Não faz sentido “ensinar MMA” a jovens a partir dos 15 anos , muito menos com o fraco nível dos treinadores em Portugal.
Depois apanham um adversário bem preparado , acontece uma tragédia e fica a modalidade e o nome do clube na lama.
Primeiro , os lutadores precisam de uma base , algo a que possam recorrer quando as coisas ficam apertadas.Aprender MMA desde novo vai descurar muita coisa fundamental que precisa ser adquirida antes de entrar em competição , por isso mais vale a malta mais nova especializar-se numa modalidade , com um bom treinador , e depois ir juntando outras valências.
Se forem a analisar os lutadores do UFC , todos têm uma base , não há excepções , aliás nenhum dos principais e mais destacados intervenientes da modalidade aconselha a começar MMA sem ter uma arte marcial(das mais necessárias para um bom desempenho) bem apurada.
Claro que se formos treinar numa Jackson Wink , AKA , AMC ou algo desse nível , como teremos os melhores técnicos do mundo nas diversas modalidades até podemos começar logo o MMA sem bases , mas aqui em PT a realidade é bem diferente.
Já agora , sem menosprezar ninguém , julgo que ter “apenas” uma especialização em Desportos de Combate numa instituição de ensino superior não vale de nada.É como se eu fosse um treinador de natação que não mete um dedo dentro de água.E é o mesmo técnico que vai ensinar todas essas técnicas diferentes?Se sim , qual a linhagem da sua faixa no bjj , por exemplo?Eu ficaria muito desiludido se fosse treinar ao SCP e finalizar o “mestre” em 30 segundos…E há mais treinadores?Quais as suas credenciais?
[hr]
Eu não estou contra o MMA no SCP , apenas acho que se está a tratar tudo de uma forma algo “leviana” , faz-me lembrar um “McDojo” que só quer sacar umas massas ao povo.
Primeiro que tudo tem que se estabelecer as outras secções com bons treinadores , Muay Thay , BJJ(e como é para ser aplicado no MMA tem de ser alguém extremamente versado no “no-gi”) , Wrestling , Boxe , e depois tem de haver um bom coordenador , que tenha bastante experiência.
Escrevi este post algo atabalhoadamente porque estou a trabalhar , mas espero que não interpretem as minhas palavras como um “puro bota-abaixo” , eu quero é o melhor para o SCP , quero que a modalidade se desenvolva em PT , mas não quero ver ninguém magoado a sério (ou pior) e o nome do SCP nas bocas do mundo devido ao despreparo da estrutura.