Melhor 11 de ex-jogadores que vi jogar

Continuo a achar que Nelson foi o melhor defesa direito. Aliás, foi para Inglaterra, o que era raro naquele tempo.

Concordo que o Nélson era um excelente defesa direito, na altura até bem melhor que o Secretário que jogava na selecção.

O desafio seria encontrar alguém que não fosse melhor que o Secretário. Acho que até se adaptássemos o Pongolle a lateral direito saía algo melhor que o Secretário.

2 Curtiram

Como isto de laterais está fraco vou para um 3x2x3x2.

Schmeichel
Marco Aurélio
Luisinho
Mathieu
Vidigal
Duscher
Pedro Barbosa
Bruno Fernandes
Balakov
João Pinto
Jardel

Não quer dizer que tenham sido os melhores mas criei um 11 com um misto de duplas que resultaram muito bem (vidigal-duscher e joao pinto-jardel) e alguns dos meus jogadores preferidos…

Nos guarda-redes o meu grande ídolo de infancia era o Damas e na frente o Jordão, mas na verdade lembro-me muito pouco (ou nada) de os ver jogar…

O primeiro jogador de que tenho lembrança de ser grande jogador é o Luisinho… mas nos centrais tivémos jogadores a fazer belas épocas (daqueles que me lembro): o valcx, o naybet também era um central bastante eficaz, o andré cruz, o phil babb, a dupla tonel-polga também se portou bastante bem durante uma época ou duas, o enakarhire que só cá esteve uma época mas que parecia um excelente central, o rojo também faz uma boa época e mesmo o coates.

Não escolhi laterais porque acho que é onde temos tido menos qualidade… do lado direito, vou ser espectacularmente polémico, os 3 laterais a quem vi maior potencial para poderem fazer alguma coisa de jeito foram (rufo de tambores): schelotto, arias e miguel lopes. Acho que qualquer um deles podia ter sido referência… o que mais oportunidades teve talvez seja o “menos jogador”: o schelotto, mas apesar de parecer (e ser) um tronco com dois olhos era muito eficaz.
Daqueles que mesmo assim ainda tiveram algum rendimento talvez destaque o césar prates, o abel ou o nelson… também não achava o saber mau jogador mas aqueles cruzamentos e decisões estragavam tudo.

Do lado esquerdo, a melhor época que vi um lateral fazer no Sporting foi o do último ano do tello… Eu que o tinha como ódio de estimação (achava-o fraquíssimo como extremo) fiquei agradavelmente surpreendido e pensei que tivéssemos ali lateral para umas boas épocas… não renovou e saiu a custo zero depois dessa época
De resto é o óbvio: rui jorge e insua.

Mas de laterais não há nada que mereça estar num melhor onze do Sporting.

No meio campo mais recuado escolhi uma dupla… talvez não sejam os melhores. Paulo Sousa, Paulo Bento, Rochemback (primeira passagem), moutinho ou a dupla william carvalho - adrien (do primeiro ano do jj), talvez até sejam melhores jogadores… também achava piada ao rinaudo. Mas os que guardo num lugar especial da minha memória é a dupla vidigal-duscher.

depois 3 criativos… Balakov e bruno fernandes são do melhor que passou pelo Sporting… o Pedro Barbosa pode ser mais polémico (quando temos um Figo, por exemplo) mas era dos jogadores que mais gostava de ver jogar (pelo menos quando lhe apetecia).

Na frente a dupla João Pinto- jardel… não foram os meus avançados preferidos mas, durante um ano, foi uma grande dupla. Uma dupla Liedson-slimani também seria interessante… de resto não há assim muito mais a destacar… acosta, bas dost e pouco mais o que mostra o que tem sido o nosso futebol dos últimos 30 anos.

Espero não me ter esquecido de ninguém.

Schmeichel
Nelson
André Cruz
Mathieu
Rui Jorge
Duscher
Bruno Fernandes
Figo
Balakov
João Pinto
Jardel

4-2-3-1 com muita categoria

Schmeichel - Líder
Nelson - certinho
Luisinho - o melhor de sempre
André Cruz - um senhor
Rui Jorge - regularidade
Paulo Sousa - enchia o campo
Bruno Fernandes - jog. super Inteligen
Figo - craque
Balakov - craque 2
Nani - artista
Jardel - único no Mundo

O melhor 11 que vi jogar:

Schmeichel(além do óbvio, energia dele p equipa era qq coisa)
César Prates (posição fudida de encontrar bons jogadores nossos, até hj ninguém se aproximou deste)
Marco Aurélio (central perfeito)
Stan Valckx(não era perfeito mas dos melhor que vi jogar pena não marcar livres como o André Cruz; carisma)
Insúa (raramente tivemos bons LE, este era bom)
Paulo Sousa(dos melhor MD que vi jogar, perfeição)
Duscher(próximo do PSousa, mas pouca cabeça, acabou esquecido já nem sei onde)
Figo(o melhor extremo que já vi jogar, drible ainda hj para mim surreal, ia p cima dos defesas)
Balakov(foi Ídolo, admito; Lenda Leonina)
JVP (dos melhores jogadores tugas de sempre)
Jardel (incrível, nunca vi ninguém marcar golos tão facilmente)

Tentei mas não consegui escolher o Liedson, ter vestido a camisola do FCP depois de tudo o que passou cá, epa…

Apesar de nascido, não tenho grandes recordações de Figo, balakov e Paulo Sousa mas vou incluir pois são lendas.

Schmeichel
César Prates (não me ocorreu melhor)
André cruz
Mathieu
Rui Jorge
Bruno Fernandes
Paulo Sousa
Figo
Balakov
(não tenho grandes recordações nem do Balakov nem do figo, sem ambos colocava o nani e o quaresma)
João Pinto
Jardel (referência para o Liedson, mas Jardel é jardel)

Schmeichel - M.Aurelio, A.Cruz, Mathieu - Quaresma, P.Sousa, Balakov, R.Jorge - Cr.Ronaldo, Jardel, Figo

Considerando apenas jogadores que vi jogar:

Schmeichel
Beto (adaptação a lateral pois não consigo escolher um lat. direito merecedor)
André Cruz
Mathieu
Rui Jorge
Paulo Sousa (apenas fez uma época sem títulos mas tinha uma classe e categoria que a meu ver lhe garantem um lugar neste 11)
Bruno Fernandes
Balakov
Figo
João V. Pinto (Nani ou até mesmo Pedro Barbosa também mereciam mas pela época fora de série de 01/02 tenho de deixar o JVP no 11)
Jardel (aquilo que o Jardel fez em 01/02 é algo de surreal e só essa época basta para o colocar à frente de Liedson, Acosta, Slimani e Bas Dost que foram outros grandes nomes que tivemos nos ultimos 30 anos).

Atualização ao melhor 11 dos últimos 30 anos:

Schmeichel
Pedro Porro
Phill Babb
Mathieu
Nuno Mendes
Aldo Ducher
Bruno Fernandes
Luís Figo
Balakov
Liedson
Mário Jardel

SL

Desde os fins dos anos 70, como são muitos anos 2 jogadores por posição, em primeiro o mais preferido

GR: Schmeichel / Meszaros
LD: César Prates / Pedro Porro
DC: Luisinho / André Cruz
DC: Mathieu / Marco Aurélio
LE: Nuno Mendes / Inácio
MD: Stan Valckx / Aldo Ducher
M: Bruno Fernandes / António Oliveira
M: Luís Figo / Cristiano Ronaldo
M: Nani / Futre
10: Balakov / João Pinto
PL: Mário Jardel / Acosta

E tantos que ficam

Jordão, Keita, Damas, Sousa, Pacheco, Silas, Douglas, Yordanov, Naybet, Amunike, Rui Jorge, Quaresma, Ricardo Rocha, Liedson, Slimani, Dost, Paulinho Cascavel, Oceano… e tantos…

SL

Schmeichel / Porro Babb Mathieu R.Jorge / Vidigal Duscher / Balakov Liedson Jardel Nani

Tentei fazer um 11 com jogadores que fizeram pelo menos duas boas épocas:

Rui Patrício

César Prates
Naybet
André Cruz
Rui Jorge

Oceano (cap)
Duscher

Figo
Bruno Fernandes
Balakov
Liedson

Schmeichel, Cesar Prates, Andre Cruz, Phil Babb, Rui Jorge, Vidigal, Bruno Fernandes, Balakov, Joao Pinto, Jardel, Ronaldo

Tática 3.4.1.2

Schmeichel
Marco Aurélio, André Cruz, Mathieu
Figo, Paulo Sousa, Bruno Fernandes, Nani
Balakov
JVP, Jardel

                            Schmeichel

César Prates Phil Babb Mátiú Nuno Mendes
William Carvalho

         Figo.        Balakov.      Bruno Fernandes

                          CR7.     Jardel