Morreu Adam Yauch

… mas MCA estará sempre vivo!

[b]Morreu Adam Yauch, co-fundador dos Beastie Boys[/b]

Adam Yauch, co-fundador e membro da banda norte-americana Beastie Boys, morreu esta sexta-feira nos Estados Unidos, avança a revista Rolling Stone. O músico tinha 47 anos e lutava há três contra um cancro na glândula salivar.

Também conhecido no mundo do hip-hop como MCA, Adam Yauch foi diagnosticado com cancro em 2009 e foi imediatamente sujeito a uma intervenção cirúrgica, iniciando-se então uma pausa nos Beastie Boys, que ainda em 2007 passaram por Portugal com um concerto no Alive e outro na Aula Magna, em Lisboa.

Desde então, o músico andava a fazer radioterapia, tratamento que o impediu no mês passado de participar na cerimónia do “Rock and Roll Hall of Fame”, que introduziu este ano os Bestie Boys.

A doença de Yauch provocou ainda um atraso no lançamento do último trabalho da banda, o álbum “Hot Sauce Committee, Pt. 2”, que chegou às lojas em 2011. Na impossibilidade de juntar os três membros na rodagem do videoclipe “Don’t Play No Game That I Can’t Win”, realizados por Spike Jonze, tiveram de ser usados bonecos.

Nessa altura, o músico explicou que, ao contrário do que se andava a dizer, ainda não estava curado. “Agradeço a energia positiva, mas as notícias de que estou totalmente livre do cancro são muito exageradas”, disse então, explicando que iria continuar com os tratamentos.

Adam Yauch fundou os Beastie Boys em 1981 com Mike D (Mike Diamond) e Ad-Rock (Adam Horowitz). Iniciaram-se na música como uma banda de punk rock, mas foi depois no rap que conquistaram um lugar de destaque.

Foi em 1984 que chegou às lojas o álbum de estreia “Licensed To Ill” que, com singles como “(You Gotta) Fight For Your Right (To Party)” e “No Sleep Till Brooklyn”, foi muito aclamado pela crítica. Como uma vez Adam disse numa entrevista ao PÚBLICO, os Beastie Boys eram “maluquinhos da música”, e no segundo álbum “Paul’s Boutique" (1989), começaram “à procura de samples" e apaixonaram-se "por funk, Jimmy Smith, velhos singles soul…”

Em 1996 editaram “The In Sound From The Way Out”, disco de versões instrumentais de temas de “Check Your Head”, álbum de 1992, e Ill Communication”, de 1994.

Adam Yauch foi ainda o responsável pelo filme “Awsome: I Fuckin’ Shot That” (2006), com imagens da banda captadas pelos seus fãs.

O grupo distribuiu entre os fãs 50 câmaras digitais no concerto no Madison Square Garden, em Nova Iorque, em 2004, e pediu-lhes que fizessem o que bem entendessem, desde que não parassem de filmar. O desafio foi aceite e o resultado foi um filme.

http://www.publico.pt/Cultura/morreu-adam-yauch-cofundador-dos-beatie-boys-1544771




RIP

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=eBShN8qT4lk[/youtube]

RIP

Cresci a ouvir estes gajos…

Que descanse em paz!

:arrow: Sou um pouco mais novo mas também fizeram parte da “banda-sonora” da minha adolescência… Que perda.

Descansa em Paz Adam.

Mais uma vitima do cancro.

No tempo em que não havia youtube e para se ver um vídeo musical tinha de se aguardar serenamente pelo TNT (Top+ da época), os mais novos não estão bem a ver o impacto que teve o vídeo que o @Dealer16 postou.

A única homenagem que lhe posso fazer é continuar a ver:

BEASTY BOYS Live in Glasgow 1999 [HQ]

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

RIP

The Beastie Boys - No Sleep Till Brooklyn

RIP

Tenho todos os discos e CDs dos Beastie Boys, e com muita tristeza que vi as noticias da morte deste artista! R.I.P.

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=2wx2yvZhS0M&feature=related[/youtube]

[youtube=650,535]http://www.youtube.com/watch?v=dBsx_5ugjvY&feature=related[/youtube]

Exactamente como eu… :’(

Grande Perda… Beastie Boyes eram… Enfim… Estou a tentar conter as Lágrimas… Descansa em Paz MCA. Não te conhecia mas eras um grande amigo…