Parem de insistir com o fora-de-jogo do Villa. O homem só estava a fora-de-jogo a vinte centímetros. É praticamente impossível para um árbitro ver aquele fora-de-jogo a olho nu. Agora se houvesse algum sistema vídeo, que permitisse ver estes mini fora-de-jogo, então aí deveria ter sido assinalado. Mas como não há…
Quando o Olarápio está na shortlist final de um Mundial e provavelmente com possibilidade de apitar um jogo dos 1/4’s (recuso-me a acreditar que o panorama seja tão negro que o estejam a conjecturar para algo mais) isso diz muito de como vai o futebol!
Vocês são engraçados. Quando é o Sporting a ser roubado por um fora de jogo de 5 cm todos falamos que a cabeça estava à frente ou a ponta do pé…aqui é metade do corpo e é normal. :lol:
É fora de jogo. Ponto final.
É fora de jogo mas não ter sido assinalado é perfeitamente aceitável. Não li para trás por isso não sei se este vídeo já aqui foi colocado no entanto observem o ângulo de visão tanto do árbitro como do fiscal de linha:
Agora analisem friamente: Algum de vocês conseguiria com este ângulo afirmar que o Villa estava fora de jogo sem margem para dúvidas? Lembrem-se que mesmo em caso de dúvida as equipas de arbitragem devem “supostamente” favorecer a equipa que ataca.
Ps: Preocupa-me mais o “fora de jogo” em que toda a equipa portuguesa incorreu em simultâneo depois do golo da Espanha. :arrow:
Mas o fiscal de linha não é suposto estar em linha com o último defesa? Se está mal colocado, culpa dele. Ninguém diz que é um erro propositado, mas é um erro.
Não fui confirmar. Apenas me socorri de uma entrevista do Olegário há uns dias atrás (acho que ainda antes do nosso jogo com o Brasil) à SportTV em que ele dizia que só teria possibilidades de continuar se Portugal fosse eliminado até aos 8ºs de final. Que a FIFA não “eliminaria” os árbitros das selecções que chegassem aos 4ºs de final. :think:
Especialmente em jogadas rápidas em que se está toda a gente a mexer (como foi o caso), é utópico pensar que o fiscal de linha pode estar constantemente a acompanhar o último defesa, daí ser necessário, na minha opinião, introduzir meios tecnológicos que permitam uma melhor avaliação das jogadas, mas enquanto houver outros interesses no mundo do Futebol, também é pouco provável que isso apareça…
(Tudo isto para dizer que, apesar de termos perdido com um golo ilegal, para mim “vergonha” foi o que se passou, por exemplo:
Num jogo dos EUA na fase de grupos
No Argentina - México
No Alemanha - Inglaterra
O que aconteceu no nosso jogo, para mim, entra na categoria de erro, não na de vergonha)
Eu tb. acho que é fora de jogo e ponto.
Não há meio termo.
Mas o “problema” (ponham aspas nisso) é que o lance do Tévez elevou a bitola do erro: só é erro e merece desculpas quando é de uns 2 metros para além do último (e não do penúltimo) defensor.
É a diferença entre uma pila humana e 2 bacamartes de elefante.
Pior: a realização televisiva oficial passou a censurar as imagens, porque o público é susceptível.
PS: ainda pior é que, dado o jogo que foi, eu nem consigo reclamar.
Era uma questão de tempo, com erro ou sem erro do árbitro, cujo nome desconheço e nem sei se passou à fase seguinte.
E com este argumento não concordo nem um bocadinho. Eles são pagos e bem para não serem “algum de vocês”. Se a preparação de um fiscal de linha (ainda por cima a este nível) fosse zero, então chamava-se alguém que tivesse no público para pegar na bandeirola. Ele não é “algum de vocês” e tem que estar preparado para fazer o seu trabalho melhor que todos os outros e é aqui que muitos se enganam quando acham que o árbitro por ser humano tem que ver o mesmo que nós. Não. Um árbitro tem que estar preparado para analisar estas situações melhor do que nós.
O “algum de vocês” é quase como uma força de expressão, não era suposto ser levado literalmente É evidente que eles têm de ter melhor uma melhor preparação que o comum mortal mas isso, e aí sim entra a componente humana do individuo, simplesmente minimiza a probabilidade do erro, não a anula, algo que aconteceria se os tais meios tecnológicos fossem implementados!
(estamos aqui à conversa mas acho que, no fundo, temos exactamente a mesma opinião)
Melhor que nós quando? A ver as repetições em movimento lento, a parar a imagem e a colocar linhas em campo?
Este fora de jogo era quase impossível de ser visto, a defesa a subir um pouco e o jogador a avançar, o adiantamento praticamente não existe e o fiscal de linha dificilmente consegue ver com certeza o momento do passe.
O fiscal de linha esteve bem? Isto é o mesmo que dizeres que um jogador falha o penalty e marcou bem. O guarda-redes é que fez o trabalho dele bem também.
Eu quando faço algum tipo de trabalho e erro não me dizem que estive bem. Ele cometeu um erro.
E não, tem que ser melhor que nós ao vivo. E ao vivo todos os jogadores em campo levantaram a meio e na tv todos nos apercebemos que PARECIA fora de jogo. Quem está lá para julgar melhor que todos é ele e julgou mal.
Um jogador que falha um penalty pode tê-lo marcado bem.
E o que dizem as recomendações ao árbitro é que em caso de dúvda ele deve deixar seguir. O árbitro bastante possivel teve e deixou seguir e bem.
Porque assim não existem jogadores em linha, ou é fora de jogo ou não é porque mesmo por um centimetro ou milimetro alguém estará na frente. Qual é o limite do razoável? É o da dúvida do árbitro, e 22 centímetros neste lance não é nada.
Não é uma coisa quantificável em cm, mas sim uma questão de bom senso
Em nenhum caso escrevi ou que o fiscal de linha estava bem colocado ou que não era fora-de-jogo. Aliás, as primeiras palavras que escrevi neste tópico foram precisamente “É fora de jogo”.