Nos últimos dias veio a público a existência de um movimento oposicionista à gestão do Sporting mais propriamente à política e estratégia adoptadas pela Direcção de Dias da Cunha. Falou-se, inclusive, que estava em curso uma recolha de assinaturas, com vista a requererem a realização de uma Assembleia Geral. Batista da Silva, antigo presidente do Conselho Fiscal da gerência de Jorge Gonçalves, era dado como sendo elemento de liderança do referido movimento contestatário. O que não corresponde à verdade, segundo A BOLA apurou. O movimento existe realmente mas não foi criado por Batista da Silva. Trata-se de um grupo de reflexão que nasceu de forma espontânea, a seguir ao jogo com o Marítimo, como consequência de mais uma derrota averbada pelos leões. O porta-voz é João Pedro Varanda que ontem nos deu algumas dicas sobre o assunto: «Somos um grupo organizado de 25/30 sportinguistas— na sua maioria jovens licenciados (juristas, economistas, médicos, jornalistas, farmacêuticos) — para reflexão sobre o actual estado do Sporting. Como se sabe, o universo leonino integra várias sensibilidades e facções mas a nossa força reside na independência. Não queremos protagonismo, nem queremos ser dirigentes. Só queremos o melhor para o Sporting. Vamos ter um plano de acção e apenas queremos discutir a evidente crise de liderança e de gestão desportiva. Há figuras gradas interessadas em entrar no nosso movimento mas neste momento não estamos ao serviço de ninguém. O Batista da Silva juntou-se a nós quando o movimento já existia.»
Sem intenção de causar polémica mas tão somente de ser esclarecido, gostava que me informasse quem estivesse em posição de o fazer se esta notícia diz respeito a / descreve exactamente o movimento cuja idéia foi lançada pelo Mauras, e se o citado porta-voz é um membro deste Fórum (se for o caso, não quero saber qual o nick). Antecipadamente agradecido.
Esse movimento que por aí anda NADA TEM A HAVER com a ideia que lancei e que ainda está em fase embrionária.
Esse movimento que se fala na imprensa é protagonizado por algumas pessoas que inclusive já fizeram parte de outros elencos, e tem pelo que leio como único objectivo destronar a actual direcção.
Parece-me redutor e não comungo dessa visão redutora (e parece-me a mim interesseira) apesar de pelo que às vezes me é dado a parecer alguns tenham lido as coisas assim (certamente leram na diagonal).
Esse movimento é algo contextual.
O que imaginei é algo menos contextual e mais abrangente, com um conjunto de sócios a discutir não como mandar abaixo os dirgientes mas sim a ponderar primeiro o que é o sporting, o que gostariamos que fosse e o que deverá acontecer para ele ser assim. E só depois disso decidir o que fazer para fazer vingar essas ideias.
É esta a pecaminosa e subversiva ideia que propus e que continuo a propor.
PS - De qualquer forma a dúvida é legítima pois quem lê o que o “porta voz” diz fica com a nítida impressão que alguém andou a seguir o fórum e se baseou em algumas ideias trocadas no pp para agora fundamentar esse movimento constituido à pressa. Parece-me óbvio quem foi, foi a “malta” da Ofensiva 1906 que já anteriormente seguia o fórum com alguma atenção.
Esse movimento que se fala na imprensa é protagonizado por algumas pessoas que inclusive já fizeram parte de outros elencos, e tem pelo que leio como único objectivo destronar a actual direcção.
Tanto quanto se soube eles inclusive procuravam activamente um candidato a apresentar em alternativa ao DC…
São um movimento interesseiro, fica óbvio pela sua composição ou pelo menos pelo estilo de pessoas que permitiram que se associasse.
Outra indicação negativa é o plágio descarado de tudo o que discutimos aqui na formação do movimento. Surge completamente plagiado nos manifestos deste novo movimento.
Acaba por ser o castigo merecido. O fórum foi silenciado pelo que agora se percebe para evitar o movimento. Pois surgiu um pior, interesseiro e perigoso a legitimar-se à custa do que lá foi colher. Parece uma daquelas fábulas morais que se contam aos putos.