Morreu Les Paul

Um dos inventores da guitarra eléctrica e um dos pais do rock ‘n’ roll desaparece, aos 94 anos.
O norte-americano Les Paul, conhecido pela criação da guitarra eléctrica do mesmo nome, morreu esta Quinta-feira, 13 de Agosto, vítima de complicações provocadas por uma pneumonia.

De verdadeiro nome Lester William Polsfuss, o músico e inventor tinha 94 anos e faleceu num hospital do estado norte-americano de Nova Iorque.

O papel de Les Paul na história do rock, não só pela criação de uma das primeiras guitarras elétricas de corpo sólido como pela invenção do gravador multipistas e pelo desenvolvimento de vários efeitos de som, será certamente honrado, nos próximos dias, pelos muitos e ilustres fãs das suas guitarras.

Foi em 1952 que a Gibson começou a produzir a guitarra Les Paul, favorita de Jimmy Page, dos Led Zeppelin, Pete Townshend, dos The Who, ou Steve Howe dos Yes, entre muitos outros.

Noticia retirada da blitz

Para quem não conhece, estas são exemplos das guitarras deste senhor da música :wink:

RIP!

Ter visto Slash tocar com uma Gibson Les Paul foi algo que não esquecerei.

Não o conhecia,mas já tinha ouvido falar nessas guitarras.

RIP e obrigado por ter sido um dos pioneiros desse magnífico instrumento

Um senhor da música. Que descanse em paz e obrigado.

RIP.

Mas que grande perda. :-X Que descanse em paz.

RIP

RIP

RIP

A guitarra eléctrica foi apenas uma das suas contribuições no campo da música. Outra bem importante foi a sua contribuição para as gravações em multi-pista, ou seja, a gravação das vozes e de cada instrumento em pistas separadas para tratamento e mistura posterior.

Deixo uma citação do Keith Richards, dos Rolling Stones sobre Les Paul, que ilustra bem a importância deste senhor para o mundo da música:


“We all must own up that without Les Paul, generations of flash little punks like us would be in jail or cleaning toilets. This man, by his genius, made the road we still travel today.”

R.I.P

Muito mais importante para a musica que outros recém falecidos mas com muito menos atenção dos media. Aos 94 anos já devia estar habituado a injustiças.
Viverá para sempre, já que foi imortalizado ao dar o nome a Gibson Les Paul.
RIP

A última quinta feira, dia 13, foi um dia de luto para os amantes da guitarra elétrica e de música em geral, já que o músico e luthier americano Les Paul, inventor do instrumento que leva seu nome e da tecnologia de gravação multipista, morreu vítima de complicações de uma grave pneumonia com 94 anos de idade.

Muitos fãs da guitarra Les Paul e músicos em geral ficaram comovidos com a morte de Paul, incluindo alguns dos maiores guitarristas em atividade no mundo como Slash (Guns N’ Roses e Velvet Revolver), Paul Stanley (Kiss), Richie Sambora (Bon Jovi) e o guitar hero Joe Satriani (atualmente no Chickenfoot).

“Les Paul foi um brilhante exemplo de como alguém pode ser cheio de vida”, disse Slash, um dos maiores fãs da guitarra Gibson Les Paul que já andou pela Terra. “Ele era muito vibrante e vivia cheio de energia positiva. Eu estou honrado de tê-lo conhecido e tocado com ele através dos anos. Ele era mesmo brilhante.”

Em entrevista à Associated Press, Paul Stanley e Joe Satriani não pouparam elogios ao velho músico.

“Seu nome virou ícone de aspiração de todos os guitarristas virtuosos do rock. A guitarra que ele criou virou um marco na história da grande música que foi feita nos últimos 50 anos”, disse o guitarrista do Kiss.

Satriani foi além e disse que Paul era o “guitar hero original”, que tocou com ele no último mês de outubro em uma apresentação especial e que “Les Paul ainda estava destruindo.”

Já em conversa com o NME, o guitarrista do Bon Jovi afirmou que o trabalho de Paul como músico e luthier revolucionou o negócio da música.

“Les viveu uma longa vida e cumpriu muitos de seus objetivos, então estou muito feliz por ele nesse sentido. Fico feliz dele ter tido a chance de ver que era uma lenda em seu próprio tempo, enquanto ainda estava vivo”, declarou emocionado Richie Sambora.

Não era propriamente um jovem, por isso, não choca.
Mas…obrigado por tudo o que deu à música!!!

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

RIP