Rodrigues Dias, antigo treinador do Sporting, faleceu esta quinta-feira, com 82 anos, informa a agência Lusa.
Ao serviço do emblema de Alvalade, Rodrigues Dias conquistou um Campeonato, em 79/80, e uma Taça de Portugal, duas temporadas antes.
Rodrgues Dias treinou uma das duplas atacantes mais famosas dos verde e brancos, formada por Manuel Fernandes e Jordão.
Na sua carreira como treinador, Rodrigues Dias orientou ainda outros históricos do futebol português, como Vitória de Setúbal, Varzim e Beira-Mar. Foi também treinador das selecções AA e juniores.
O corpo encontra-se em câmara ardente na Igreja de Queijas e segue na manhã de sábado, depois das 09:00, para o cemitério do Alto de São João, em Lisboa.
Um pormenor pouco politicamente correcto nesta altura é que em 79-80 - primeiro campeonato que o Sporting ganhou sendo eu sportinguista - quem acabou a época como treinador campeão foi Fernando Mendes.
De qualquer modo, uma figura que merece o respeito e o aplauso dos sportinguistas. Paz à sua alma.
Foi também ele que resolveu o conflito que havia na posição entre Manuel Fernandes, Manoel e Jordão.
Os três queriam jogar no meio; aquilo dava confusão porque se atropelavam uns aos outros. Um dia chamou os três ao gabinete e disse-lhes: vocês querem jogar todos no meio não é? Então joguem como quiserem. Mas na minha opinião o Manuel Fernandes deve jogar mais sobre a direita, o Manoel no meio e o Jordão mais sobre a esquerda.
Os jogadores resolveram experimentar. E gostaram. Passaram a jogar assim, e esse trio acabou por ser decisivo no campeonato 79/80. Mais tarde, já sem Manoel, Manuel Fernandes e Jordão continuaram a jogar nessas posições. Sempre com bons resultados.
Espero que saibamos ensinar aos mais novos a sua importância nesses conturbados anos dos finais da década de 70 (77 a 80), quando o sistema começava já a dar os primeiros passos.