Atlético de Madrid (quer se queira quer não, ganharam a Liga Europa e a Supertaça Europeia)
Milan
Dortmund
Historia(de sempre)
Real Madrid
Milan
Manchester United
Liverpool
Barcelona
Bayern
Ajax
Juventus
Inter
Não sei, várias no mesmo patamar (Celtic, São Paulo, Boca Juniors, etc)
Edit: Fiz uma alteração na lista da actualidade, baixei o Milan, acho que tinha sido muito generoso com eles. E mesmo assim, talvez ainda pudessem vir mais para baixo.
Estás a falar da minha última lista ? Isso é só uma opinião pessoal.
Mas é fácil de explicar:
a) Vinte anos é muito tempo, não é toda a história, mas é um período considerável. Nesse período o Manchester United ganhou títulos atrás de títulos, e não deve haver outro clube tão vitorioso como eles, ao passo que o Liverpool entrou num período negro da sua história e não consegue ser campeão há já 20 anos (e a contar).
b) Com os títulos deste período o United igualou o record de campeonatos do Liverpool, e prepara-se este ano para se tornar no clube mais vezes campeão de Inglaterra.
c) A época dourada do Liverpool também ocorreu ao longo de não mais de 20 anos, foi durante os anos 70 e 80, e agora os 90 e 2000 são do Manchester. Antes desse período de 70/80 ambas as equipas tinham exactamente o mesmo número de campeonatos e para além disso, o Manchester United até já tinha um título de Campeão Europeu, tendo sido o primeiro clube de Ingalterra a consegui-lo, bem antes do Liverpool.
d) O Liverpool tem 5 Taças/Ligas dos Campeões Europeus, mas o United não anda muito longe, tem 3 e pode este ano conquistar a 4ª, sendo que está na final pela 3ª vez em 4 anos.
e) Actualmente existem três clubes cujas marcas se podem considerar verdadeiramente globais, para mim o Manchester United é um deles mas o Liverpool não.
Na minha lista o Liverpool ainda está à frente de equipas com o Barçelona e o Bayern, mas se continuar assim mais uns anos, vai obviamente descer, principalmente em relação ao Barça se continuar a este ritmo.
Estava a referir-me a todos os que põem o Liverpool atrás do Manchester :great:
Então vou ponto a ponto:
a. Mesmo assim é líder.
b. Olha bem o tempo que demorou
c. Quando o Liverpool teve a sua época de ouro, o Man.Utd voltou ao anonimato e desceu de divisão, enquanto na época negra do Liverpool, este mesmo ganhou uma Champions e uma UEFA.
d. O Liverpool tem 5 campeonatos europeus e 3 taças UEFA.
e. Ainda bem que o Liverpool não é um clube global, só o faz maior, sem “adeptos asiáticos” que são do clube que ganha na televisão
Continuando o último ponto, o Manchester faz-me lembrar uma mistura de Benfica com Porto, arrogantes e viperinos. Basta lembrar as tiradas de ódio gratuito do Ferguson, Roon, Neville, Charlton e outros. Olhas para os homens que fizeram o Liverpool e vês seres humanos humildes, olhas para quem fez o Manchester desde Best a Beckham e só vês gente de índole duvidosa.
Mas isto são considerações paralelas. Em termos objectivos não há nada que ponha o Manchester à frente do Liverpool.