Este tópico tem como finalidade a discussão de como deverá o Sporting actuar na próxima janela de transferências, tendo em conta também a recente eliminação da europa. Quem deve sair, quem deve entrar, quem deve regressar, etc.
Na minha opinião, devíamos fazer o seguinte:
GR:
Rui, Beto e Jug
Emprestar ou dispensar Jug - nunca vai ter qualidade para nº 1 da nossa baliza (se calhar, nem nº 2), como tal, não faz sentido ficar
LD:
Schelotto; João Pereira; Ricardo Esgaio
João Pereira termina contrato no fim da época. Apesar de não comprometer e até ser competente, precisamos de mais. Não sei se renovaria com ele, mas ficava até ao final da época. Esgaio, imo, não tem qualidade suficiente para ser jogador da primeira equipa do SCP, muito menos a LD e pouco conta para o treinador. Se existisse uma boa oportunidade de negócio, vendia. Temos Mama Baldé, que continua a evoluir na B e é um tractor autêntico, que pode vir a revelar-se como uma boa solução. Maurício Isla seria o meu eleito para titular.
DC:
Coates, Semedo, Douglas e Paulo Oliveira
Não mexer
LE:
Marvin Zeegelaar e Jefferson
Jefferson há muito que devia ter saído e já não está cá a fazer nada, por isso, tem guia de marcha. Marvin é limitado e não pode ser mais do que um back up em caso de necessidade. Há ainda Jonathan Silva que não sei se alguma vez irá dar alguma coisa (tenho muitas dúvidas) e Pedro Empis, miúdo muito promissor, mas que ainda comete muitas falhas e não se mostra para já preparado para a primeira equipa. Está no sítio certo para errar, aprender com os erros e evoluir com isso. Do pouco que vi de David Sualehe não desgostei, mas também precisa de crescer futebolisticamente. Também ele está bem onde está.
Nesta posição, era de ir buscar alguém que pegasse de estaca e fosse titular indiscutível (sinceramente, não sei quem) e não sei de Emanuel Mas ou Vangioni, de quem se fala agora, seriam boas soluções. Siqueira é demasiado caro para o que vale e já não vai para novo, pelo que, dificilmente daria retorno financeiro. Insua, é uma incógnita: tanto podemos ter o bom da primeira época, como o péssimo da segunda. Muitas dúvidas aqui !
Do pouco que vi dele, não desgostei do miúdo francês do Belenenses, Florent. Pareceu-me rápido, com personalidade e tecnicamente evoluído. Alguém que o conheça melhor que diga de sua justiça.
MD:
William, Petrovic e Bruno Paulista
Vender Petrovic e emprestar Bruno Paulista. Fazer regressar Palhinha.
MC:
Adrien, Elias, Meli
Despachar Elias para a China e Meli para a Argentina. Fazer regressar Wallyson e Francisco Geraldes.
EXTREMOS D/E:
Gélson, Markovic, Joel Campbell, Bryan Ruiz, Matheus Pereira e Bruno César
Despachar Markovic, porque é caro demais para o que produz e nunca vai dar retorno financeiro. Transferir as suas oportunidades e tempo de jogo para Matheus Pereira.
AV:
Dost, Spalvis, André, Castaignos e Alan Ruiz
Despachar os últimos 3 e fazer regressar Podence e Iuri. Em caso de necessidade, há Leonardo Ruiz e Ronaldo na B e ainda Gelson Dala, que acabou de chegar, como tal, é uma incógnita, mas pode vir a revelar-se uma boa surpresa.
Não desdenharia uma ida ao mercado por uma boa oportunidade de negócio com um avançado que desse um mínimo de garantia de qualidade e golos, o que, diga-se, não é nada fácil.
Talvez tentar o empréstimo com opção de compra de Lucas Pérez, que quase não tem jogado no Arsenal e seria o 2o avançado que tanto necessitamos.
Plantel de 24 / 25 jogadores para atacar o que resta da época, com campeonato, Taça de Portugal e da Liga. Parece-me mais do que suficiente. Íamos buscar algum € com as vendas e, acima de tudo, pouparíamos imenso em ordenados. Ao mesmo tempo, ganhávamos qualidade e integrávamos já os miúdos se irem habituando ás ideias do treinador actual e para o ano fazerem parte do plantel de forma definitiva, independentemente do treinador ficar ou vir outro.