Morreu José Saramago - Nobel Literatura de 1998

José Sara, Mago.

Um génio que vai.

Um império que fica.

Dava tudo para saber a sua conversa interior com Deus, nos seus últimos instantes.

Obrigado! :clap: :clap: :clap: :clap:

Como me perco em cada um dos seus livros, o escritor português que mais aprecio…
Para mim, não morreu porque ainda tenho muito seu que ler.

Descanse em paz.

Alguém que achincalha valores que para mim são intocáveis apenas por causa da polémica não merece qualquer respeito como escritor ou livre pensador.

Como pessoa, lamento a sua morte. Mas lá chegaremos todos, não é verdade?

:arrow: :arrow: :arrow:

Acima de tudo, um homem que escrevia profundos livros, um artista que usou a Palavra e a Língua como matéria prima para revolucionar a literatura portuguesa e levá-la a lugar de destaque no mundo, natural e ao mesmo tempo inexoravelmente. O prémio Nobel da Literatura que ganhou premeia o seu percurso, duro, sofrido, superado, porque o único “crime” que cometeu, e que lhe custou muita simpatia, foi o de tentar ser livre, corajoso, frontal, com os seus escritos, e por eles.
É assim um escritor universal, e nunca se pode agradar a Deus e ao Diabo, enquanto se está de bem com eles. Mas Saramago conseguiu, e entra para a galeria dos notáveis, mesmo não sendo consensual. É assim a história, é assim a estória. Como se fosse um falso profeta da verdade, e escrevesse heréticos Evangelhos proféticos, desafiando concepções, desafiando moldes, desafiando o tempo e o espaço, o sagrado e o profano.
A Salman Rushdie ditaram-lhe a Fatwa. O ódio e a ira, a inveja e a ignorância destrói até irmãos de sangue.
Tomara nós amarmos a Liberdade, e sagrá-la como nos ensina a palavra do Criador.

À família e amigos, as condolências.

Um dos grande da língua portuguesa e sem dúvida o maior desde Pessoa. Que descanse em paz, e que o se exemplo de coerência seja uma referência para todos nós, concordando-se ou não com o seu ideário político.

Olha olha o gajo que veio à minha cidade e disse que nunca tinha visto mulheres tão feias, cheira-me que jogava do outro lado do meio campo, com tanta menina boa que por aqui anda :mrgreen: Nunca lhe liguei muito (como muitas das pessoas que agora choram e não se calam sobre ele), mas pelo que ouvi dele era megalómano, pensava que era mais que o seu país e que era bom de mais para estar cá.

E irrita-me que agora nos telejornais seja só falar dele. Ante-ontem ninguém se lembrava dele ::slight_smile:

e sabes ao menos porque saiu do país?

Os soundbytes e os lugares comuns…

O Milan Kundera diz que um romancista é um explorador da verdade, que a sua missão é libertar o mundo das imagens pré-concebidas, das interpretações pré-cozinhadas, e que o primeiro romancista foi Cervantes e o seu explorador foi D.Quixote que com a sua lança começou a rasgar as cortinas da mentira que ocultam a verdade, A partir desse momento outros se lhe seguiram, outros Quixotes e outros Sanchos Pança, no combate à ilusão, Saramago foi um deles e ao extraordinário conteúdo conseguiu aliar uma mestria narrativa vanguardista, Desta vez a lança tinha atingido a própria gramática, mas é que a literatura é supra-gramatical, é arte e não tem que estar subjugada a limites rígidos, é outra maneira de dizer e foi assim que as palavras de Saramago começaram a fluir, a dizer de maneira diferente mas a compreender-se igualmente, Franz Kafka diz que por entre as palavras há restos de luz , Saramago foi também um dos que conseguiu acender vários interruptores do cérebro social através das palavras, Apenas li quatro romances dele mas não me lembrava de nenhuma frase em particular e por isso ontem voltei a folhear os livros para ver aquilo que tinha sublinhado e descobri que afinal eu não sublinho para me lembrar do que leio mas para não me esquecer daquilo que queria recordar, e entre aquilo que sublinhei estava isto e Saramago fala assim, A morte é a suma razão de todas as coisas e a sua infalível conclusão, a nós o que nos ilude é esta linha de vivos em que estamos, que avança para isso a que chamamos futuro só porque algum nome lhe haviamos de dar, colhendo dele incessantemente os novos seres, deixando para trás incessantemente os seres velhos a que tivemos de dar o nome de mortos para que não saiam do passado, E eu não concordo toralmente porque nem todas as coisas têm fim e os livros são uma dessas coisas, são intermediários da verdade, só que esta está sempre a transmutar-se e por isso os livros nunca vão acabar nem Saramago vai acabar porque outro grande sábio que é o Fernado Pessoa diz assim, Passo e fico, como o universo…Boa Zé

:clap: :clap:

O prémio Nobel português José Saramago prevê, numa entrevista publicada hoje no "Diário de Notícias", que Portugal vai acabar por tornar-se uma província de Espanha e integrar um país que se chamaria Ibéria para não ofender "os brios" dos portugueses.

Primeiro, defende isto…

Na sua passagem por Roma em 14 de Outubro de 2009, Saramago chamou Joseph Alois Ratzinger, actualmente conhecido como Papa Bento XVI, de "cínico", dizendo que a "insolência reaccionária" da Igreja Católica precisa ser combatida com a "insolência da inteligência viva".

Depois, ofende uma pessoa admirada por milhões de pessoas em todo o mundo. Quem não se dá ao respeito…

"Bíblia é um manual de maus costumes,um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana"
"Deus não é de fiar"

Não pondo em causa o direito de todos acreditarem ou não numa religião, há uma coisa muito bonita e que o senhor José Saramago nunca conheceu em vida que se chama respeito. E ao proferir este tipo de afirmações, Saramago faltou ao respeito a muita gente.

Se existir, Deus deverá estar a ajustar as contas com ele. ::slight_smile:

Quando morrer o Sr. Policarpo, também quero ver se alguém irá recordar as suas passagens xenófobas, em que aconselha as mulheres católicas a não se casarem com muçulmanos, pois estes são um mar de problemas.

A diferença é que uns vestem o hábito e vagueiam pelo séquito, outros apenas têm uma caneta e a cara.

José Saramago é uma figura (polémica ou não) incontornável na nossa sociedade no qual nutro bastante respeito e admiração.

Parabéns pelo que fez! :clap:

:arrow:

isso tudo para dizer que não sabes porque saiu

Desculpa, realmente não o referi. Saíu porque o então secretário de estado da cultura, Sousa Lara, vetou o livro dele para uma lista de prémios internacionais. Saramago considerou censura e foi-se embora… Mas pelos vistos só aproveitou o motivo porque só pode mesmo considerar-se espanhol para considerar que Portugal deve ser absorvido por eles.

luto nacional por um traidor da pátria??? :wall: :wall: :wall: :wall: ridiculo!

Paz à sua alma.

Quanto ao resto, subscrevo na íntegra:

Mod edit: na íntegra já não será.

Paz , e que descanse , pelo menos agora ja nao o vamos ouvir desrespeitar os outros !!

Quem era ele para escrever o que escreveu e dizer o que dizia sem ter o minimo de respeito pelos outros !!

Como nao acerditava em Deus tudo fez para que as pessoas o vissem como tal !!

Tera contribuido alguma coisa para a melhoria das condicoes de vida dos portugueses?

Contribuiu foi para a carteira dele com as polemicas…

Va podem me bater a vontade !!