MERCADO DE JANEIRO

Este tópico tem como finalidade a discussão de como deverá o Sporting actuar na próxima janela de transferências, tendo em conta também a recente eliminação da europa. Quem deve sair, quem deve entrar, quem deve regressar, etc.
Na minha opinião, devíamos fazer o seguinte:

GR:

Rui, Beto e Jug

Emprestar ou dispensar Jug - nunca vai ter qualidade para nº 1 da nossa baliza (se calhar, nem nº 2), como tal, não faz sentido ficar

LD:

Schelotto; João Pereira; Ricardo Esgaio

João Pereira termina contrato no fim da época. Apesar de não comprometer e até ser competente, precisamos de mais. Não sei se renovaria com ele, mas ficava até ao final da época. Esgaio, imo, não tem qualidade suficiente para ser jogador da primeira equipa do SCP, muito menos a LD e pouco conta para o treinador. Se existisse uma boa oportunidade de negócio, vendia. Temos Mama Baldé, que continua a evoluir na B e é um tractor autêntico, que pode vir a revelar-se como uma boa solução. Maurício Isla seria o meu eleito para titular.

DC:

Coates, Semedo, Douglas e Paulo Oliveira

Não mexer

LE:

Marvin Zeegelaar e Jefferson

Jefferson há muito que devia ter saído e já não está cá a fazer nada, por isso, tem guia de marcha. Marvin é limitado e não pode ser mais do que um back up em caso de necessidade. Há ainda Jonathan Silva que não sei se alguma vez irá dar alguma coisa (tenho muitas dúvidas) e Pedro Empis, miúdo muito promissor, mas que ainda comete muitas falhas e não se mostra para já preparado para a primeira equipa. Está no sítio certo para errar, aprender com os erros e evoluir com isso. Do pouco que vi de David Sualehe não desgostei, mas também precisa de crescer futebolisticamente. Também ele está bem onde está.
Nesta posição, era de ir buscar alguém que pegasse de estaca e fosse titular indiscutível (sinceramente, não sei quem) e não sei de Emanuel Mas ou Vangioni, de quem se fala agora, seriam boas soluções. Siqueira é demasiado caro para o que vale e já não vai para novo, pelo que, dificilmente daria retorno financeiro. Insua, é uma incógnita: tanto podemos ter o bom da primeira época, como o péssimo da segunda. Muitas dúvidas aqui !
Do pouco que vi dele, não desgostei do miúdo francês do Belenenses, Florent. Pareceu-me rápido, com personalidade e tecnicamente evoluído. Alguém que o conheça melhor que diga de sua justiça.

MD:

William, Petrovic e Bruno Paulista

Vender Petrovic e emprestar Bruno Paulista. Fazer regressar Palhinha.

MC:

Adrien, Elias, Meli

Despachar Elias para a China e Meli para a Argentina. Fazer regressar Wallyson e Francisco Geraldes.

EXTREMOS D/E:

Gélson, Markovic, Joel Campbell, Bryan Ruiz, Matheus Pereira e Bruno César

Despachar Markovic, porque é caro demais para o que produz e nunca vai dar retorno financeiro. Transferir as suas oportunidades e tempo de jogo para Matheus Pereira.

AV:

Dost, Spalvis, André, Castaignos e Alan Ruiz

Despachar os últimos 3 e fazer regressar Podence e Iuri. Em caso de necessidade, há Leonardo Ruiz e Ronaldo na B e ainda Gelson Dala, que acabou de chegar, como tal, é uma incógnita, mas pode vir a revelar-se uma boa surpresa.
Não desdenharia uma ida ao mercado por uma boa oportunidade de negócio com um avançado que desse um mínimo de garantia de qualidade e golos, o que, diga-se, não é nada fácil.
Talvez tentar o empréstimo com opção de compra de Lucas Pérez, que quase não tem jogado no Arsenal e seria o 2o avançado que tanto necessitamos.

Plantel de 24 / 25 jogadores para atacar o que resta da época, com campeonato, Taça de Portugal e da Liga. Parece-me mais do que suficiente. Íamos buscar algum € com as vendas e, acima de tudo, pouparíamos imenso em ordenados. Ao mesmo tempo, ganhávamos qualidade e integrávamos já os miúdos se irem habituando ás ideias do treinador actual e para o ano fazerem parte do plantel de forma definitiva, independentemente do treinador ficar ou vir outro.

Sobretudo, nao trazer mais entulho. Esta é a principal medida! Por favor, nao tragam mais entulho!

Arranjar uma alternativa credivel ao Adrien e/ou William Carvalho e um lateral esquerdo.

Se possivel, despachar 4-5 jogadores: Meli, Jefferson, Markovic, Andre ou Castaignos

Tudo o que eu podia dizer já foi dito neste post :arrow:

Mais rigor e contenção nas contratações, despachar todo os jogadores que não representam uma mais valia à equipa e pelo amor da santa contratem de vez um lateral esquerdo de qualidade.

Ah, e eventualmente fazer regressar um ou outro jogador que esteja emprestado.

GR:

Rui Patrício, Beto e Jug

Nada a apontar.

LD:

Mauricio Isla, Schelotto e Ricardo Esgaio

Despachar o João Pereira que não acrescenta nada (pelo contrário) e trazer um lateral direito ao nível de uma equipa que quer ser campeã.

DC:

Coates, Semedo, Douglas e Paulo Oliveira

Coates melhor central da liga. Semedo tem estado a baixo do que nós sabemos que joga mas vai recuperar. Os outros 2 tem sido competentes quando chamados. Não precisa de se mexer.

LE:

Emmanuel Mas, Jefferson

Vender um dos piores jogadores deste século do Sporting (Marvin ZéeGalardo) e ir buscar de vez o argentino que tem bastante qualidade.

MD:

William Carvalho, Bruno Paulista e Petrovic

Trazer o Palhinha para ser suplente para mim não faz muito sentido. Bruno Paulista já tem esse estatuto. Petrovic ninguem lhe deve pegar, por mim pode ficar como terceira opção, ao menos não precisa de minutos para evoluir como o Palhinha e poucas vezes vai ser chamado.

MC:

Adrien, b[/b] e Meli

Mandar o Elias para a China e conseguir uma alternativa séria ao Adrien.

EXTREMOS:

Gelson, Joel Campbell, Bryan Ruiz, Matheus Pereira e Bruno César

Mandar o Markovic ir dar uma curva. Não vale a pena contratar ninguem para este setor em Janeiro.

AVANÇADOS:

Dost, b[/b], Spalvis, Alan Ruiz e Castaignos

Despachar o André que é o que eu tinha dito logo que se falou dele, (um manco) e tentar uma boa oportunidade de negocio num avançado com golo que aparecesse. (Já li por aqui Lucas Pérez, era muito bem sacado).

A comprar, que seja para melhorar indiscutivelmente. Nem vale a pena andar a desperdiçar recursos em quem não acrescenta nada. Nesta altura é sempre complicado comprar mais-valias que o sejam sem hesitar, mas deve-se tomar o exemplo de 1999/2000, em que o mercado de Janeiro foi decisivo para o nosso sucesso.

Que se faça igual e o destino seja o mesmo.

No mercado de Janeiro, dadas todas as contingências e especificidades deste mercado, mudanças só para acrescentar qualidade, aqui não deve entrar aquela ideia de trazer alguém para competir pelo lugar, para evoluir, etc…

GR
Ficava assim até final da época

Defesa Direito
Ficava assim até final da época

Central
Não mexer

Lateral Esquerdo
Despachar Jefferson rapidamente e trazer alguém com mais qualidade, sobretudo a defender, que Marvin

Médio defensivo
Despachar Petrovic e trazer Palhinha

Médio Centro
Despachar Elias e/ou Meli e trazer um “clone” de Adrien. Geraldes ainda me parece verde…

Extremos
Despachar Markovic e trazer Iuri

Avançados
Despachar Castaignos e trazer um SA

Isto era o que eu faria tendo em conta as necessidades prementes, mas como em Janeiro é muito difícil contratar bons jogadores e ainda mais difícil despachar o entulho que se foi busca, penso que não vão haver assim tantas mudanças…

trazer o mauricio isla 1 LD 1 MDC e SA , e despachar Jefferson zeegelaar Esgaio Petrovic Meli Elias Mankovic Andre e Castaignos

Devolver Meli e Markovic, vender o Elias para a China, arranjar colocação para o Schelotto e para o Jefferson se possível, baixar o Paulista para a equipa B, trazer de volta o Wallyson e ir buscar o Vangioni por empréstimo a Milão.

Fica a faltar um lateral direito, se fosse possível arranjar uma solução melhor. Deixava o Palhinha, o Iuri e o Podence emprestados, que precisam de jogar, e dava mais (bem mais) minutos ao Matheus na esquerda, que ia alternando com o Bryan. Já ficava contente com isto.

Arranjar colocação para Jefferson e Schelotto(João Pereira está numa forma muito melhor e este schelotto atual não acrescenta nada senão perigo para a nossa baliza). E comprar um lateral esquerdo, só isso, despachem esses 2 e comprem um lateral esquerdo. Se chega? Não. Mas dúvido que façam mais do que isso.

Na baliza tentava arranjar colocação para o Jug sem ser prioritário, direita da defesa tentava colocação para Schelotto,para além de não render quando é chamado não é fiável fisicamente, Esgaio pode ficar até mais para ajudar na B e ficaria com João e contratação, no final da época via-se o caso do João.
Centro da defesa está bom, lado esquerdo arranjaria colocação para Jefferson, por muito que desgoste de Marvin não posso ignorar que se esforça e que pelo menos joga com vontade, Jefferson está-se marimbando, contratação de qualidade e Marvin como backup.
Petrovic saltaria fora e tentava ressuscitar o Paulista, do pouco que jogava no inicio de época gostei, espero que resolva tudo o tem a resolver e possa ser opção válida de novo, não falo em Palhinha pois está a jogar muitos minutos e bem onde está.
Elias e Meli saltavam fora, ou fazia regressar Wally ou ia mes o buscar alguém, se a tal venda do Elias se confirmar e pelos valores que se falam.
Entre André e Castaignos escolher um para sair, eventualmente pensaria no regresso de Podence mas isso teria que ser bem pensado, só não falo na dispensa de Markovic pois sei que não será fácil por vários motivos.

Despachar o entulho (Elias, Petrovic, Jefferson, Schelloto, Meli e Markovic), trazer um DE e um 8 e fazer regressar o Iuri.

O mercado de janeiro tem de ser abordado mais para saidas do que para entradas. No final do mercado estaremos apenas certo numa competição e possivelmente em duas. A final da Taça CTT é antes do fecho do mercado.

Acho que o grande desafio que se coloca à Direcção é despachar o entulho que para lá anda e convencer quem comprar que está a comprar jogadores de futebol e não apenas jogadores da bola.

Contratar um lateral esquerdo de qualidade, fazer regressar o Palhinha, reintegrar o Teo (se o Luís Adriano não for possível) e despachar o entulho.

É imperativo 2 laterais BONS, um para cada lado. Se não, estamos fodidos.

Sair quem não é opção.

Analisar o que é possível trazer por empréstimo para as laterais.

Sem Europa e se nos aguentarmos a uma distância de 5 pontos depois do Braga, reduzir o plantel e tentar reforçar as 3 posições chave que estão claramente em falha, LD, LE, SA.

Esse vai ser o problema… alguém os querer…

Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

Teo e dois laterais.

Dar férias ao Bryan e apostar mais no Campbell.