Morreu o cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas

Morreu o cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas

O cavaleiro tauromáquico Joaquim Bastinhas morreu esta segunda-feira à tarde, no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internado desde novembro.

O cavaleiro tauromáquico, vítima de doença prolongada, encontrava-se internado naquela unidade hospitalar desde 05 de novembro último.

Nascido em 08 de março de 1956, em Elvas, era pai do também cavaleiro tauromáquico Marcos Tenório. Casado com Helena Maria Gonçalves Nabeiro Tenório, tinha outro filho, Ivan Tenório.

Joaquim Bastinhas – que comemorou este ano 35 anos de alternativa - recebeu-a em 15 de maio de 1983, das mãos do cavaleiro José Mestre Batista, com o testemunho de João Moura.

Apresentou-se como cavaleiro amador com 12 anos, por ocasião do tradicional festejo de Carnaval, na Monumental do Campo Pequeno, em 02 de fevereiro de 1969.

Desde então fez-se anunciar pela alcunha de Bastinhas, nome pelo qual o seu pai, Sebastião Tenório, que fora cavaleiro tauromáquico amador, era conhecido.

A 15 de Maio de 1983 tomou a alternativa de cavaleiro tauromáquico na praça de toiros de Évora, na tradicional corrida de concurso de ganadarias.

Confirmou-a no Campo Pequeno a 14 de julho de 1983, com João Palha Ribeiro Telles como padrinho e Paulo Caetano como testemunha.

Em 1984 encerrou-se na lide de seis toiros Murteira Grave, na praça de toiros “Carlos Relvas”, em Setúbal.

Cavaleiro de estilo popular, além das praças de Portugal continental e ilhas, Joaquim Bastinhas atuou em Espanha, França, Grécia, Macau e México ao longo de 35 temporadas como cavaleiro de alternativa.

A 10 de julho de 2008, de novo no Campo Pequeno, concedeu a alternativa ao seu filho Marcos Tenório Bastinhas.

Afastado das arenas duas temporadas, devido a um grave acidente sofrido com um trator em setembro de 2015, reapareceu este ano nas arenas atuando em julho, na Figueira da Foz, e em setembro, em Elvas, voltando a ser apoderado por Rogério Amado.

Até ao momento desconhecem-se os pormenores das cerimónias fúnebres."

JN

Que ninguém se atreva a festejar a sua morte. Faltas de respeito por um ser humano que faleceu serão fortemente punidas.

Enviado do meu ONEPLUS A6013 através do Tapatalk

Gente da minha cidade. Ícone da tauromaquia e grande Homem. Deixa hoje um legado, paz à sua alma.

Era sportinguista e dava grande espectáculo em cima do cavalo…

Nunca fui grande aficcionado mas aquele par de bandarilhas era, creio, a sua marca registada…

RIP

Paz à sua alma…

Qual é a necessidade mesmo sem ninguém ter escrito nada de policiar logo o tópico no primeiro post?

Muitos anos de fórum. Sabendo perfeitamente que alguns viriam cá expressar o seu contentamento pela morte de um toureiro.

Não o disse mas obviamente espero que descanse em paz

Enviado do meu ONEPLUS A6013 através do Tapatalk

Que descanse em paz.

Mais vale prevenir que remediar. Também não gosto de touradas, mas por ser alguém da minha cidade e pelo homem que era fora da sua profissão, exigesse respeito.

Que descanse em paz.

Era um dos cavaleiros que mais gostava de ver atuar. Conseguia levar o público ao rubro. No fim dos espetáculos, o público a puxar e a dizer " só mais um" e ele ia logo pressionar o diretor da corrida, que não tinha remédio senão aceder para não estragar o espetáculo… Ou até quando o próprio via que o touro não tinha ajudado a exibição, puxava sempre das bandarilhas…
Aqueles par de bandarilhas que faziam o publico vibrar… Vou ter saudades de ver as atuações dele…

Mais uma vez, descanse em paz…

Grande perda para a tauromaquia…era o meu cavaleiro favorito

Espero que haja uma grande corrida este ano em sua homenagem

RIP

A primeira vez que fui a uma corrida de touros tive a sorte de ver Joaquim Bastinhas. Ainda me lembro que era puto e tinha uma máquina da “Agfa” e consegui tirar uma foto bem perto do Cavaleiro. Ele e Joao Moura eram as referencias.

Paz á sua alma, grande Cavaleiro.

Funeral será em elvas julgo eu…

O João moura ja não faz lides, pois não? Agora ele têm é o filho o João moura Jr

A par do presidente do Peniche, outra morte estúpida :S

Paz à sua alma

Não sou aficionado da tauromaquia, mas que descanse em paz. :frowning:

Será sim. Hoje(quarta)

Pois, tenho ideia que já nao lida de facto. Desde que estou fora do país acompanho muito menos.
Bastinhas é uma grande perda, nao só para o toureio a cavalo. Paz á sua alma.

Uma grande perda, um dos enormes senhores da tauromaquia.

Uma morte estupida.

Quando tens um governo que desinveste obscenamente na saúde e outros serviços públicos para escamotear a ausência de impostos, não se torna uma morte estupida mas sim negligente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk