Morreu Marco Paulo

Este homem ultrapassou 3 cancros e conseguiu sempre voltar.
Pensava que desta também iria conseguir, um lutador.

RIP

Sentido RIP.
Ainda por aí anda o mítico Quim Barreiros, outro ícone da cultura portuguesa.
No outro dia ele veio a Sintra, à Feira das Mercês (uma amostra do que era nos anos 90, tristemente), e eu decidi levar a minha namorada norte-americana, grávida, a ver a (pseudo-) Feira e o Quim Barreiros. Adorei traduzir o que o eterno Quim estava a cantar. :stuck_out_tongue_winking_eye::rofl::joy:

“This is Portuguese culture, sweetie. Far from being crude and simple, the lyrics are metaphorical masterpieces”.

3 Curtiram

Não sabia

RIP.

Quando aparecem mais cancros já se torna mais dificil, porque a pessoa ficou mais fraca devido aos tratamentos para conseguir aguentar.

Verdade, mas no passado já tinha tido 3 diferentes.

Perdi a minha avó para cancro dos intestinos.
Entre diagnóstico e falecer ainda viveu quase 18 anos… mas estava muito debilitada nos últimos anos… é uma doença horrível.

Sim, mas desta vez foram 2 ao mesmo tempo. Algumas pessoas tem tendencia a ter mais facilmente cancro noutro local e foi o caso dele.

1 Curtiu

Depende da gravidade, do tipo de cancro, da pessoa, do tratamento, etc.
Eu nunca vi o meu pai doente. Nem uma constipação. Foi-lhe diagnosticado um cancro no final de Dezembro e em Março faleceu.
Por outro lado, a avó materna da minha chavala teve cancro da mama e faz diálise e está aí rija. Tem 92 anos. Teve Covid.

1 Curtiu

A quimioterapia é basicamente destruir tudo, não são só as celulas e tumores cancerigenas. Ficam quase sem defesas. Por exemplo há muita gente que não morrem directamente devido ao cancro mesmo, mas sim das sequelas como por exemplo apanhar uma infecção ou pneumonia.

1 Curtiu

Tambem depende quando é diagnosticado, em estado precoce ou avançado. Claro que há pessoas que podem resistir muito mais. Isso varia de pessoa para pessoa.

1 Curtiu

Foi apanhado tarde. Já tinha metástases. Mas ele foi ao médico logo que a tosse - fumador compulsivo - começou a soar diferente e a durar. Foda-se, mano, eu tenho gravado na memória, como se tivesse sido ontem, o dia, a manhã, estava eu a descer as escadas à velocidade da luz para ir para a universidade e o meu pai a vestir-se, quando ele começou a tossir de uma maneira anormalmente grave. Eu disse, “então, que é isso?”, e ele, “eu sei, vou telefonar ao médico”.
O resto é história.

A partir do momento em que uma pessoa com cancro decide fazer tratamento, começa uma luta contra o cancro e o próprio tratamento. O meu pai resistiu espectacularmente até ao fim de semana que precedeu o seu falecimento, onde ele estava mesmo mal, cheio de dores, náuseas e o crl.

A minha avó paterna teve um cancro no estômago, foi operada praticamente de emergência mas, apesar dos conselhos dos médicos e de ter à sua disposição literalmente tudo o era preciso e mais, não quis (‘não funciona’). Nem imaginam o que foram as duas últimas semanas. Imperdoável.

3 Curtiram

A minha mãe teve no intestino e removeram o tumor numa operação de 10h.

Passados poucos meses apareceu no abdominal. A justificação do médico é que foi devido a operação.

Faz quimioterapia há 3 anos e faz a vida dela normal. O tumor está lá estável e faz tudo normal.
Quimioterapia de 2 em 2 semanas.

Ou seja, acredito que seja importante ir fazendo os tratamentos para, pelo menos, não avançar.

Fundamental a alimentação, o descanso, parte social, etc. Muito mesmo. Para vos dar um exemplo, fui passar férias a casa dos meus pais durante 2 semanas, e a minha mãe que tinha perdido quase 20kg, aumentou, em 2 semanas, 7kg.

1 Curtiu

Pois aí está, em estado avançado. É tramado e tambem ficamos com uma lembrança muita clara como se fosse ontem de como começou.

1 Curtiu

Acho que no caso dela deve ter sido diagnosticada em estado precoce. Porque para ter um tratamento de 2 em 2 semanas é um tratamento menos agressivo.

O meu antigo contabilista aguentou pouco mais de 1 ano com um cancro nos intestinos tambem. Teve de ir de as urgencias quando teve uma diarreia monumental com dores de barriga. Tiveram de cortar algum intestino. Ele dizia durante os tratamentos quando me vinha ver, que o medico disse-lhe que parte do tumor continua. Ele ficou muito magro, deve ter perdido mais de 30Kg. Como foi em estado avançado, levou com um tratamento mais agressivo. Logo foi mais dificil aguentar e ter uma vida mais normal.

Um ícone da nossa cultura contemporânea. Ficará para sempre na nossa memória colectiva.

RIP.

RIP
Não posso dizer que fosse um fã, mas tinha uma excelente voz e nos anos 80 teve uma impressionante série de sucessos com canções que ficaram na memória das pessoas.
A estratégia dele, ou neste caso, da editora, era muito simples: pegar em canções desconhecidas em Portugal mas que tivessem sido êxitos nos seus países e adaptá-las à nossa “realidade” musical. Resultou em cheio para ele.

1 Curtiu

Sim, é verdade.

1 Curtiu

DEP.

R.i.p. conterrâneo