[Mundial 2010] Grupo H [1º Espanha; 2º Chile; 3º Suíça; 4º Honduras]

[size=12pt]Perspectiva

Depois de um Euro’08 perfeito, a Espanha assume-se como a selecção mais forte do lote das europeias. Alicerçada no trabalho de Guardiola no Barcelona, nuestros hermanos praticam o célebre tiki-taka da esquadra catalã. Xavi é também ele o maestro, acompanhado por uma série de médios tecnicamente evoluídos e culturalmente tácticos, munindo um ataque letal e venenoso. As incertezas residem sobre a forma física de Torres, elemento essencial na manobra ofensiva da Espanha, juntamente com David Villa. Del Bosque com certeza espera contar com ponta-de-lança do Liverpool, mas os vizinhos ibéricos estarão sempre na linha da frente para a conquista do título mundial, o que seria o seu primeiro.

A Suíça continua a obter frutos do seu trabalho a nível das camadas jovens. Campeã do mundo de sub-17 em 2009, os helvéticos continuam a respirar juventude, embrenhada com a experiência de jogadores como Hakan Yakin e Alexander Frei. Comandados pelo veterano e titulado Ottmar Hitzfeld, a Suíça espera ultrapassar a barreira dos oitavos-de-final, na qual parou, nos penalties, frente à Ucrânia.

A língua de Cervantes não é apenas comungada entre espanhóis. Honduras e Chile, países onde as armadas dos vizinhos ibéricos atracaram, esperam poder surpreender neste regresso de ambas ao maior palco de futebol do mundo. Os hondurenhos estão de volta, depois da sua única experiência ter sido, curiosamente, em Espanha’82. Uma selecção sem grandes nomes, mas que assentará o seu jogo no combate e no contra-ataque veloz.

O Chile, do nosso Matías Fernandez, já não visitava o Mundial desde 1998, onde obteve a sua melhor prestação, atingindo os oitavos-de-final. Se nessa altura Iván Zamorano e Marcelos Salas faziam furor na frente de ataque, actualmente o Chile também vive das suas virtuosas camadas mais jovens, recheadas de talentos como Matías, Alexis Sanchéz, Arturo Vidal, Mauricio Isla, entre outros.
Teoricamente, discutirá o 2º lugar com a Suíça, selecção que defrontará na 2ª jornada do grupo.

[hr]

[size=12pt]Calendário
[font=Tahoma]
16 de Junho
12.30h - Honduras 0-1 Chile | Nelspruit, Estádio Mbombela | Árbitro: Eddy Maillet - Seychelles
15.00h - Espanha 0-1 Suíça | Durban, Estádio Moses Mabhida | Árbitro: Howard Webb - Inglaterra

21 de Junho
15.00h - Chile 1-0 Suíça | Port Elizabeth, Estádio Nelson Mandela
19.30h - Espanha 2-0 Honduras | Joanesburgo, Estádio Ellis Park

25 de Junho
19.30h - Chile 0-1 Espanha | Pretória, Estádio Loftus Versfeld
19.30h - Suíça 0-0 Honduras | Bloemfontein, Estádio Free State

[hr]

As equipas
Espanha
Posição no ranking FIFA:
Participações anteriores: 12 - 1934, 1950, 1962, 1966, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006
Melhor resultado: 4º lugar - 1950

Os 23 escolhidos:
[font=Tahoma]
Guarda-redes: Iker Casillas (Real Madrid); Pepe Reina (Liverpool); Víctor Valdés (Barcelona)

Defesas: Carles Puyol (Barcelona); Sergio Ramos (Real Madrid); Carlos Marchena (Valência); Joan Capdevila (Villarreal); Raúl Albiol (Real Madrid); Gerard Piqué (Barcelona); Álvaro Arbeloa (Real Madrid)

Médios: Xavi (Barcelona); Xabi Alonso (Real Madrid); Cesc Fabregas (Arsenal); Andrés Iniesta (Barcelona); David Silva (Valência); Sergio Busquets (Barcelona); Juan Manuel Mata (Valência); Jesús Navas (Sevilla); Javi Martínez (Athletic Bilbao)

Avançados: Fernando Torres (Liverpool); David Villa (Valência); Fernando Llorente (Athletic Bilbao); Pedro (Barcelona)

Treinador: Vicente Del Bosque[/font]

[hr]

Suíça
Posição no ranking FIFA: 26º
Participações anteriores: 8 - 1934, 1938, 1950, 1954, 1962, 1966, 1994 e 2006
Melhor resultado: Quartos-de-final - 1934, 1938 e 1954

Os 23 escolhidos:
[font=Tahoma]
Guarda-redes: Diego Benaglio (Wolfsburgo); Marco Wölfi (Young Boys); Johnny Leoni (Zurique)

Defesas: Stephan Lichsteiner (Lazio); Reto Ziegler (Sampdória); Philippe Senderos (Everton); Steve von Bergen (Hertha de Berlim); Stéphane Grichting (Auxerre); Christoph Spycher (Eintracht Frankfurt); Mario Eggimann (Hannover 96)

Médios: Benjamin Huggel (Basileia); Tranquillo Barnetta (Bayer Leverkusen); Gökhan Inler (Udinese); Valon Behrami (West Ham); Marco Padalino (Sampdória); Hakan Yakin (Luzern); Gelson Fernandes (St. Étienne); Pirmin Schwegler (Eintracht Frankfurt); Xherdan Shaqiri (Basileia)

Avançados: Alexander Frei (Basileia); Blaise Nkufo (Seattle Sounders); Marco Streller (Basileia); Eren Derdyok (Bayer Leverkusen)

Treinador: Ottmar Hitzfeld[/font]

[hr]

Honduras
Posição no ranking FIFA: 40º
Participações anteriores: 1 - 1982
Melhor resultado: Fase de grupos

Os 23 escolhidos:
[font=Tahoma]
Guarda-redes: Noel Valladares (Olimpia); Donis Escober (Olimpia); Ricardo Canales (Motagua)

Defesas: Maynor Figueroa (Wigan); Sergio Mendoza (Motagua); Oscar Boniek García (Olimpia); Víctor Bernárdez (Anderlecht); Emilio Izaguirre (Motagua); Osman Chávez (Platense); Mauricio Sabillón (Hangzhou); Johnny Palacios (Olimpia)

Médios: Amado Guevara (Motagua); Danilo Turcios (Olimpia); Julio César de León (Torino); Wilson Palacios (Tottenham); Edgar Álvarez (Bari); Hendry Thomas (Wigan); Ramón Núñez (Olimpia)

Avançados: Carlos Pavón (Real España); David Suazo (Génova); Walter Martínez (Marathón); Georgie Welcome (Motagua); Roger Espinoza (Kansas City Wizards)

Treinador: Reinaldo Rueda[/font]

[hr]

Chile
Posição no ranking FIFA: 15º
Participações anteriores: 7 - 1930, 1950, 1962, 1966, 1974, 1982 e 1998
Melhor resultado: 3º lugar - 1962

Os 23 escolhidos:
[font=Tahoma]
Guarda-redes: Claudio Bravo (Real Sociedad); Miguel Pinto (Universidad de Chile); Luis Marín (Unión Española)

Defesas: Pablo Contreras (PAOK); Gonzalo Jara (West Bromwich); Ismael Fuentes (Universidad Católica); Gary Medel (Boca Juniors); Waldo Ponce (Universidade Católica); Arturo Vidal (Bayer Leverkusen); Mauricio Isla (Udinese)

Médios: Jorge Valdivia (Al-Ain); Matías Fernández (Sporting); Rodrigo Tello (Beşiktaş); Marco Estrada (Universidad de Chile); Rodrigo Millar (Colo-Colo); Carlos Carmona (Reggina); Gonzalo Fierro (Flamengo); Mark González (CSKA Moscovo);

Avançados: Humberto Suazo (Zaragoza); Alexis Sánchez (Udinese); Jean Beausejour (América); Fabían Orellana (Xerez); Esteban Paredes (Colo-Colo)

Treinador: Marcelo Bielsa[/font]

Aqui, penso, não há muito que saber: Espanha em primeiro e Suiça ou Chile a jogar connosco :mrgreen:

Espanha e Chile! :great:

Espanha e Suiça.

SL

Espanha e Chile,com a Suiça a ser um osso duro de roer.

Aposto em Espanha e Chile.
A Espanha é para mim a grande favorita a ser Campeã do Mundo. O Chile apresentou um futebol espetacular na fase de apuramento acho que Alexis Sánchez e Suazo se vão apresentar em grande nível. Veremos o que faz o Matías…

Também acho que a Suíça ainda assim vai dar trabalho e disputar a vaga com o Chile.

Neste grupo aposto na Espanha e numa luta renhido pelo segundo lugar entre o Chile e a Suíça. As Honduras penso que serão um factor de decisão na luta pelo segundo lugar, atrapalhando a vida a alguma das selecções, mas não entrando directamente na luta pela posição.

Espanha e Suíça com o Chile a complicar. Suíça tem uma boa equipa e um excelente treinador. Mas gostaria de ver o Matías nos jogos a eliminar!

Espanha e Chile.

Espanha e Chile.

Espanha acho que passa o grupo em primeiro lugar, sem grandes dificuldades. Chile em segundo lugar, com a Suiça a poder surpreender. Honduras, acaba em ultimo lugar, pois de todas as selecções, é a selecção mais fraca.

Sendo assim ficava assim o grupo:

1º - Espanha
2º - Chile
3º - Suiça
4º - Honduras

Também acho que aqui vai dar Espanha e Chile. Apesar de achar que a Espanha cai nos oitavos. É um exagero completo o hype à volta desta selecção que apenas não caiu nos quartos do Europeu porque lá passou em penalties. Sim, fez jogos fantásticos, mas apenas ganharam a uma selecção de topo e por 1-0. Vamos ver, mas penso que não vão aguentar a pressão e o peso que está nas suas costas.

Desfeito o mito da Espanha fraca em fases finais, aposto neles e no Chile para passar, julgo que a Suiça e as Honduras não vão fazer mossa… Gostava muito de ver o Matias fazer um excelente Mundial

Espanha e Chile irão passar…com alguma facilidade.

Suiça

                Benaglio

Lichsteiner Senderos Bergen Ziegler

Behrami Inler Gelson Barnetta

           Frei    Derdyok

Se o Hitzfeld usar este onze à partida parece um bom onze, com jogadores esforçados e trabalhadores. Os pontos fracos sao claramente os 2 centrais mas de resto é tudo bons jogadores. Acho que podem fazer uns resultados interessantes

Chile

                 Bravo

     Ponce   Medel   Vidal

                 Isla

     Fierro  Carmona  Sanchez

          Valdivia      Mati
            
                Suazo

Para mim esta seria a melhor tactica e o onze do Chile. Nao sei como o Bielsa joga mas este onze a meu ver é bastante forte. Nao me parece que seja um passeio tao grande para a Espanha na fase de grupos como as pessoas acham… Just my one cent. :inde:

O mito em relação aos Mundiais ainda perdura. :shhh:

Não sei se se lembram, mas antes do Euro 2008 as tv’s portuguesas fizeram algumas reportagens em Espanha porque eles apoiavam a nossa selecção no Euro porque estavam fartos da expectativa que era sempre criada em torno da sua selecção e esta nada conseguir. Ao que parece, pelo que se diz, enganaram-se :stuck_out_tongue:

Se calhar agora é ao contrario, andamos nós tão desconfiados com o CQ que apoiamos a Espanha. No meu caso, se Portugal sair da prova, passo a apoiar os nuestros hermanos.

Já agora, em 2008 quando a Espanha se estreou no Europeu, estava em Sevilha e vi-me grego para arranjar um boteco que transmitisse o jogo, eles estavam tão descrentes que pouco ou nada ligavam à prova. Aliás, nesse dia quem passeasse por Sevilha, nem se apercebia que a selecção deles ia jogar.

A minha bola de cristal diz que passam a Espanha e Chile.

Certamente que passa a Espanha e a apanhamos nos oitavos.

O Chile também passa!

A espanha já tem os 23 definidos:

Guarda-redes: Iker Casillas (Real Madrid), José Manuel Reina (Liverpool), Víctor Valdés (Barcelona);

Defesas: Joan Capdevila (Villarreal), Carles Puyol (Barcelona), Gerard Piqué (Barcelona), Raúl Albiol (Real Madrid), Sergio Ramos (Real Madrid), Álvaro Arbeloa (Real Madrid), Carlos Marchena (Valencia);

Médios: Xabi Alonso (Real Madrid), Sergio Busquets (Barcelona), Xavi Hernández (Barcelona), Andrés Iniesta (Barcelona), Cesc Fábregas (Arsenal), Javi Martínez (Athletic);

Avançados: Jesús Navas (Sevilla), David Silva (Valencia), Juan Manuel Mata (Valencia), Fernando Torres (Liverpool), David Villa (Barcelona), Pedro Rodríguez (Barcelona), Fernando Llorente (Athletic).

Os que ficaram de fora:

De Gea, Diego López, Azpilicueta, Carzola, Güiza, Negredo e M. Senna.