grupos em 94…

Muitos anos a ver mundiais ensinaram-me que as fases de qualificação dizem muito pouco sobre o desempenho das equipas na fase final. É quase um reset. O facto de as equipas terem precisado de play-offs ou de se qualificarem só com vitórias não é grande indicador. Uma coisa é uma fase de qualificação jogada ao longo de um ano e meio. Outra é um torneio de um mês. Ser bom numa não significa que se vai ser bom noutra - e vice-versa.

Meio-Sarcastisco, meio-a-serio, mas concordo com as ideias que deixaste. :great:

O Sorteio não foi mau é verdade, e tentei com esse texto dar outra perspectiva diferente do sorteio…

So vejo falar em “Roubo”, “Afinações”, “Cabalas”, “Complots” e ainda não vi ninguém ver este sorteio na perspectiva de Portugal.

É uma perspectiva interessante este sorteio para Portugal, e muito sinceramente… não trocava o nosso lugar por o lugar de nenhuma outra selecção Europeia do nosso pote…

Nem sequer pela França (1º E) que apesar de ter um grupo “acessivel”, se sujeita a enfrentar a Alemanha (1º G), e nós (2ºG) a defrontar a Argentina (1º F) nos quartos de final. Não trocava a nossa situação pela dos Franceses.

Claro que isto é tudo um plano teórico, a pratica pode ser completamente diferente, mas pareceu-me um sorteio bastante favorável para podermos chegar ás 1/2 Finais. Não nos podemos queixar da sorte.

Tanta credulidade vejo eu por aqui Meu Deus… vocês vivem mesmo no mundo da carochinha… :wall: Não fazem puto de ideia!!

Todas as grandes organizações , Jogos Olímpicos, FIFA, UEFA, estão “carregados” de corrupção e lobbying,

até aqui nada de novo, é o modus operandi, sempre foi e sempre será.

A novidade é que o Mundial do Catar, está a dar muito que falar por causa do calor e costumes árabes,
as Federações não querem, as Seleções não querem e o “negócio dos adeptos” também não quer.

Começa a circular a estória da corrupção nas votações, que todos conhecem, com o objectivo de
trocar o local do evento.

Business as usual 8)

Concordo com o EMT948, isto só está a acontecer porque a FIFA já percebeu a enorme asneira que fez em atribuir o Mundial ao Qatar, e por isso vai deixar isto seguir em frente e assim ter uma desculpa para dar o Mundial a outro país, muito provavelmente a Inglaterra.

pois, em portugal também houve um sorteio que a jovem sem estar a olhar para os papeis, adivinhava os nomes dos clubes até que se enganou num, e falou-se tanto nesse sorteio que não deu em nada.
vocês acreditam que um príncipe das arábias que está a derreter petrodolares para o evento, perde o mundial?
eu acho que não.

Infelizmente quem tem razão é o nosso Presidente Bruno de Carvalho, pois até por estes casos se vê que o futebol está todo podre e apelida-lo de trampa é até enorme favor.

Corruptos de trampa que só ajudam a destruir o desporto. :menos: :menos:

Estádio de Porto Alegre, numa foto tirada a 6 de Junho.

Esta historia da fraude comecou com o Twitter (referido no post) em que tinham postado todas as combinacoes possiveis para o sorteio e logo depois do sorteio apagou todas as outras combinacoes. Isso ja foi confirmado varias vezes.

Agora isto nao quer dizer que nao haja fraudes no mundial, provavelmente existiu mesmo no sorteio e vao continuar a existir no mundial.

[youtube=640,360]http://www.youtube.com/watch?v=DlJEt2KU33I#t=109[/youtube]

Eu tenho a minha teoria da conspiração relativamente à utilização do ranking de Outubro, acho que foi para proteger a Suíça. Se as trafulhices da FIFA com as transmissões televisivas dos mundiais se tivessem passado ali ao lado na Alemanha, Havelange, Blatter e companhia já estavam todos presos. Os favores que a Suíça tem feito à cúpula da FIFA pagam-se e não me espantaria que dia destes a Suíça ainda ganhe o mundial.

Como equipa europeia com menos ranking a França seria a grande prejudicada com as regras adoptadas para este sorteio, por isso lá se teve que emendar a mão e sortear a equipa que iria para o pote do resto do mundo, calhou a fava que devia ser da França à Itália. Em poucos anos é segunda vez que a FIFA muda as regras para proteger descaradamente a França, nos play-offs europeus para o mundial 2010, estava estipulado que os cabeças de série no sorteio jogariam a segunda-mão do play-off fora de casa. Esta regra foi respeitada para três dos quatro emparelhamentos, a excepção foi o Irlanda-França, a segunda-mão (e mão é a palavra a reter) foi mesmo em Paris.