Morreu o Coronel Otelo Saraiva de Carvalho, estratega do 25 de Abril

Uma figura de indesmentível dimensão histórica, com um percurso de mérito, mas também repleto de ambiguidades e contradições.

3 Curtiram

“O homem do 25 de Abril”.

Figura controversa, para não dizer pior. No que dependesse dele seríamos uma filial da URSS mas como celebrar mortes não é comigo que descanse em paz.

1 Curtiu

O Spínola também não era flor que se cheirasse e todos lhe lamberam os pés. Inclusive tentou um golpe e continuou com imagem intocável… este criou brigadas terroristas, esteve sim mal, mas não foi único… se Otelo foi, o Spínola também…

Todos as principais figuras do 25 de abril foram ostracizadas… Otelo, Salgueiro Maia, etc…

1 Curtiu

Sem dúvida. O que não falta nesse periodo são figuras muito duvidosas (mesmo depois do 25A) que posteriormente são pintadas de heróis.

1 Curtiu

Já não me admiro que nem funeral com honras tenha direito, mas o chulo do Soares, que pisou a bandeira nacional em Espanha entre outras, já teve…

3 Curtiram

Descanse em paz Coronel Otelo Saraiva de Carvalho.
EDIT: Eu não faço comentários sobre se ele foi um comunista radical que queria instalar uma ditadura em Portugal pois não sei do assunto, mas se foi então era um corrupto ditador igual aos outros, não há muito a fazer.

A tua observação não faz sentido, porque um funeral com honras de Estado só aplica a Presidentes da República, a presidentes da Assembleia da República e a primeiros-ministros (antigos e em funções).

Quanto ao mito de Soares ter pisado a bandeira nacional, isso teria alegadamente acontecido em Londres e não em Espanha. Aliás, a tua referência a Espanha é completamente absurda, porque significaria que Soares teria estado presente numa manifestação de protesto contra Marcello Caetano em plena Espanha franquista.

Tenho um imenso respeito por todos os que fizeram o 25/04.
Tiraram as gerações dos meus pais e avós de uma ditadura que durou mais de 40 anos o que me permitiu nascer e crescer em liberdade.
Dito isto não posso deixar de escrever que o Otelo achava-se o próprio dono da liberdade e vai ser enterrado com o peso das vítimas das FP25 no lombo.

Que descanse em paz, coisa que não vai ser fácil para ele.

Quase todos tentaram dar o seu “golpe” depois do 25 de abril, tentando virar Portugal para o lado que mais lhe conviesse. Com excepcao de salgueiro Maia, que nunca quis nada com a política. De spinola a Otelo, passando por ramalho Eanes e Cunhal.
Outros tempos, mas sem Otelo o 25 de Abril teria fracassado provavelmente.

3 Curtiram

Que descanse em paz.

Quanto ás acções questionáveis, é normal haver pontos de vista diferentes. Agora é muito fácil falar, mas na altura vivia-se uma incerteza muito grande.

25 de abril sempre.

2 Curtiram

Não me supreende o tempo de antena que tem esta personagem.

Depois do 25 de Abril, não sou propriamente um fã dele. Nas operações do 25 de Abril foi um homem com tomates. Sou um opositor declarado de todos os tipos de autoritarismo e prepotência. Como tal agradeço a quem deitou o “Estado Novo” abaixo (e Otelo foi um deles).

Independentemente de tudo, foi um ser-humano que nos deixou e que viveu de acordo com o que a sua consciência lhe mandou. E merece o eterno descanso…

1 Curtiu

Não sou capaz de desejar mal a velhotes, paz à sua alma. Sempre me pareceu um tipo carismático mas muito influenciável. Antes do 25 de Abril foi instrutor da Legião e facilmente seria alvo de um dos mandatos que depois assinou, em 75 quis ser o Che da Europa. Incontornável.

Obrigado por tudo Otelo!

1 Curtiu

https://twitter.com/isabelsantiago_/status/1419291206169899008

4 Curtiram

Eu não estou a falar em honras de estado, sei perfeitamente só se aplica a ex presidentes e afins. Mas uma cerimônia simbólica por parte exército. Ele era coronel de artilharia… mas ele pertenceu ao conselho da revolução, foi durante curto período equivalente a órgão de soberania, até ser extinto pela revisão constitucional.

Compreendo seja uma figura controversa, não se pode apagar o seu passado criminoso das FP-25, mas as TV já começaram a diabolizar esse facto, tentando apagar facto de se hj estarmos em liberdade é graças a ele e a quem o ajudou…

Mas como referi, na época todos cometeram erros, fruto do ambiente da época… mas uns serem heróis e outros maus da fita, não é justo…

O Otelo era tão fixe que faz os Liberais e restante Direita apaixonarem-se pelo Olof Palme.

https://twitter.com/tmoreiradesa/status/1419256243588419584

2 Curtiram