Morreu o cantor Luís Represas, aos 69 anos

https://expresso.pt/blitz/2026-07-22-morreu-luis-represas-aos-69-anos-57b37040

5 Curtiram

DEP

Um grande nome da música portuguesa que parte.

4 Curtiram

Que merda… Uma das grandes vozes dos últimos 40/50 anos…

2 Curtiram

Uma das melhores vozes portuguesas.

2 Curtiram

Mais um que vai, uma tristeza…fica o legado…

DEP.

DEP, Luís.
Indiscutivelmente um dos grandes da música portuguesa, apesar de não ser fã da sua obra.

1 Curtiu

O primeiro concerto que vi na minha vida foi ele, no Coliseu do Porto, com os meus pais. Ele e o Compay Segundo.

Uma voz com um timbre único. Acho que foram poucos reconhecidos.

1 Curtiu

Fica-me sempre na memória os arrojados (à data) Trovante, quando pegavam numa série de sonoridades tradicionais, ou culturais portugueses, e davam uma imagem e uma roupagem mais moderna e cosmopolita.

Como na Prima da Chula, em que recitam poetas populares, como Alfredo Marceneiro, ou António Aleixo…

“A rica tem nome fino,
A pobre tem nome grosso.
A rica teve um menino,
A pobre pariu um moço”

Numa altura em que os portugueses não tinham medo de andar pelo Mundo, e que o Mundo era bem-vindo a Portugal, sem que a cultura portuguesa fosse foleira ou desvalorizada. Éramos todos parte do mesmo, e a diferença é que nos fazia tão iguais.

Que descanse em Paz.

10 Curtiram

Descanse em paz.. tristeza profunda..

1 Curtiu

DEP
Trovante sem dúvida uma das melhores bandas portuguesas de sempre.

Nos anos 80 havia uma rivalidade com os Heróis do Mar, tipo Beatles/Stones, mais fabricada pela imprensa que outra coisa, os Trovante conotados com a esquerda e os Heróis do Mar com a direita, uma tontice, eram ambas excelentes bandas.

1 Curtiu

Alguém conhece algum site de torrents de música portuguesa?
Onde eu possa “comprar” alguns álbuns que não encontro em lado nenhum?

Agradecido.

DEP

Ainda há pouco tempo tive oportunidade de ver os Trovante ao vivo, nesta última série de concertos. Não fazia ideia que não o voltaria a ver.

Descanse em paz. Nome muito grande da música portuguesa.

3 Curtiram

Os meus sentimentos :pensive_face:

Notícia triste esta do desaparecimento do nosso grande Luís Represas. Tive o prazer de o conhecer, e era um senhor. Estou um bocado sem palavras. Que a sua história seja lembrada por todos os portugueses com o devido carinho.

Que descanses em paz, Luís.

Era muito comum essa lógica, também tiveste a dos UHF com os Táxi:

https://sicnoticias.pt/podcasts/blitz-posto-emissor/2026-03-05-antonio-manuel-ribeiro-taxi-e-uhf-eram-como-portugueses-e-espanhois.-havia-um-tratado-de-tordesilhas-e-metade-do-pais-era-nosso-2047dfc6

D. E. P. Represas.

Hesitei escrever isto, mas cá vai.
Li notícia de que a causa da morte foi cancro no pulmão.
Em 2022 foi-lhe diagnoticada uma endocardite (mas não estava mencionada a causa. Sabendo-se que tanto a Covid19 bem como a vacinação podem originar quadros de miocardite), que levou a hospitalização com tratamentos prolongados e descanso absoluto, com largo período de fisioterapia de recuperação.