Mercado Liberalizado de Energia/Gás

Caros amigos.

Como sabem, os mercados de electricidade e Gás vão passar a ser liberalizados.

Estou neste momento em processo de estudo para esta decisão.

Vinha perguntar se alguém já passou para o mercado liberalizado, para que empresa, e quais as impressões. Penso que assim podemos ajudar-nos todos uns aos outros.

Obrigado…

Então mas pode-se escolher entre um mercado liberalizado e um nao liberalizado? :eh: O mercado ou está liberalizado ou nao está, e estando é escolher a empresa que mais vantagens oferecer.

O maior problema é a falta de visibilidade das outras companhias. Acredito que muitos, mesmo tendo concorrentes no mercado, não mudem porque não conhecem.

Neste momento existe um mercado não liberalizado EDPServiço Universal e o mercado Liberalizado. A questão é que apartir de Janeiro de 2013, toda a gente terá que estar no mercado liberalizado. Para escolher é que é mais dificil, pos os preços continuam a ser regulados transitóriamente (mais dois ou três anos), pelo que percebi… Portanto, vantagens para analizar são só alguns descontos. No ent5anto, existem outras variáveis a ter em conta (acho eu…). Por exemplo, há empresas que embora estando a operar, ainda não têm representação física em Portugal.

Exactamente. Dai perguntar se algumém já tem alguma experiência nalguma companhia…

Para combater o desconhecimento, deixo aqui um link onde estão listadas as companhias de electricidade.

http://www.erse.pt/pt/electricidade/agentesdosector/comercializadores/Paginas/default.aspx

Mais uma vez, agradeço a partilha de experiências, para ajudar à decisão.

SL

O que se calhar queres dizer é que em alguns locais só existe uma empresa prestadora do serviço (EDP, porque era ela que detinha o monopolio anterior) enquanto noutros já existe possibilidade de escolher outra empresa… nao será antes assim?

Não. É mesmo coisas à Portuguesa. Quero dizer que o mercado e liberalizado (livre concorrência), mas os preços vão continuar a ser regulados…

Regulados em que sentido? Existe sempre o mercado de energia onde as empresas vão comprar a sua quota de energia para depois revenderem, se calhar é esse mercado que vai continuar regulado a nível de preços, mas isso até por aqui acontece.

Não. Durante alguns anos (penso que 3), os preços de revenda ao consumidor final vão continuar a ser estipulados por uma agência estatal (ERSE). Daí eu dizer que não podemos escolher pelo mais barato, pois o preço será o mesmo em todos. A única diferenciação será a nível de prestação de serviços e interacção com o cliente, embora algumas, para atrair a adesão estejam a oferecer descontos (de 5 e 10& sobre o preço tabelado)…

Chamar-lhe descontos ou promoções é irrelevante, o que interessa é que é aparentemente possível ter preços mais baixos. ;D

Para já é, mas quando acabarem as promoções, deixa de ser…

Mas portanto, ninguém aqui mudou para o mercado liberalizado?..

Sei que os meus pais têm uma espanhola qualquer desde há uns meses a esta parte… estamos a falar da cidade de Setúbal.