Modalidades Amadoras no Sporting

Aproveitando esta época de paragem no futebol Português, seria agradável discutirmos um tema que tem vindo a lume no que toca ao Sporting Clube de Portugal.
Muito se tem falado das modalidades amadoras no Sporting, acima de tudo a extinção destas num clube cuja tradição tem por base o ecletismo e que muitos títulos tem trazido ao Sporting. Para enriquecer ainda mais o tema, nada melhor que fazer um balanço às modalidades que existem hoje, os investimentos necessários, os títulos que dão ao clube, as receitas que geram, os custos que poderão ter, etc.

As modalidades denominadas amadoras que existem actualmente no Sporting Clube de Portugal são:

Andebol – continua a haver uma aposta na modalidade. Temos actualmente um plantel equilibrado, com uma margem interessante de progressão. Denotou-se um aumento no investimento esta época. Para ter sucesso, o investimento necessário será médio.
Nos últimos anos, a modalidade não tem dado os títulos desejados. O facto de terem transferido a modalidade para a Cova da Piedade provoca um grande distanciamento dos sócios e adeptos. As receitas que gera não deverão ser suficientes para a auto-suficiência, pois facilmente são superadas pelos custos. O novo pavilhão iria, concerteza, trazer um novo fôlego à modalidade.

Atletismo – é a modalidade amadora de elite do Sporting Clube de Portugal. É certo que muito graças ao Senhor Moniz Pereira, mas a verdade é que a modalidade continua a dar títulos e honra ao clube. Nem o facto de deixarmos de ter pista de atletismo (não se enquadrava minimamente no novo estádio) provocou uma diminuição do investimento na modalidade. Soares Franco afirmou que o estado tem uma dívida para com o Sporting no que toca ao atletismo e que faz falta uma pista coberta na área de Lisboa. O investimento necessário não deverá ser muito elevado, bastando manter o que se tem efectuado.

Futsal – é, neste momento, a modalidade rainha das amadoras. Embora seja mais recente que o atletismo, o Sporting também tem grande tradição na modalidade e o seu palmarés fala por si. Os investimentos têm sido constantes e é das modalidades mais autónomas do clube, capaz de gerar receitas suficientes para a sua sobrevivência. Além disso, tem capacidade para crescer ainda mais no que toca a adeptos, pois é sem dúvida atractiva. Os investimentos necessários ao sucesso são elevados, mas isso não deverá assustar os dirigentes, pois o retorno é positivo e com margem de progressão.
Esta é outra das modalidades que iria ganhar em muito com o novo pavilhão e ganhar uma assistência mais elevada e mais regular.

Natação – de grande tradição no nosso clube, a natação continua a dar resultados positivos. O facto de possuirmos piscinas no multidesportivo ajuda a que a modalidade se mantenha por muitos anos, pois rentabiliza-se com as muitas pessoas que, por prazer ou necessidade, praticam este desporto. Os custos deverão estar acima de tudo associados à manutenção das instalações, mas deverão tentar ser compensados com as receitas de quem frequenta as instalações (prestação de serviços a sócios).

Tenis de Mesa – o Sporting sempre foi forte nesta modalidade e é raro o ano que não resulte em títulos. Investimentos baixos, custos baixos, receitas baixas. Não deverá haver qualquer problema na manutenção desta modalidade.

Bilhar – Idem

Boxe, Capoeira, Full-Contact, Halterofilismo, Judo, Aikido, Jujutsu, Karate, Karate Shotokan, Karate Competição, Krav Maga, Lutas Amadoras, Taekwon Do – são modalidades que, usualmente, nos dão títulos e cuja tradição é forte. Existem muitos praticantes destas modalidades no Sporting, acima de tudo os verdadeiros amadores. Os investimentos são muito baixos, bem como os custos associados. As receitas, embora pouco significativas, deverão facilmente cobrir os custos da modalidade.

Ginástica – é uma modalidade que me diz pouco, mas que por uma questão de tradição tem sido positiva para o Sporting. Quem não se lembra da mulher (na altura namorada) do Cadete? A melhor atleta da ginástica do Sporting (em todos os sentidos)? Deverá ser uma modalidade auto-suficiente, gerando receitas que, pelo menos, cubram os custos.

Hóquei em Patins – embora o Sporting não a considere como extinta (e bem, já que se mantém nos escalões jovens), para mim é como não existisse. Eu tenho uma grande paixão pelo Hóquei em Patins, modalidade de grande tradição em Portugal, na terra onde vivi a maior parte da minha vida (Paço de Arcos) e do nosso Sporting. O nome Livramento jamais será esquecido.
Bem sei que a modalidade tem decaído muito nos últimos anos, mas é com grande mágoa que não vejo o Sporting a lutar, ombro a ombro, com os principais clubes que disputam os títulos da modalidade.
Classificaria os investimentos necessários como médios e seria uma modalidade que teria muito a ganhar com a construção de um novo pavilhão. Não tenho dúvidas que os sócios iriam reaproximar com facilidade do Hóquei em Patins.

Pesca Desportiva – modalidade com muitos adeptos e atletas, ao contrário do que possa parecer. O Sporting continua a mostrar-se bastante activo na pesca desportiva e os resultados obtidos são resultado disso. Temos alguns atletas com resultados excepcionais em competições internacionais.

Pólo Aquático – continua bastante activo no Sporting, disputando ombro a ombro os títulos nacionais. É pena que a modalidade não tenha um grande desenvolvimento em Portugal, o que causa, naturalmente, algum impedimento ao crescimento da mesma.

Tiro à Bala, Tiro com arco – o Sporting possui alguma tradição e um palmarés rico nestas modalidades. São desportos olímpicos, daí uma das razões que aponto para a sua manutenção.

Xadrez – modalidade que pouco traz de energia ao clube (não chama adeptos, não dá receitas, mas por outro lado os investimentos e custos são praticamente nulos), mas que é salutar para o convívio entre os praticantes.

Relativamente às modalidades extintas no Sporting Clube de Portugal, poderemos encontrar as seguintes:
Andebol Onze – penso que será uma modalidade extinta em todo o lado.
Automobilismo – é complicado manter uma modalidade como esta activa, dada a sua especificidade.
Badminton – nunca foi uma modalidade de grande desenvolvimento em Portugal, o que atrai pouca gente.
Basquetebol – faz parte de um conjunto de 5/6 modalidades amadoras que qualquer grande clube deveria ter (futsal, andebol, basket, hóquei, voleibol e atletistmo). Embora não seja fã da modalidade, era com gosto que veria o Sporting voltar à disputa dos títulos de basket.
Ciclismo – Soares Franco disse recentemente que seria uma modalidade que levaria o nome do Sporting a todos os cantos da País. O problema é que isso apenas aconteceria 1 vez por ano, na altura da Volta a Portugal em Bicicleta. Gosto muito da modalidade e, independentemente da visibilidade que teria, gostaria de ver novamente as camisolas do Sporting na estrada. É uma modalidade que já exige algum investimento, mas, aliando-se a uma marca de renome (é habitual nas equipas de ciclismo) penso que poderia ser viável o regresso do ciclismo ao Sporting.
Esgrima, Act. Subaquáticas, Pentatlo Moderno -
Patinagem – acaba por ser uma modalidade que entrou em queda, pois não atrai grande atenção em Portugal.
Râguebi – Com Tomaz Morais na SAD, com o enorme crescimento que esta modalidade terá nos próximos anos, com a moda dos Lobos, a reactivação da modalidade seria, sem sombra de dúvida, uma boa aposta do Sporting.
Tiro (armas de caça) – apenas me vem a ideia de aproveitar o campo de tiro de Alcochete. :stuck_out_tongue:
Voleibol – aplica-se o que escrevi anteriormente para o basket.

Em jeito de conclusão:
O Sporting teve, até ao dia de hoje, 38 diferentes modalidades. Continuam no activo 26, cerca de 70%, tendo sido extintas as restantes 12 que representam 30%.
Com esta leitura simples dos números, poderíamos facilmente interpretar que o Sporting continua a ser um clube eclético.
Apesar de concordar com este facto, diria que ainda existe algo a melhorar, pois se olharmos para as modalidades extintas, existem 4 que se deveriam reactivar: Voleibol, Basket, Ciclismo e Rugby.
As modalidades activas deverão manter-se de forma a continuarmos um clube eclético, dando especial atenção à promoção daquelas que atraem mais atenção, tentando torná-las rentáveis em termos de receitas, fazendo investimentos para quem continuem competitivas. Para estas modalidades é fundamental a construção do novo pavilhão, o mais próximo possível de Alvalade.
Mas entendo que essa não poderá ser a prioridade do Sporting neste momento.
Espero que este cenário se concretize num prazo máximo de 3 anos – este seria o meu desejo!

Saudações Leoninas

Parabens Zak pelo trabalho! Fiquei a saber muita coisa que desconhecia!

Obrigado!

As modalidades activas deverão manter-se de forma a continuarmos um clube eclético, dando especial atenção à promoção daquelas que atraem mais atenção, tentando torná-las rentáveis em termos de receitas, fazendo investimentos para quem continuem competitivas. Para estas modalidades é fundamental a construção do novo pavilhão, o mais próximo possível de Alvalade. Mas entendo que essa não poderá ser a prioridade do Sporting neste momento. Espero que este cenário se concretize num prazo máximo de 3 anos – este seria o meu desejo!

É o meu também. As modalidades não são uma despesa, são um investimento que pode, e deve, dar retorno. O problema tem sido a indefinição em torno deste tema, porque o propósito do projecto Roquette a médio prazo (embora não o fosse assumido de início) era acabar com o ecletismo. O resultado foi o definhar das modalidades de alta competição sem que o futebol ganhasse o que quer que fosse com isso.

A actual direcção é uma direcção de transição. Está lá imposta pela banca, para reduzir o passivo, e não para lançar quaisquer projectos para o futuro. As coisas são o que são. Quando se deve de mais, tem de se pagar, mais nada. O mal foi termos chegado a este ponto. É por isso que eu não me “atiro” tanto ao Soares Franco como muitos aqui (embora espere que ele não fique em Alvalade por muito mais tempo…) porque calhou-lhe a ele dirigir o clube no período mais difícil dos últimos 15 anos ou mais, enquanto outros se piraram para a coisa não sobrar para eles. Teremos de esperar por 2009 para ver se aparecem novos intervenientes que relancem o clube. Oxalá que sim.

Subscrevo na íntrega as palavras proferidas pelo Zak.
Tanto esta direcção como as futuras direcções, devem dar uma atenção especial às modalidades amadoras.Eu que sou um apaixonado pelo desporto em geral, pergunto o que seria do SCP nos últimos 30 anos se não fossem às vitórias alcançadas pelo nosso clube nas diversas modalidades.Foram elas que nos proporcionaram as maiores alegrias.Ao logo deste período, o futebol pouco ou nada alcançou de muito relevante.
O que constato é que o futebol dispõe e continuará a dispôr de inúmeros apoios, ao passo, que as modalidades amadoras continuam a ser o parente pobre do SCP. Não há dúvida que o futebol é o desporto mais mediático e até apaixonante de todos, mas foi graças ao ecletismo do clube, que fazem do nosso clube o 2º clube da europa com mais títulos conquistados no conjunto de todas as modalidades. Aliás, só somos suplantados pelo Barcelona.
Por fim, quero acrescentar que para caminharmos para o equilíbrio e sustentabilidade das modalidades amadoras, é imperioso construirmos um pavilhão para a prática das ditas modalidades.

Grande análise, Zak! :clap: :clap: :clap:

Excelente análise Zak!

Penso que em relação ao futuro as modalidades de combate, natação e ginástica são modalidades que continuarão no clube pois são financeiramente autónomas. Em relação às outras:

Atletismo - Seria pecado acabar com esta modalidade, tanta glória nos tem dado … mas sem Moniz Pereira, as coisas vão se complicar, pois é uma modalidade que dá prejuizo e não vejo perspectivas de algum dia vir dar lucro. Acredito que esta é uma modalidade intocável, mas poderemos no futuro ter equipas menos competitivas.

Andebol - Tambem com muita tradição no nosso clube, penso que ao contrário do atletismo, será possivel arranjar receitas para suportar os custos. A construção do pavilhão será fundamental para isso.

Futsal - Esta modalidade vai ser (já o é em certa medida) um sucesso em Portugal. Certamente continuará no Sporting, embora as despesas vão sendo cada vez maiores (acredito que o salários vão aumentar e muito), mas as receitas tambem o serão.

Basquetebol - A minha modalidade predilecta (foi praticante). Será dificil reactivar esta modalidade no nosso clube tanto mais que a modalidade está a passar um mau momento em Portugal. Talvez um dia …

Voleibol - Uma modalidade que já nos deu vários titulos, mas que nunca se impôs no clube. Certamente não será uma prioridade nos próximos tempos.

Hoquei em Patins - Confesso que já gostei mais desta modalidade. Pessoalmente acho que é uma modalidade que vai perder adeptos em Portugal, por isso não me parece que seja uma prioridade para o nosso clube. Destaco o excelente trabalho que tem sido feito no nosso clube pela actual secção. Um clube como o Sporting tambem serve para fomentar o desporto aos nossos jovens.

Modalidades como o ténis mesa, bilhar, tiro, vivem da carolice e do prestigio de alguns dirigentes do clube. Como não dão grandes despesas, acredito que continuarão no clube pelo menos a curto/médio prazo … mas estarão sempre dependentes de um outro sportinguista o que não é aconselhável.

Quanto a algumas modalidades que não temos neste momento:

Ciclismo - Sinceramente com tanto escândalo relacionado com o doping e com as despesas que acarreta só com uma parceria com algum patrocinador importante é qu ese poderá pensar na sua reactivação no clube. Mesmo assim, seria sempre um projecto de curto prazo.

Rugby - Gosto desta modalidade e penso que vai evoluir em Portugal. Como o actual selecionador é um grande sportinguista, poderá ser que a curto prazo … embora tenhamos o problema do campo. A academia poderá ser uma solução.

A nivcel de modalidades, acho que o clube deve “olhar” com mais atenção para o desporto feminino e para o desporto “radical”. Acho que ambos vão ter um grande “boom” a curto prazo e uma aposta firme nestas vertentes, vai nos trazer muita gente para clube.

Parabéns pela análise Zack!

Penso que houve uma modalidade que não foi referida que foi o horseball, não tenho a certeza mas penso ter lido ou ouvido algures que é uma modalidade na qual o sporting participa em parceria, ou estarei a fazer confusão?

Como sportinguista e adepta do desporto em geral, espero que o Sporting nunca perca a sua vertente ecléctica. Considero importante que o clube tenha uma equipa de futebol competitiva e que conquiste titulos, no entanto penso que os outros desportos não podem nem devem ser esquecidos.

Defendo portanto que as modalidades amadoras existentes actualmente devem ser mantidas. No que se refere às modalidades extintas considero que se deveriam reactivar algumas delas, mas de modo faseado e com um projecto estruturado para cada modalidade especifica para que se encontrasse viabilidade financeira. Claro que seria indespensável neste processo encontrar gestores competentes assim como patrocinadores adequados.

Penso que numa primeira fase, se deveria apostar no Rugby porque me parece um deporto de futuro e no Basquetebol porque como disse Zack é uma modalidade que todos os grandes clubes deveriam ter. Deixando assim para segunda fase a aposta no voleibol (outra modalidade que como disse o Zack qualquer grande clube deveria ter), pentatlo moderno e esgrima (duas modalidades relacionadas), patinagem (modalidade com tradição no sporting) e tiro com armas de caça (aproveitando alcochete).
No que toca ao ciclismo, acho que é uma modalidade com tradição no clube e no país, no entanto tendo em conta o ambiente que a tem rodeado a nível internacional e o investimento necessário para manter uma estrutura competitiva, penso que se deve esperar e deixar a situação internacional estabilizar e apenas se devia avançar em caso de se encontrar um bom parceiro. No entanto, no caso de se encontar uma solução com viabilidade financeira, penso que se deve reactivar.
Quanto ao automobilismo, já tenho mais dúvidas. Acho que a curto prazo não se justifica, por isso por seria um projecto para voltar a discutir no futuro, conforme a evolução do clube e da modalidade no país.
No que toca às actividades subaquáticas deveriam ser também um projecto de longo prazo, mas integrada numa aposta com outras actividades ligadas ao mar (um pouco na linha dos desportos radicais que o Moura referiu) que têm um número de praticantes de qualidade a aumentar a nível internacional e que têm visto a sua popularidade aumentar, para já não falar das condições naturais que o nosso país proporciona para a sua prática, como o surf e o bodyboard.
Também numa perspectiva de longo prazo acho que se deveria olhar para outros desportos radicais e aalisar de modo cuidado quais os que teriam potencial e viabilidade para associar à Marca Sporting.

Estou também de acordo com a visão do Moura que defende que o clube deve dar mais atenção ao desprto feminino. Num clube como o Sporting com tantas atletas, associadas e simpatizantes, acho que merecem um pouco da atenção do clube e que seria uma alegria para muitas (eu incluída) se o clube desse mais atenção às modalidades que praticam. Por outro lado, poderia também atrair mais mulheres para o Clube.

Alguém sabe porque é que as Actividades Subaquáticas acabaram no Sporting? Estava agora a ver a página das modalidades extintas no clube e surpreendeu-me ver lá esta. Não fazia ideia! :xock:

Há uns anos atrás telefonei para essa secção, porque queria tirar um curso de mergulho e queria saber se no Sporting davam esses cursos. Foi o Bessone Bastos que atendeu o telefone! :smiley: Ele foi muito simpático e ainda esteve um bom bocado a falar comigo, apesar de não me conhecer de lado algum. Explicou-me como estava a modalidade no Sporting e que estava esperançado que o Sporting avançasse em breve para a construção de uma piscina (isto foi antes de se fazer uma piscina na nave de Alvalade, onde era antes o recinto do hóquei em patins). Ganhávamos muitos títulos na caça submarina à época. É por isso que me chocou saber que se acabou com esta secção no início desta década. Porquê?? Alguém sabe?

http://www.sporting.pt/Info/ModExtintas/actsubaquaticas_seccao.asp

Depois do que foi dito na última assembleia geral do SCP - onde estive presente, não fiquei convencido que a sobrevivência do Sporting enquanto clube nacional (como já foi em tempos) não passe pela recuperação de algumas modalidades que são muito queridas a (quase) todos os associados e simpatizantes.

Quanto à conversa das SAD’s (Saúde, Amor e Dinheiro)…isso são outros 500.

Haja vontade, organização e (já agora) pavilhão, e o dinheiro aparece…e mais sócios também (isto não é só o coração a falar, também existe alguma racionalidade e lógica no meio desta “optica”…).

Eu sou do Sporting Clube de Portugal também por causa do Joaquim Agostinho, do Carlos Lisboa, do Livramento e do Xana, não só pelo Manuel Fernandes que muito estimo.

Saudações Leoninas

O Sporting é e têm de continuar a ser um clube eclético! Faz parte do seu ADN, da sua alma! Como alguém aqui escreveu o Sporting é o Carlos Lopes, Mamede, Castros, Xana, Livramento, Moniz Pereira, Agostinho, Naide Gomes, Bessone, Salazar Carreira, Reis Pinto etc. etc. etc.

Jiu Jitsu no Sporting todas as 3ªs e 5ªs feiras à noite no pavilhão multidesportivo açoreana (topo norte do estádio)

Curiosidade: um dos seguranças do multidesportivo informou várias pessoas, que ai se tinham dirigido para obter + informações sobre o Jiu Jitsu no Sporting, que este ano não haveria jiu jitsu no sporting…descobrimos que esse segurança treina noutra academia de Jiu Jitsu concorrente…Quando dentro do proprio Sporting (não sendo funcionario do SCP presta serviço no SCP) existem pessoas que afastam quem quer praticar umanova modalidade…

Sócio 23.170 SCP

Parabens pelo exelente post Zak,

Sinceramente nao imagino o meu Sporting, sem as modalidades, estas que temos e as que poderiamos ter. Tenho plena convicção que poderiamos ter novamente as modalidades rainhas, desde que houvesse vontade para o efeito.
Gostaria de lembrar a FSF que se mais modalidades tivessemos mais sócios teriamos de certeza, as modalidades sao a alma do nosso clube , por muito que todos nós sejamos adeptos tb do futebol.
Tenho a certeza que esta estratégia de FSF contra as modalidades nao vingará, todos nós sabemos que nao é por causa das modalidades que o futebol é mais ou menos ganhador,precisa-se é de um futebol mais bem organizado e com melhores investimentos.
Basta atentar que FSF fala sistemáticamente das modalidades deficitárias etc etc, é conversa para inglês ver da parte dele,que defende com unhas e dentes uma secção que é das mais deficitárias e que mais prejuizos causa como é o caso do Atletismo.
FSF deveria ter vivido as tardes/noites gloriosas do antigo pavilhao ou da mitica nave de Alvalade,se o tivesse feito,jamais poria em causa a existencia das modalidades.
O Presidente quando lhe convém faz jantares com as modalidades para atenuar os animos aos Sportinguistas pq o futebol nao vai de vento em popa, dias depois dá entrevistas onde diz que têm de se acabar com as modalidades. É por este tipo de discursos que os Sócio/Adeptos se têm afastado do Sporting.
É urgente termos um pavilhão para reavivarmos a velha mistica leonina…

SL

PS-Sugiro que a malta aqui do forum , crie um movimento defensor das modalidades e que as vamos defender no Congresso que se avisinha ou em situaçoes futuras.
Por minha parte digo,se acabarem com as modalidades, bye bye cartão de sócio.

SL

Se vocês se organizassem, poderiam muito bem criar um movimento de defesa das Modalidades do Sporting, um pouco à semelhanca do LdV, cuja luta versa sobretudo a gestão do clube. Não há nada que vos impeca, só precisam da vossa própria iniciativa e de dois dedos de testa. :wink:

gpsousa, isso que contas é grave! Informaste alguém responsável dessa situação?

Ps: Bem-vindo ao fórum!

Esse segurança devia ser denunciado.

Esse foi o primeiro impulso mas como somos novos no espaço entendemos não levantar ondas e entrarmos numa discussão diz que disse, diz que não disse!Não vale a pena! De qualquer forma temos testemunhas várias (inclusivé de pessoas que há muito mais tempo frequentam o espaço) se for preciso!

abraço a todos os foristas!

SCP SEMPRE!

Caros Sportinguistas,

Estou completamente de acordo com a reactivação das modalidades extintas.
Neste momento de uma forma moderna, em que não há encargos para o Sporting, foi reactivado o Rugby, 1º como escola e com um período de desenvolvimento de 5 anos até termos seniores.
Através do Núcleo de Sacavém foi formada uma escola de Rugby que vai começar a trabalhar ainda este ano na Alta de Lisboa.
Desta maneira, apoiada nas bases do clube foi reactivada uma modalidade sem que haja envolvimento económico por parte da casa mãe, tornando este projecto autosustentado.

Caso queira ou conheça alguém que queira inscrever o filho(a) contacte:
sportingrugby@gmail.com

Saudações Leoninas

Novos desenvolvimentos no RUGBY:

Temos já a equipa de treinadores para a época de 2008-2009 concluída.

Ainda são muito poucas as inscrições de atletas até aos 14 anos, tentem divulgar o mais possível.

Serão distribuídos panfletos em frente ao Estádio no próximo jogo de Futebol em casa Sporting x Setúbal, Sábado dia 9-5-2009 pelas 21h.

Aceitamos voluntários para nos ajudar a distribuir.

Envia-nos um Email para sportingrugby@gmail.com, oferecemos a inscrição no Sporting Rugby.

Amanhã vamos ter mais uma reunião com representantes da CML para ultimar as coisas.

Neste momento temos o Horário entre as 17h e as 18h30m Terças e Quintas, como o horário não é muito favorável para os mais novos (muitos estão nas escolas a essa hora) vamos tentar remediar o assunto.

Lembrem-se falem com todos os pais que conhecem para inscrever os filhos connosco através de email.

Época 2008/2009? Nao estarás equivocado?

SL

só uma coisa…nós temos uma modalidade de automobilismo. já ouviram falar de um piloto chamado Rodrigo Gallego?