Vou ter de discordar da maioria das opiniões daqui. Talvez seja eu que sou picuinhas, mas como a minha área é Comunicação Multimédia…
Análise à aplicação “Meu Sporting”
Ora bem, começando pelo inicio. Que símbolo tão pequeno! Tem pouquíssima legibilidade. Não custava fazer algo maiorzinho. E já agora, porquê chamar à App Meu Sporting? Dá um ar de app não oficial à coisa. Isso faz sentido se for “Meu Bloco de Notas” ou “As Minhas receitas da Avó”. O Sporting tem de dizer “Sporting” e acabou.
A primeira coisa que noto quando entramos na app é o pânico. Que confusão. A secção “Destaques” devia-se chamar “Zona onde colocamos tudo o que existe porque o designer ficou doente então não sabemos o que fazer”.
Outra coisa que noto de imediato é a zona que diz “Estatísticas” Onde temos acesso às classificações da Liga, da Taça de Portugal, (pelo ícones também temos da Liga Europa e da Champions) mas não da Taça Lucílio. Carregando no botão ao lado, vamos para “Mais Serviços” sendo que o único serviço que não está disponível logo à entrada é “Serviços TMN”. Não faria mais sentido ser logo um botão que diz “Serviços TMN”? Para que obrigar o utilizador a carregar 2 vezes?
Já agora, uma questão sobre o design: O ícones no topo estão desalinhados (régua e esquadro, anyone?). Outra questão… Porque raio é que os 4 botões cá em baixo são botões com utilidade diária reduzida? Destaques, Comprar (bilhetes…), Quotas (paga!) e Meus Bilhetes (versão digital do bilhete). Não seria melhor por ao serviço dos utilizadores botões de rápido acesso a algo que vão ver com maior rotina? Como noticias, Classificação, etc?
Bom, dentro das “Estatísticas”, podemos logo ver “Primeira Liga, Segunda, Taça de Portugal e Liga Europa ( ?)”. Note-se já que Taça de Portugal está mal formatado no botão.
Carrega-se em Plantel e a primeira coisa que aparece é informação sobre o estádio. Plantel deve querer dizer outra coisa para quem programou a app. Só depois de fazer scroll é que temos acesso ao Plantel.
Enfim, não me quero estender mais (coitados de vocês) mas fica aqui a minha opinião (negativa) sobre a nossa aplicação. Tem bastante conteúdo mas a organização, a usabilidade e o design são para esquecer. O que mais me irrita nisto tudo é que o Sporting anda a pagar (e não deve ser pouco) para fazer as apps e depois as empresas que recebem fazem abortos destes.
Aproveito e deixo a recomendação. O Bayern tem a melhor app móvel de todos os clubes.