[Movimento Sporting] Ideia p/ abate dívida Sporting SAD

Viva,

Nos últimos dias todos nós fomos lendo aqui e ali propostas para ajudar o Sporting a ficar livre da dívida que tem em duas instituições credoras. O clube corre sérios riscos de vida, a SAD tem em mãos uma bomba de instabilidade, e muito embora estejamos a começar a marcar posição no mercado e junto da banca, somos hoje e nas últimas e recentes épocas um clube frágil em função dos rivais.

Ora o futebol é hoje guiado por dinheiro. É-o na medida em que montar um plantel competitivo custa muito caro, e naturalmente a convergência dos custos chega facilmente ao tecto real que um clube pode, de facto, sustentar. Se tivessemos rivais a investir menos, investiriamos menos. Como temos rivais e vivemos num contexto futebolistico europeu e mundial de custos avoltados sob todas as perspectivas, isso obriga ao Sporting investir, também ele, muito.

A dívida à banca é algo premente e urgente. Chegámos ao ponto de termos imensos activos dados como garantias, e a dúvida está, mais que a sufocar o Sporting, a matá-lo aos poucos. Re-estruturações, entrada de investidores e outras medidas dão-nos esperança, mas idealmente deveríamo-nos livrar da dívida à banca o mais cedo e rápido possível.

Como sabem, o forista cesarium foi insistindo numa proposta onde os Sportinguistas pagariam essa dívida, de forma diluída por todos. Sendo ou não viável, foi recusada pela grande maioria dos demais foristas, a meu ver, por dois grandes motivos: (1) ninguém quer pagar gestões danosas de outrém, do próprio bolso e (2) a situação sócio-económica em que vivemos não favorece a contribuição necessária para o fazer.

Aquilo que eu venho propor a este tópico é um método com igual propósito - a supressão a dívida da Sporting SAD junto da banca, por completo - mas com diferentes contornos. Em concordância com que foi proposto pelo cesarium, este método acenta também ele na ideia que as massas fazem a força. É necessária a contribuição de muita gente. No entanto, baseia-se em que cada subscritor do projecto não tenha perda alguma de capital, e esteja assegurada a sua valorização às taxas correrentes de aplicações sem risco na banca portuguesa e estrangeira. A ideia é simples: (1) Dinheiro gera dinheiro; (2) Quanto mais dinheiro se tem, mais se é gerado, mas a uma taxa maior que linear.

Resumidamente, eu proponho a criação de um agregado de capital, proveniente de vários subscritores, para ser investido em aplicações financeiras sem risco (e.g. depósitos a prazo), onde as mais valias são repartidas pelos subscritores e pela Sporting SAD, em 50% para cada um. Os subscritores que assim o desejarem, poderão abdicar de parte ou totalidade dos 50% a que têm direito.

Exemplificando, vamos supôr a constituição de um agregado de 1 milhão de euros, subscritos por milhares de subscritores (i.e. quem fornece esse mesmo capital). As taxas de juro que se conseguem para um montante desta ordem de magnitude serão muito superiores às várias parcelas subscritas pelos subscritores. É n’esta definição que o modelo garante retorno para o Sporting. Os subscritores podem entrar com valores entre 100 e 100.000 euros. Assumindo uma taxa de juro líquida de 8% ao ano, cada subscritor recebe o seu capital e ainda acrescido de 4% desse montante. Em média é esperado que cada subscritor receba de volta, em juros, o que era expectável receber se constituisse a aplicação por si mesmo. Neste caso reverteriam para a Sporting SAD cerca de 40 mil euros.

Obviamente, 1 milhão de euros é rapidamente atingível com um número razoável de subscritores. Vamos supor uma constituição com 50.000 subscritores onde em média cada um coloca 500 euros. Estamos a falar de 25 milhões de euros, onde, às taxas de juro exemplificadas em cima e assumindo que nenhum subscritor abdica dos seus rendimentos (um cenário pouco provável), falamos de 1 milhão de euros a reverter para a Sporting SAD, de forma totalmente “gratuita”.

Na minha opinião, estes valores são facilmente multiplicáveis por factores como 8 ou mesmo 10, se forem tomadas as medidas apropriadas, como divulgação junto dos sócios e adeptos depois de jogos e eventos sociais.

Até agora abordei algumas pessoas e todas se mostraram muito receptivas a esta ideia, gostaria de saber a opinião dos foristas.

Viva o Sporting Clube de Portugal,

KuRt

Sou menos, mas sou a favor disto :clap:

Isto é viável ?

KuRt,

Sem desmerecer esta ideia, que me parece boa mas só para alguns bolsos (ou percebi mal?), porque não uma acção tipo crowdfunding?

A ideia e boa mas há muitos aspectos a resolver: 1 - não acredito que estando a taxa de juro como esta possam conseguir um deposito a 8%; 2- as pessoas para entregarem esse tipo de quantia teriam de o fazer a uma entidade que se responsabilizasse pela gestão desse “fundo” o que também acarrecta custos e impostos, actualmente 28% desses Juros iriam para o estado. A divulgação desse produto pra ser efectiva também acarretaria custos, no fim iria render muito menosdo que seria desejável .

O objectivo disto não é obter rendimento pessoal. É fornecer uma fonte (muito boa) de rendimento ao Sporting. Eu se conseguir o montante necessário alinho, e dou os juros ao Clube!

Mas o crowdfunding também não é para obter rendimento pessoal. Quando disse que era só para alguns bolsos referia-me a pessoas com capacidade financeira para investir.

Eu continuo a achar que se fazia uma escala que ia de 1€ a milhjares, e quem pudesse dar certa quantia dava sem discriminação, assim aqueles que nunca poderiam dar 500€ davam(por mês, ou de 2 em 2 meses) 1,3,5,7,10,15,20€por aí foram, e assim chegava-se mais rapidamente aos 3M de adeptos e simpatizantes do clube, que se contribuissem todoscom 1€ já dava 3 milhões por mês.

Isso conjugado com os juros, em 2/3 anos o Sporting financeiramente ficava bem mais solto de finanças e poderia apontar a melhores voos, EM TODAS!!! as modalidades do clube, não só no futebol, mas voltarmos a ganhar no andebol, hoquei, voleibol, basquet masculino ser reativado de novo etc, etc.

Apenas acho que os 500€ muita boa gente não vai dar …

Mas isto é só a minha opinião…

Por mim cada um dava o que podia ^-^

Suponho que esta pergunta seja para outro forista, certo? Na minha óptica e das pesquisas que fiz, além da minha própria experiência, não ha nenhuma barreira legal. A maior questão legal poderá ser em como dar os rendimentos à Sporting SAD pois sendo uma SAD não sei como são as doações, mas penso que o melhor modelo que poderá haver é amortizar a dívida nas entidades credoras, directamente.

O limite mínimo a investir terá que ser bem definido, mas penso que 100€ é um valor à partida razoável, sendo que nesse sentido será para todos os bolsos. Tem um quê de crowdfunding, mas neste caso não há nada a financiar porque se trata de dinheiro que não se perde. Isto no fundo pode ser encarado como crowdinvestment.

Quanto a 1): o mercado nacional oferece tudo majorado a 5.7% líquidos em determinadas condições, sem ser necessário negociar. Se falarmos de um valor de MILHÕES de euros, 8% parece-me atingível sem grande esforço na banca nacional. Lembro que a taxa de juro em países como Brasil, em aplicações sem risco, pode facilmente chegar aos 10% líquidos.

Levantas uma questão muito importante e que naturalmente já tinha pensado nela. O que me parece é que os custos podem ser resíduais em função dos rendimentos. Quando mencionei aqui taxas de juro, mencionei taxas de juro líquidas - já livres de impostos.

Concordo que a divulgação também possa exigir custos, mas penso que caso se reuna uma equipa de sportinguistas prontos a colaborar nessa vertente (divulgação + recolha de fundos), tudo poderá ser minimizado. Eu já pertenci à gestão de uma associação sem receitas, e concluí que todos os projectos são possíveis a troco de uma única moeda: tempo. Já obtive, nessa parte da divulgação, impressões gratuítas em troca de publicidade. É esse tipo de modelo que deverá ser usado (em tudo) para maximizar os lucros.

Vou usar esta resposta para vocês os dois e para o Lito, mais uma vez.

Eu pensei em implementar duas coisas diferentes para o mesmo movimento: doações para cobrir determinados custos administrativos e subscrições para implementação do modelo de negócio.

Quanto às subscrições terão que ter um valor mínimo, caso contrário os custos administrativos aumentam exponencialmente. À primeira vista (isto tem que ser estudado com calma), 100€ parece-me um bom compromisso entre o que cada um pode subscrever (não é dar) e os custos administrativos envolvidos.

Eu como sou menor não tenho a maior experiência e não percebo muito, estou só a tentar ajudar e não atrapalhar, se o estiver a fazer avisem que não falo mais ^-^

E já agora não se poderá criar 2 contas? 1 para a tal que o kurt está a pensar e muitos outros também, e a outra para quem so pode dar 5 ou 10€ no final do mês, penso que neste momento haverá muita gente assim, mas comoo disse anteriormente sou só um puto :beer:

O grande problema é que administrar isso tudo custa muito (tempo). É muito mais fácil gerir 500 transferências do que 5000 (não é 10 vezes mais fácil, é mais que isso).

Eu vejo transferências de 1-5 euros a poderem ser doações p/ serviços administrativos, que vão ser também eles importantes neste processo.

Eu quero a ajuda/avaliação de toda a gente, sejam novos ou velhos, com ou sem experiência. :great:

Isso é verdade seria muito trabalho .

Vamos ver no que vai dar esperemos que siga para a frente.

E ok, eu estou a tentar ajudar :great:

É uma ideia que até pode ser boa, mas lembrei-me de outra, e se a comunidade do Forum comprasse em conjunto uma posição dentro da SAD do Sporting?

Juntos como pequenos subscritores poderiamos conseguir uma posição relevante dependendo claro está do sucesso desta acção.

Teriamos a certeza que uma parte da SAD seria de um grupo de Sportinguista.

Como não entendo muito deste assunto, pergunto se seria possível criar uma sociedade deste tipo nesta comunidade e depois ter um ou dois representantes nas AG e reuniãos da SAD?

Acham isto viável? Poderia ser atraves da aquisião das VMOC´s ou directamente comprando um conjunto de acções?

Quanto custaria adquirir por exemplo 10%?

Admito uma “benemerência” para com o Clube, confiando sempre no uso a dar pelas sucessivas Direcções vindouras aos fundos “doados”.
Mas parece-me vital não misturar o Clube, Entidade Associativa, eternamente “propriedade” dos seus sócios, com a malfadada SAD para o futebol profissional, com enquadramento jurídico (interno, nacional e internacional) muito diferente.

Penso que os Sportinguistas, adeptos de um Clube permanentemente fiel aos seus valores constitutivos, deverão estar sempre atentos e vigilantes, nomeadamente ao “direito de propriedade” sobre todo o “Grupo Sporting” e sobretudo sobre a tal Futebol-SAD e consequentemente na modalidade mais representativa e mobilizadora do Sporting.

Como o faz a outro nível a AAS.
Por isso as suas participações financeiras deviam ser como “PARCEIROS”, numa única entidade com personalidade jurídica e nunca como “caritativos”.
A diferença para o tal “investidor” no VSC de Guimarães, seria o de o fazerem sem fins lucrativos.
Para preservar o “espírito de unidade e coesão”, tonar-se-ia o poder de voto dos seus membros independente das suas contribuições, de modo a evitar abusos de poder “individual”.
Para isso lancei uma ideia que, ou ninguém leu, ou percebeu, ou respondeu:

FUNDO SPORTING ADEPTOS

Temos como exemplo o Montepio Geral que, sendo uma Associação com liberdade estatutária, é proprietária de um “banco” denominado “Caixa Económica Montepio Geral” (conhecido vulgarmente só por Montepio Geral) e que cria e desenvolve as actividades financeiras que os sócios (da associação Montepio Geral) aprovarem.

ESTATUTOS do MG

Bom Dia.

A ideia é boa e parece-me viável, sendo que sobretudo necessitará de uma grande entreajuda por todos nós, sócios/adeptos do SCP, principalmente a nível de divulgação e promoção da iniciativa.
Não sei até que ponto era real abater por completo a dívida do clube à banca, principalmente olhando para o exemplo que o Kurt dá: se tivermos 50.000 subscritores com média de 500 euros, temos 25M. Ora, isto se comparado com a dívida do clube é ainda muito pouco.

Teremos 50.000 subscritores?
Gosto da ideia, e podem contar comigo, claro. Mas neste momento, as minhas dúvidas recaem sobre o número de subscritores e consequentemente o montante aplicado que conseguiríamos.

Vamos deixar esta ideia respirar mais um pouco e ouvir outras opiniões.

Abraços.

Meus caros,

A fim de avaliar mais concretamente a proporção que esta ideia pode tomar, peço-vos para irem enviando um mail para movimentopeloscp@gmail.com com a vossa receptividade e montantes que estariam dispostos a investir nesta casa, além da taxa que gostariam de receber (entre 0 e 50%).

Espero sinceramente mais participação neste tópico nos próximos dias, com uma avaliação sincera do procedimento proposto.

Juntos conseguiremos ajudar o Sporting.