Para a maior parte de vós e a julgar pelos vossos gostos musicais, este nome certamente não vos vai dizer grande coisa, mas era um dos maiores nomes no que ao Soul e ao Rithm & Blues dizia respeito. Depois da morte de Barry White, era muito provavelmente uma das figuras mais proeminentes no panorama da música negra.
Morreu após 2 anos de luta intensa contra uma trombose, da qual nunca conseguiu recuperar. A música está mais pobre.
Paz à sua alma. 
A mim diz-me alguma coisa. Não era um grande fã, tinha uma boa voz mas sempre achei a sua maneira de cantar demasiado amaneirada, e para além de “Never too much” não lhe conheço nenhuma canção verdadeiramente marcante. Mas nem só de primeiras figuras vive a música. Soube do ataque inicial e no início as notícias era de que ia recuperando bem. Mas não suficientemente, pelos vistos. Paz à sua alma.
“Stop To Love” (1984, se não estou em erro).
Vandross não era um cantor de “mainstream”, pelo menos desde os anos 90. Durante os anos 80, quando a música que se dançava nas discotecas na época (e que não tinha muito a ver com o que se faz actualmente) se confundia de algum modo com os estilos de fusão e os grandes intérpretes negros ou de música negra, como Luther Vandross, James Ingrham, Patty Austin, Anita Baker, etc., era obviamente mais mediático e mais passado na rádio, daí o facto dos seus temas não serem muito conhecidos nos dias de hoje e o mesmo se aplica a todos os intérpretes que acima referi.
Há por exemplo um facto curioso que pouca gente conhece: Phillip Bailey (ex-vocalista dos Earth Wind & Fire e grande amigo pessoal de Phil Collins) está actualmente dedicado à música Gospel. :!:
James Ingrham, Patty Austin, Anita Baker
Quase nada conheço de Patti Austin, de James Ingram só alguns temas dos anos 80, mas gosto bastante da voz dele. Anita Baker é um caso paradoxal: tem temas excepcionalmente compostos e produzidos (ex “Rapture” ou “Sweet Love”) mas nunca gostei muito da voz dela, sempre achei demasiado contida.
Há por exemplo um facto curioso que pouca gente conhece: Phillip Bailey (ex-vocalista dos Earth Wind & Fire e grande amigo pessoal de Phil Collins) está actualmente dedicado à música Gospel. :!:
Já sei há muito tempo. A minha fonte de informação: a revista inglesa “Echoes” (que já viveu melhores dias).