Há vários anos que sou cliente da Zon (televisão, internet e telefone). Pretendo mudar para Meo Fibra, mas na minha zona ainda não tenho cobertura nem me dão previsões de quando terei.
Acontece que dentro de algumas semanas vou fazer umas remodelações em casa, que tem cerca de 20 anos e não tem pré-instalações nem calhas ocultas por todo o lado. Logo, este será o momento adequado para fazer buracos, passar cabos, escondê-los em calhas ou tectos falsos, meter caixas, etc… Não quero ter essa chatice toda mais tarde, ainda por cima estragando o trabalho que agora vai ser feito, prefiro que se faça toda sujidade e barulho de uma vez só.
Neste momento tenho apenas uma caixa na entrada, no local onde entra o cabo, na qual está um repartidor. Deste saem dois cabos coaxiais, um para o modem e router wireless (no escritório) e outro para a box (na sala). Quando tiver a fibra pretendo manter o computador no escritório e a televisão na sala, e levar o sinal até uma outra televisão no quarto.
Pergunto: que alterações devo fazer agora, de modo a que mais tarde não precise de qualquer outra instalação para receber a fibra? Ou será que compensa aderir já ao Meo, mesmo que ainda em IPTV, para que sejam eles a fazer a instalação, e depois migrar para a fibra?
Salvo melhor informação, no Meo fibra, a fibra é só até ao modem. A distribuição posterior é feita ora por cabo RF coaxial ora por cabo de rede Cat5. No 1º caso para televisões sem box (e com um pacote de canais reduzidos), no 2º para televisões com box (que na distribuição também é IPTV).
O que eu te diria, dado que vais entrar em obras, é que tendo possibilidades criasses um espaço (desconheço o tamanho da caixa de entrada que referes) onde chegará qualquer cabo de sinal (seja o coaxial da Zon, seja o de fibra da Meo, seja o de telefone duma solução IPTV) onde se concentrem os equipamentos. Não esquecer de instalar tomadas de electricidade aqui.
Na fibra terás em principio o modem especifico do sistema, donde sairá um cabo de rede para o router (que depois distribuirá o sinal por via de cabo ou wireless) e um cabo coaxial para distribuição por RF.
Depois faria a montagem de rede (coaxial e cat5) por todos os espaços (dependendo da extensão das obras) que julgues virem a ser necessários. Aqui, obviamente aconselho-te ponderação para não pecares por defeito quer na quantidade quer na distribuição. Adjacente a isto, e dado que já estás a fazer “canalizações” de cabos, preveria uma remodelação/extensão da distribuição da rede eléctrica (fui muito gozado pela quantidade de localização das tomadas na minha casa e a verdade é que ouve sítios onde anui com as reclamações e já me fizeram falta).
Caso possível também podes deixar “caminhos” de reserva terminados em caixas fechadas que te permitam no futuro refazeres ou remodelares a rede para outro qualquer sistema (cuidado do entanto, e isto aplica-se para todos os sistemas, com os ângulos e raios das curvaturas dos “caminhos”)
Se a rede tiver alguma extensão, terás possivelmente a necessidade de instalar na “central de equipamentos” um switch (é basicamente uma ficha múltipla especifica para fichas de rede - rj45 - entra um sinal e divide-se por quantas saídas for necessário).
Outra hipótese (que eu utilizo e estou satisfeito) é utilizares um rede powerline de grande velocidade. Não sei se a Meo aprova ou não este sistema, mas a Vodafone fá-lo e funciona razoavelmente bem (assim a instalação eléctrica esteja saudável).
O mais importante será ter em atenção o local onde os equipamentos se irão localizar. A Meo Fibra tem um ONT (onde chega o cabo de fibra) e um Router Wireless (a partir do qual distribui o sinal pela casa).
Se pretenderes instalar uma TV sem box, usa o cabo RF; com box tem que ser cabo de ethernet. Neste caso, aconselhava a pensar na possibilidade de instalar logo CAT6 para estar preparado para velocidades superiores. No entanto, é preciso ter em conta o custo/benefício deste tipo de cabos (são mais caros), pelo que se poderá optar por cabos CAT5e que, em alguns casos, conseguem atingir as mesmas velocidades do CAT6.
Espero não ter dito nenhuma parvoíce mas os informáticos que se cheguem à frente
Para não estar a abrir outro tópico penso que este serve o meu propósito perfeitamente,
combinei hoje mudar da clix(net+telef) e zon (tv) para a meo, com todos os serviços que referi, ficando mais bem sevido, espero, e factura mais barata, espero, a dúvida é, para desistir dos meus anteriores serviços, tenho de mandar carta como me disse o tipo da meo ? Tenho de pagar o mês ou parte do mês em que dei baixa do serviço ?
Eu mudei para a Meo em Outubro, salvo erro, e não foi necessário cancelar o serviço anterior. Foram eles próprios que trataram disso quando, ao instalar os equipamentos, o fizeram como uma “migração de pacote”. Desta forma o que utilizava anteriormente ficou automaticamente sem efeito (Zon e Sapo) . Mas isso se perguntares na altura da instalação eles explicam-te.