Normalmente a quantidade de adeptos de um clube é proporcional ao numero de títulos do mesmo. Sempre foi assim e sempre será, os clubes que mais ganham cativam mais adeptos e acho que isso tem acontecido em Portugal também. Nos últimos anos, nas gerações mais novas a quantidade de Sportinguistas tem diminuído quase drasticamente, enquanto que Portistas cada vez há mais, e é com alguma tristeza que observo isto.
Como tal, enquanto não ganhamos os títulos desejados, que eu espero e acredito que não demorem, julgo que temos de tomar (ou continuar a tomar) medidas para cativar mais adeptos especialmente as gerações mais novas.
O que eu venho sugerir, e que julgo que era uma medida que já deveria ser tomada mais cedo, é que quem é menor de idade não pague bilhete em Alvalade. Ou pelo menos quem é menor de idade + sócio do clube. Iria certamente cativar as gerações mais novas, e dar juventude ao estádio bem como aumentar as assistências sem um prejuízo que eu julgo ser considerável. Prefiro ter em Alvalade 42000 adeptos em que 3000 são crianças que não pagam do que apenas 40000 em que temos 1000 crianças pagantes por exemplo.
Que vos parece esta ideia?
P.S. Se o post não está no seu local devido peço que o movam para tal. Saudações leoninas :great:
Edit 1: Apenas uma possível solução para os jogos grandes, por exemplo contra Benfica e Porto, sugeria que apenas fosse possível tirar o bilhete grátis apenas no dia do jogo, não impedindo quem fosse menor de tirar bilhete dias antes caso quisesse assegurar o seu lugar mas claro a pagar. Caso a lotação esgotasse antes do ultimo dia, não iria haver oportunidade para tirarem o bilhete grátis, caso contrário haveria.
acho uma boa ideia. Mas olha que nos últimos anos vejo muito rapazeco Sportinguista, alias tem sido os mais jovem a pegarem no Clube, porque eu sei que da minha geração existe um fosso de adeptos Sportinguistas para os lampiursos (é essa porcaria de geração que anda a fazer as guerrinhas entre nós e os Lamps, que andam a plantar mentiras nos jornais).
Por acaso tenho bastante esperança na geração nova em relação ao nosso Clube. Agora também existe outra realidade, os putos estão-se a marimbar para o Futebol (cada vez mais a malta nova vai deixar de ligar ao Futebol, e estas guerrinhas e corrupções que nos últimos 20 anos tem andado a acontecer no mundo do Futebol só os retira do desporto), eles tem outras prioridades coisa que as gerações anteriores dava imensa importância ao Futebol, até mesmo por causa daquilo que passamos antes do 25 de Abril de 1974.
Lembro me que no estádio antigo até uma certa idade (já não me recordo, seria 8/10 anos?) as crianças não pagavam entrada.Bastava entrar na companhia de um adulto com bilhete.
Eu como morava perto do estádio ia muitas vezes mais um par de amigos e pedíamos normalmente a casais á entrada do estádio para para os acompanharmos na entrada para o mesmo.
Bons tempos.
Ps : Lembro me bem que numa altura já passava a idade limite e mesmo assim continuava a entrar, enquanto deu para disfarçar entenda-se(eles nem pediam identificação á entrada) :mrgreen:
Todas as iniciativas para cativar adeptos são de louvar, mas eu não tenho a certeza de estarmos a perder adeptos em relação aos nossos rivais… O estádio está sempre cheio de juventude e continuo a conhecer muitos jovens sportinguistas que nunca sequer viram o Sporting ser campeão,já na altura em que quebramos o jejum de 17 épocas se dizia que estávamos a perder preponderância e no dia em que fomos campeões foi o que se viu…
Pode ser isso, eu também não sou a melhor pessoa para falar pois sou do concelho da Figueira da Foz onde a regra é seres do Sporting , então na minha freguesia o nível de lamps ainda é menor.
Eu tenho 17 anos (nunca vi o Sporting campeão) e olha que na zona de Lisboa, malta mais ou menos da minha idade, somos 50/50 com os lamps. E se tivermos a falar de zonas tipo Alvalade, Av. Roma, Estrela, Restelo, Estoril ou Cascais há mesmo uma grande predominância nossa. Secundárias como a do Restelo, o Pedro Nunes, o Filipa de Lencastre ou o Rainha D.Leonor ou os colégios São Tomás, São João de Brito, Valsassina e Salesianos de Lisboa e do Estoril é algo tipo 7/3 para nós.
No porto noto isso. Muito mais leões que lamps. Nada bate os corruptos azuis no entanto. Mas por exemplo por Aveiro poucos leões. por cada 10 6/7 lamps, 2/3 corruptos e 1 dos nossos.
Tinha ideia que tinhamos uma grande implantação em Aveiro, como estamos muito bem na Zona Centro tinha ideia que em Aveiro o caso nos era favorável, é que em Coimbra, Leiria, Figueira, Viseu estamos muito bem mesmo.
Come as minhas estatisticas com umas colheres de sal. A minha ideia é do que vejo quer em canalha como em malta adulta sobretudo na cidade de Aveiro, acredito que o distrito todo seja uma realidade bem diferente.
Por outro lado sempre que há jogos no municipal de aveiro enchemos aquilo mais que os corruptos e até já tivemos melhores assistências que os lamps.
Anyway, tal como no resto do país, com a exceção do Porto, os lamps dominam.
Descontar 50% do preço do bilhete até aos 18.
De borla até aos 11.
Sujeito à disponibilidade existente na bancada e a ter que se levantar o bilhete no dia de jogo.
Deixando de fora os jogos europeus e contra os nossos rivais corruptos.
Assim parece-me mais equilibrado. Mesmo assim não sei se seria viável, é uma questão de quem tem acesso aos dados fazer as contas e estimar o impacto que isto teria nas nossas receitas. Não estamos em altura de dar grandes borlas nem estamos necessitados… O estádio tem apresentado as melhores assistência de que tenho memória, com muita juventude nas bancadas. A esse nível temos o futuro assegurado!
Nunca se esqueçam que quem tem filhos automaticamente faz da criança Sportinguista, portanto perdermos adeptos não me acredito, antes pelo contrário…
É nossa obrigação fazer os nossos primos, sobrinhos, afilhados, filhos e todos os que os rodeiam ser e gostar do Sporting, toca a dar bolas, cachecóis, bonés e contar que o melhor do Mundo foi formado e jogou no Sporting e tá feito, até o puto com a maior lavagem de vermelho vira para o Sporting :mrgreen:
No caso da Figueira diria que é quase 50/50 entre Sportinguistas e lamps. Portistas lá são raros. E esta identificação com o Sporting nota-se sobretudo nos mais jovens.
O que eu me esforcei com o meu afilhado… Mas o pai tem mais poder sobre ele que eu, e não consegui… até uma camisola lhe dei… agora estou a ver se lhe impinjo o Braga, pq como é o clube da terra dele ainda pode ser que crie ali alguma afinidade, e eu prefiro vê-lo de vermelho do que de encarnado :mrgreen:
Mais do que os titulos (e até do que familiares Sportinguistas)… o que contribui para o aumento de novos jovens do Sporting é a acefalia dos adeptos de outros clubes na sociedade em geral.
Infalível, tal a quantidade inteligentes que batem na mulher ou pior.
Não vamos passar a ser o clube com mais adeptos de um momento para o outro mas a continuar assim as coisas vão melhorar muito nas próximas gerações.