Mobiliário - Sugestões/Conselhos?

Caríssimos sportinguistas, para um casalinho que vai juntar os trapos nos próximos meses, alguém tem conselhos ou conhecimento de lojas na zona de Lisboa (ou online) que tenham boas oportunidades de negócio em termos de qualidade/preço para artigos de mobiliário?

Basicamente ainda não temos nada, portanto será tudo de raiz.

Obrigado desde já a quem tenha paciência para responder :smile:

Há por aí uns grupos de facebook de cenas usadas do IKEA, as vezes aparecem lá uns negócios porreiros.

Bom, também ando com essa dúvida há uns tempos e, sinceramente, online, não confio em nada do que surge. Há dezenas de sites com marcas diferentes, mas que o mobiliário é todo igual.
Os low-cost, às vezes, saem low-cost. Por experiência, quando não há grande viabilidade, mais vale ir fazendo aos poucos, mas tentar encontrar coisas que sejam apelativas (nem toda a gente pode mudar mobília de 5 em 5 anos) e com alguma qualidade.

O ideal será mesmo começar a ir ver algumas coisas em lojas físicas. A minha percepção é que na net não se tem noção alguma dos tamanhos e de como “aparentam”.

Ando há mais de 1 ano a pesquisar uma cama de casal e vi “n” de sites e quase nada me era apelativo, nem condizente com o que eu procurava.
Na semana passada fui a uma loja onde cheguei a comprar uns móveis e depois de ver 3 camas, decidi qual a que queria. Ainda passei por mais 4 lojas diferentes, mas mesmo só para ver outras hipóteses e valores. E acabei por ver camas a 500€ que me agradaram muito e outras a 1000/1500€ e já não gostei tanto. Claro que vi outros modelos que me agradaram, mas vou comprar a que tinha na ideia, porque é a que melhor enquadra no que procuro.

E paciência, que isso não é comprar um par de sapatos, fazer boas escolhas.

A minha sugestão, procurar mobiliário com boa capacidade de arrumação. Ao final de um tempo, começa a fazer imensa falta.

Ir ao IKEA para tudo o que for funcional e/ou ser previsível ter desgaste e que seja em blocos (tipo sofás + mesa de sala + móvel TV + aparador para uma sala de estar). Vais ficar imensamente feliz quando estas coisas partirem ou ficarem estragadas, mas depois de muito uso e sem teres gasto uma fortuna.

Reservar o dinheiro para uma ou outra peça de design a que se tenha muito amor (tipo um cadeirão/poltrona ou um móvel com um estilo oriental ou assim).

Além disso o Ikea tem outro ponto positivo:

Como é mais barato, podes mudar a decoração/mobiliário com mais frequência :joy:

1 Curtiu

Nem que não se queira.

Tenho quase todo o mobiliário comprado em lojas um pouco mais caras do que IKEA, mas, após 13 anos, tenho tudo praticamente impecável.

Tenho um armário/espelho de casa de banho que me custou quase 200€ no IKEA e que passados 3 anos, descolaram e não cortaram a mão à minha esposa, porque ela se afastou a tempo. Dado que o meu sogro é vidraceiro, acabamos por colar lá 2 espelhos que se mantêm até hoje.

Um armário de parede de casa de banho também, está funcional, mas nota-se o passar dos anos nas dobradiças e encaixes.

Não ponho em causa que é prático, que oferecem um muito bom equilíbrio entre custo/benefício, mas dificilmente é a minha primeira escolha para mobiliário.

No que diz respeito a acessórios, óptimo. Encontra-se de quase tudo para qualquer ideia.
Pelo que leio, as cozinhas também são boas.
Quase tudo o que é de “consumo”, acabo por tentar comprar lá: lâmpadas, pilhas, ferragens, utensílios de cozinha, etc.

Eu vejo da seguinte perspectiva: quando tens crianças pequenas (antes da adolescência sobretudo), não podes ter móveis caros, é simplesmente deitar dinheiro à rua. Portanto, IKEA nessa fase da vida.

Além disso, como diz o @Nightwish76 nao precisas de te sentir preso a um estilo para o resto da vida. É normal uma pessoa querer algo diferente passados uns anos. Cozinhas então pra mim só vale a pena se calhar investir numa placa de indução/forno/micro de marca própria, os móveis e isso chegam perfeitamente os do IKEA.

Vai depender sempre das crianças. Felizmente, até ver, o meu miúdo não fez danos… :stuck_out_tongue:

Mas todas as perspectivas são válidas, como é óbvio.

Bem eu quando comprei casa comprei varios móveis desta marca https://lourini.pt/ gostei bastante e pelo preço também é apelativa ha varios representantes na zona de lx onde arranjei mais barato foi numa lojanda bobadela.

O mobiliario do quarto e algum da sala comprei aqui

Têm armazem grande na bobadela

1 Curtiu

Claro que sim, há crianças de todos os tipos. Mas quando não são elas, são os amigos, etc e tal, há muito que pode correr mal.

Outro ponto positivo com IKEA é a versatilidade. Nada contra móveis de “melhor qualidade” de outras marcas, mas toda a gente conhece os móveis IKEA e tem uma ideia de como podem ser usados (diferente da utilização que os outros lhes dão). Resultado? Muito mais fácil de vender em segunda mão. Praticamente tudo o que tenho IKEA consigo sempre vender cá em segunda mão, já de outras marcas não é assim tão simples.

Até no mercado em 2ª mão têm muita procura.

Já vendi e já comprei. :+1:

Entretanto já mobilei tudo. Usei bastante o IKEA e fiquei a conhecer nos entretanto a a Jysk que tem coisas muito fixes também.

1 Curtiu

O conceito da Jysk é mais ou menos idêntico. Tem algumas opções interessantes. Um catálogo muito mais pequeno, mas com design engraçado.

1 Curtiu

Era o que estava a escrever mais ou menos…. Ale a pena dar uma olhada

1 Curtiu

É curioso, existe um tópico sobre mobiliário (?!) mas não existe de Imobiliário. Que me parece muito mais interessante…