Tenho visto vários artigos ultimamente que falam dos melhores 11 de ex-jogadores do Sporting, e na maioria fico a pensar se quem os está a escrever começou a ver futebol recentemente. Ou então sou eu que estou a ficar velho. Provavelmente é a segunda opção.
Por isso, decidi criar eu um 11 com os melhores ex-jogadores do Sporting que vi jogar. Estão à vontade para adicionar o vosso 11 nas respostas, mas não se esqueçam da regra de ouro: têm de ser jogadores que viram jogar.
Aqui vai o meu 11.
Guarda-redes
Peter Schmeichel: nem sei o que acrescentar. Ainda me lembro de como pensei que era mentira quando vi a notícia da contratação no jornal. E ainda me lembro daquela defesa com um quase pontapé de bicicleta no jogo em que fomos campeões. É incrível como conseguimos ter um guarda-redes destes - e mais incrível ainda como conseguiram afastá-lo.
Laterais
César Prates: esta foi a posição mais complicada, acho que tivemos poucos laterais a destacarem-se na direita. Mas a escolha vai para César Prates, que fez a diferença assim que chegou. Não era do melhor que tivemos defensivamente (sim, um eufemismo, eu sei), mas dava uma profundidade enorme ao ataque.
Rui Jorge: bom a defender e a atacar. Foi uma escolha difícil entre ele e o Insúa, ficávamos bem servidos com qualquer um dos dois.
Também podiam estar aqui: Insúa, Caneira, Rogério e Nelson. O Rogério e o Nelson eram melhores defensivamente que o César Prates, mas ele foi mais decisivo. O Insúa e o Rui Jorge estavam praticamente ao mesmo nível, enquanto que o Caneira era óptimo, mas ligeiramente inferior a estes dois - embora tenha marcado um dos nossos melhores golos na Liga dos Campeões.
Centrais
Marco Aurélio: um central de topo, bastante seguro a defender.
André Cruz: peguem na descrição do Marco Aurélio e adicionem “fantástico marcador de livres”. Tal como o César Prates, é um dos principais “culpados” da melhoria de forma que trouxe o título.
Também podiam estar aqui: Luisinho, Naybet e Valckx. Foi uma escolha particularmente difícil entre o Luisinho e o Marco Aurélio. Quando sair do Sporting, o Mathieu tem entrada directa na lista.
Meio campo
Duscher: um dos melhores médios defensivos que tivemos. Dava solidez ao meio-campo e sabia progredir bem com a bola. Era um William Carvalho, que compensava os centímetros a menos com mais técnica e intensidade.
Bruno Fernandes: carregou a equipa enquanto cá esteve. Foi pena não ter vindo para cá numa altura melhor.
Figo: provavelmente o melhor extremo que tivemos. Pode não ter atingido a dimensão do Ronaldo, mas continuo a preferi-lo. É provável que a minha opinião seja fortemente influenciada pelo golo à Inglaterra no Euro 2000 - que momento incrível de “eu resolvo”.
Balakov: não há outra escolha possível para 10. Nem é preciso comentar, basta ver os golos dele - incluindo aquele fantástico ao Benfica (coitado do Neno).
João Pinto: outro que nem sei como é que o Benfica o deixou sair. Estragou-nos um título com o 6-3, mas deu-nos outro título mais tarde. Fez, com o Jardel e Niculae, um dos melhores ataques que tivemos.
Também podiam estar aqui: Paulo Sousa, Adrien e Hadji. É incrível como conseguimos ir buscar o Paulo Sousa ao Benfica e foi pena só ter ficado uma época. O Adrien foi também um dos jogadores que mais gostei de ver jogar na última decada (se não fosse o Bruno Fernandes, teria sido o nosso melhor médio dos últimos 10 anos). O Hadji era tecnicamente fantástico, mas quando o teu adversário é o Balakov… não há nada a fazer.
Avançados
Ronaldo: admito que usei um truque para encaixar o Ronaldo num 11 com o Figo, Balakov e o JVP, mas ele também se safa bem a jogar a avançado-centro. Não é dos meus jogadores preferidos - sim, sou dos que acha que o Messi tem mais talento - mas é um jogador que tem lugar em qualquer 11.
Também podiam estar aqui: Acosta, Jardel, Niculae, Liedson e Bas Dost. Foi difícil não os incluir, mas só havia lugar para um. Os três primeiros foram jogadores decisivos nos nossos títulos. O Liedson era um avançado de topo, teve azar em não ter uma equipa mais forte a apoiá-lo. O Bas Dost foi o que mais próximo tivemos do Jardel desde que o Jardel foi embora.
E pronto, aqui estão as minhas escolhas. Provavelmente vão discordar de muitas e há ali algumas opções que são certamente controversas - atenção, ninguém está autorizado a discordar do Schmeichel - mas já estava cansado de ver artigos que metem o Dier no centro da defesa e ignoram o André Cruz, ou que não se lembram sequer do Balakov. Agora podem dizer mal das minhas escolhas e adicionar as vossas.