Melhor Avançado do Sporting no século XXI

:arrow:

Isto. Com o título que tem de momento só há uma resposta possível:

Jardel . obvio. Nunca vi igual

Em que época é que esse Sulimane jogou no Sporting?

Jardel foi o melhor ponta-de-lança que passou por Portugal nos tempos pós-Yazalde. Sem dúvidas. Tirando o Jardel, gostei do Liedson, mas o Acosta teve muito de especial o seu contributo para o título que nos fugia há 18 anos…quase morri engasgado nesse dia.

tive que me rir

:twisted: :twisted:

Jardel, o homem que nasceu abençoado por Deus para fazer golos…
Incrível, nunca vi igual

Super Mário

Quem é esse Suleimane que está agora a fazer a primeira época?

[hr]

Eu sempre gostei do Acosta. E não, por isso mesmo não era propriamente um tipo popular na bancada do Estádio. :lol: Mas o tipo tinha toque de bola. Lá está, quando chegou era o inverso do que as bancadas muito aplaudem: via-se que tinha toque, via-se que sabia o que fazer, via-se que tinha visão de jogo, mas falhava. E apesar de não estar parado, não era um tipo de sprints ou de bater no peito. Acosta foi um jogador importante. E era um bom avançado.

Liedson foi um tipo que nasceu para aquilo. E não fosse ter de andar a roubar bolas no meio-campo, se não fosse o Sporting atacar tão pouco, ou ir descendo a sua produção atacante época após época (comparem aquelas épocas com esta ou mesmo as duas anteriores), teria tido números muito, mas muito superiores. O Liedson, na sua 1ª época, marca 15 golos e entra no pódio dos melhores marcadores. Na Europa marca logo golos. Na época seguinte, chega aos 25 e era um jogador em evolução.

Outra particularidade é que Acosta, não sendo alto, era forte fisicamente e aguentava bem o choque. Aliás, dava-se ao choque e inteligentemente ganhava posição, recebia frequentemente de passe longo (muitas vezes do GR) e distribuía jogo. Com enorme inteligência. Dentro da área, o choque também não era problema. Liedson era um franganito, que também recebia (mas menos de passe longo) mas por ser franganito tinha de endossar mais rápido, antes que o atropelassem. O gajo era rijo, mas… Isso obrigava-o a ler mais rápido. Depois, dentro da área, era um verdadeiro rato de área.

Nasceu para aquilo. Por isso considero-o melhor que Acosta.

Sendo assim, respondendo à questão colocada, de “Melhor Avançado do Sporting no século XXI”, a resposta, com toda a lógica, só pode ser uma: Mário Jardel!

:twisted:

f***-**, mas alguma vez isto é pergunta que se faça? Importa lá se achas que o Jardel foi um ET ou um robot inventado pelos deuses do futebol. Se a pergunta é “Melhor Avançado do Sporting no século XXI”, a reposta está dada antes de ser feita! E depois eu é que sou do contra. :twisted: :lol: Mesmo que não gostes do tipo, mesmo que não gostes de pontas de lança, mesmo que tenhas apenas 5 anos, mesmo que ele te tenha lixado de alguma forma e queiras ligar-lhe as orelhas a cabos de alta tensão, a resposta é só uma. Não há categorias à parte. Ele era avançado, todos eram avançados e o Jardel, mesmo que lhe arrancasses as pernas e a cabeça, era gajo para ser o melhor marcador do campeonato.

Pergunto o que seria hoje com as redes sociais ao rubro e com TV’s a cobrir em permanência as coisas do futebol, a atitude do Liedson ao “excluir-se” do Benfica - Sporting de 2005, cujo empate daria o título, dando a derrota o 3º lugar e não ida à Champions e bola de neve de falta de dinheiro / qualidade do plantel.

Claro que esse jogo tem muitas nuances e Paraty deveria fazer o que fosse preciso para o resultado ser esse, mas com Liedson, a referência da equipa a coisa seria mais complicada.

• Não foi adiado, mesmo com o Sporting a ter uma final Europeia 3 dias depois (na altura ninguém falava disso de descansar).
    Ainda por cima o jogo não foi ás 16H00 de Domingo como estava definido sempre sem alterações, mas à noite! Grande estupidez, menos horas de intervalo.

• Peseiro borrou-se, tendo uma equipa bem melhor e jogando bem mais, deu a sensação que jogava para o empate que nos dava o campeonato.

• O golo é um livre que começa logo por ser duvidoso, depois Luisão faz falta, mas o problema é que Ricardo soma a isso sair mal.
    Como tinha a turba benfiquista a querer culpar pelo golo para disfarçar a falta a somar à portista que estava industriada a odiar o Ricardo porque tirou o lugar na selecção ao Baía, ficou difícil o cerco mediático.
    E a verdade é que tem muita culpa no lance.
    Está bem que é falta, mas ele sai muito mal.
    Ao burro bastaria chocar forte com o Luisão (promovia ele o choque) que seria sempre falta.

Claro que esse campeonato é medonho, basta lembrar os 2 jogos do Benfica com o Estoril, um no Algarve e outro decidido com o penalty Karadas, como esta época o penalty Jonas em “Fafe”.

Mas um dia seria interessante descobrir o que se passou com Liedson para se excluir desse jogo?
Será que se passou algo como com Carrillo?
Ou mesmo o que se fez a Jardel (destruindo o homem com vícios) após aquela época de sonho no Sporting?
Já se sabe que ao longo da história o Benfica jogou porco por baixo da mesa, e sempre gostaram do fazer as coisas “por outro lado”.

E eu pergunto outra coisa: porque é que o tipo depois deixou-se de coisas dessas?

Porque achas que não quis estar nesse jogo?

• Teria medo de alguma coisa? (Superstição estúpida de miolo mole)
  • Ronha? Tipo sabia da importância dele na equipa e perto do jogo com o Benfica pediu mais dinheiro e não lhe deram?
  • Disseram-lhe para não estar em troca de “melhor contrato”? (Foi aliciado)

O que achas?

Sem sombras de duvidas, Acosta. Sendo mais completo jogando e fazendo jogar. Para alem de marcar golos ele ajudava e muito.

Jardel está a uma distância tão, mas tão grande de todos os outros que nem merece discussão.

Jardel, sem nenhuma duvida.

Em 2000 tinha eu 11 anos e o Acosta marcou a minha infância. A minha resposta será sempre ele, acho que nunca amei um jogador como amava o Beto Acosta. Era algo platónico. Coisa de puto, um amor inocente.

O Jardel foi algo especial. Deve ter sido o ano mais feliz da minha vida, eu esperava os jogos do Sporting com a certeza de que ganharíamos, e de que claro, o Jardel marcava. 2 ou talvez um hat-trick. Porque será?

O Liedson vai ser sempre lembrado pelo amarelo que o tirou do jogo contra o Benfica e pela ida ao Porto. É aquela ex-namorada que muito amamos, que gostaríamos ter casado mas quando lembramos das merdas que nos fez passar, achamos logo essa ideia estapafurdia.
Mas o Liedson foi sem dúvida o que mais noites de alegria nos deu. Sem ele, não sei onde estaríamos hoje, o Sporting já teria batido no fundo faz tempo. Aguentou-nos épocas atrás de épocas. E sim, também chorei na sua despedida.

Enviado de meu GT-P5200 usando Tapatalk

Acosta, Jardel, Liedson, Slimani.

Claro que foi o Jardel. Entre Acosta e Liedson votei Acosta por tudo o que simbolizou, no entanto o Liedson também atingiu um nível altíssimo quando vestiu de leão ao peito.

1. Jardel, 2. Acosta, 3. Slimani, 4. Liedson

Em primeiro claro que é o Jardel, mas seguido dele para mim tem de ser o Liedson.

Jogasse o Sporting naquela altura como joga atualmente e o Liedson marcava 40 golos numa época. Em épocas péssimas conseguiu sempre ser o melhor da equipa e não foi só um ano foram vários.

Até no jogo de despedida dele a nossa equipa foi uma miséria com um empate 3-3 em casa com a Naval (ainda bisou nessa partida).

1- Jardel
2- Liedson
3- Acosta
4- Slimani
5- Ricky Van Wolfswinkel