Eu acho que um dos principais problemas da equipa principal do Sporting é a condição física. Não se admite que jogadores profissionais estejam gordos durante anos… É verdade que muitas vezes achamos que o nosso meio campo precisa de peso, pois os nossos jovens saem sempre muito fraquinhos… mas não é preciso levar tão à letra.
O nosso plantel está muito preso ao posicionamento defensivo. O PB não admite que um jogador faça uma arrancada pelo seu flanco (que flanco…) pois ele assim está a desequilibrar a equipa. Os laterais do Sporting não têm autorização para arriscarem porque, se perderem a bola, já têm de estar lá atras, em linha com os outros 3 defesas… Então porque não temos nós atletas nas laterais? Porque não temos nós atletas, no real significado da palavra no meio campo? Os unicos atletas que costumamos ter são o Moutinho e o Liedson… e são aqueles que mais se evidenciam no plantel do Sporting… É coincidência?
Porque não temos nós um preparador físico exigente? Porque é que desde que o Mourinho elogiou o João Aroso, dizendo que este era um dos melhores preparadores físicos portugueses, o trabalho deste nunca mais foi questionado? Será que é também o PB que não lhe exige que os jogadores estejam bem preparados?
Muitas vezes nos queixamos que a nossa equipa não se mexe… que as jogadas são todas previsíveis… que os defesas só têm uma alternativa de passe (Veloso) e quando este não se desmarca para receber a bola, lá vai charuto para a frente do Polga. Eu acho que uma equipa de futebol profissional, que é o que é suposto a equipa do Sporting ser, devia correr durante 90 min, como de respirar se tratasse… naturalmente… em movimentações constantes… em desmarcações constantes… arriscando e voltando a posição defensiva, que tanto o PB gosta, rapidamente.
E é claro que a meu ver, esta solução metia o Rochemback, que vocês podem criticar quanto quiserem mas é o jogador com melhor qualidade de passe no plantel, em forma… O Polga, Caneira, Abel, P. Silva, Grimi, Vuckcevic, Postiga… são jogadores que estão numa forma fisica gritante…
Mas atenção, eu até concordo com tudo o que escreveste no post inicial, mas como com o JEB temos o PB “Forever”, por mais indignação que haja não vai dar em nada.
Não serve de nada o pessoal dizer(e bem) que o Polga e o Roka não estão a jogar nada, porque com o PB nenhum deles, por mais mal que jogue, irá perder o lugar(especialmente o Polga).
Concordo contigo na análise à preparação física do plantel.
Além disso, o que sempre me espantou assim, grosso modo, desde o princípio da época Peseiro, é a explosão desenfreada de lesões nos diversos plantéis. Até hoje, ninguém conseguiu avançar com uma explicação plausível para isso, sendo que o sporting sempre teve uma boa escola de preparação física, com nomes como o de roger spry, entre outros.
No entanto, apesar de concordar contigo nisso, não acho que seja a forma física a prejduciar a produção das pessoas em causa. Já estamos mesmo numa altura de desprendimento desta gente que apontei em relação à instituição sporting.
E quando assim acontece…
Na minha opinião, o problema é a falta de exigência e rigor na preparação dos jogadores e não no valor do mesmos. Quando existe falta de liderança e a displicência é tolerada, quando não se promove uma política baseada no mérito e no brio profissional, casos como os destes jogadores começam aparecer e tornam-se frequentes. Era necessário analisar o rendimento dos jogadores ao pormenor e duvido que isso seja feito no Sporting. Parece-me que é tudo uma balda e sendo assim não podemos culpar os jogadores a quem, internamente, não exigido mais.
O caso de Rochemback e Pedro Silva são pura incompetência da equipa técnica. Os jogadores deviam ter sido alvo de uma avaliação física antes de irem para férias, com recomendações para se apresentarem com índices mínimos aceitáveis. Quando se apresentassem de férias tinham de ser submetidos a uma nova avaliação para verificar esses mesmos índices e preparar a pré-epoca a partir dos mesmos de forma a estes serem optimizados. Quem não cumprisse seria punido internamente e tinha uma carga física extra, não jogava até estar recuperado. Era assim que devia ser feito. Mas, o Sporting ignorou o facto de os jogadores se apresentarem sem estarem em condições.
O caso de Caneira é o de um jogador que nunca foi um craque, no entanto é um jogador útil à equipa. Não se lhe pode pedir o que ele não é capaz de fazer, além disso Caneira é central, e para jogar na lateral será sempre um lateral limitado ofensivamente.
Djaló, Pereirinha e Veloso são casos típicos do não desenvolvimento dos talentos na equipa do Sporting. Com um treinador decente, provavelmente seriam jogadores muito valiosos em pouco tempo. Veja-se o que Jesualdo fez com Fernando ou Sissoko por exemplo.
Grimi é outro caso de falta de exigência e disciplina. Se ele está sempre lesionado é porque não tem condições físicas para alta competição, se ele sai à noite e assim desrespeita o código interno do clube é porque é mau profissional. Isto não podia passar impune.
Tonel é um caso ridículo. Sendo ou não bom jogador, o Sporting teve a oportunidade de o vender por 3M, era de aproveitar pois teria sido um investimento com retorno. Mais uma vez andamos a dormir.
Abel é o caso de um jogador que envelheceu depressa e perdeu qualidades. Já devia ter sido dispensado.
Polga é um central que podia ser vendido. Rende pouco e duvido que venha a render mais. Era altura de o tentarmos rentabilizar e renovar a defesa.
Saleiro não é um grande avançado, na minha opinião. Mas não me oponho a que tenha uma oportunidade na equipa.
Bottomline: os jogadores não devem ser crucificados pela má gestão com que o Sporting se tem defrontado. Num clube com pouca exigência interna, esse factor acaba por ser reflectir nos jogadores, na sua entrega e performance. Os jogadores também não têm culpa que os responsáveis pela gestão, apostem cegamente neles, quando estes deviam ser rentabilizados ou simplesmente dispensados por já não terem um nível aceitável para o Sporting.
Mas que campanha da comunicação social?? Isso são desculpas de certas pessoas. Antes de haver qualquer manifesto na comunicação social, já se falava sobre a má gestão e a falta de capacidade de PB para treinador do Sporting. Isto não é novo, só tem tido mais destaque porque a linha que tinha vindo a ser defendida durante tantos anos, não dá resultados.
Vai perguntar ao Vallete se a musica que ele escreveu, à 2 anos, também foi campanha da comunicação social. Só não vê quem não quer.
Eu não entraria tanto pela questão dos jogadores, tens razão em alguns casos como por exemplo a falta de empenho do Roca, ou as dificuldades defensivas dos laterais, etc.
Penso que tudo isto se centra particularmente no mister, pois se teoricamente os jogadores são fracos não podemos jogar bonito, ou seja, temos que combater esta falha incutindo outros aspectos no futebol que queremos praticar, mais garra, velocidade, querer. (e isso vê-se muito pouco)
Se vemos constantemente a equipa a “espalhar-se ao comprido” dentro de campo, com jogadores que se desleixam em certos lances, é porque a motivação é pouca ou nenhuma. Por muito mau que um jogador seja, se este entrar motivado para dentro de campo, corre o dobro e faz esquecer as dificuldades técnicas que apresenta.
Essencialmente, o Paulo Bento tem culpa no cartório em quase tudo, todas as pequenas falhas que uma equipa tem vêm ao de cima quando as coisas começam e continuam a correr mal.
São problemas em cantos ofensivos e defensivos, são os penaltys, são livres, são jogadas de pontapé p’ra frente, é um sistema velho e caduco para os jogadores que temos, são problemas nas alas, é o 10 que não tem liberdade para ‘fazer magia’, etc, etc.
A hora do Bento acabou, mesmo que ele queira alterar o rumo dos acontecimentos, vai-lhe ser impossível por muitas e variadas circunstâncias, e (desconfio eu) até os jogadores já lhe começam a fazer a folha.
Concretamente ou isto dá uma grande volta ou a mudança de treinador já vai tarde, sangue novo precisa-se!
PS: Relembrando a hstória do Valete, eu fui um dos que critiquei intensamente o Valete, não para defender o Bento mas porque quem era o Valete para vir criticar o meu clube, o ‘meu’ treinador e os ‘meus’ jogadores num momento dificil da equipa!? ele que um dia faça algo pelo Sporting e aí sim pode criticar publicamente o que quiser.
Estou completamente de acordo com a análise e a conclusão feita.
Até porque se quisermos ser realistas NENHUM desses jogadores tem sequer mercado.
Nem mercado,nem valor de mercado. Quer a nível interno e muito menos a nível externo.
Vejamos os exemplos dados pelo sextoviolino:
1- Rochemback - Não tem qualquer valor de mercado. Rebola-se pelo campo como um bidon de toucinho.
Não faz qualquer esforço em ganhar forma e prejudica a equipa.
Numa escala de 0 a 20 o seu nível é 4.
2- Caneira - Não dá mais do que o que já deu e diga-se que o que deu foi sempre pouco. Tem a vantagem de ser polivalente,mas na verdade,polivalente na medíocridade. Poderia ser um jogador de banco,para alguma emergência ou lesão. Não tem qualquer valor de mercado.
Numa escala de 0 a 20 o seu nível é 5.
3- Polga - Talvez o jogador brasileiro com menos técnica que se viu até hoje. Os seus pés são dois tijolos e é aquilo a que vulgarmente se chama um pé-de-chumbo. Para além disso não tem rins,é deficiente na impulsão e inclusivamente deficiente a correr. Parece ter pé chato. A sua inaptidão é gritante. No um para um e nos cruzamentos é o maior perigo para a nossa baliza e quase sempre compromete. Nos passes é um desastre. A única qualidade que já teve,repito, já teve,era no desarme em corrida. Já nem isso tem. É um jogador acomodado e protegido. Não tem qualquer mercado,nem valor de mercado.
Com muito boa vontade,só talvez no Brasil profundo alguém o pudesse querer. Num qualquer Boigoiás,Surucutu ou Macacaúba.
Numa escala de 0 a 20 o seu nível é 3.
4- Abel e Pedro Silva -
Abel - Revela por vezes alguma voluntariedade mas não tem qualquer margem de progressão,nem de evolução. Poderá ter mercado como moeda de troca ou num clube do meio da tabela para baixo.
Numa escala de 0 a 20 o seu nível é 6.
Pedro Silva - Embora não demonstre grande vontade poderia ter alguma margem de progressão se tivesse um treinador e uma equipa técnica competente. Assim, não tem grandes possibilidades e não tem valor de mercado.
5- Grimmi - Jogador sem garra,sem elan,péssimo a defender,mau a atacar. Também não tem quem o possa ensinar e corrigir.
Revela também muito pouca inteligência. Não tem valor de mercado.
6- Djaló e Miguel Veloso. Jogadores que não se sentem bem no Clube e que se querem ir embora. Com margem de progressão mas mal aproveitados por deficiência de quem comanda. Poderão ter mercado mas pelos vistos não têm valor de mercado.
Em relação ao seu aproveitamento:
Djaló - Numa escala de 0 a 20 o seu nível é 6.
Miguel Veloso - Numa escala de 0 a 20 o seu nível é 7.
7- Postiga - Demonstra que tem alguma vontade mas não é capaz. É a Barbie Gomes do Sporting. Não tem valor de mercado nem mercado. É finito.
Por fim,em relação ao treinador já tudo foi dito. No entanto é notório que nenhum jogador evolui com esta equipa técnica e pelo contrário todos pioram. As bolas paradas são indesculpáveis e a equipa no campo anda à deriva.
As birras,a teimosia e os protegidos são situações que também nada abonam e que só prejudicam.
Acrescento o “Director Desportivo”.
Pastelão- Uma verdadeira negação daquilo que deveria ser. Uma aberração,uma nulidade. Pura e simplesmente,não existe.
Está agarrado ao tacho como uma lapa e tenta desesperadamente enaltecer e engrandecer aqueles que milagrosamente lhe enchem a carteira ao fim do mês. A sua figura e o seu desempenho já ultrapassou os limites do patético e do ridículo.
A sua presença é penosa,desprestigiante e insultuosa.
Numa escala de 0 a 20 o seu nível é 0.
Assim e perante a amostra solicitada,também não vejo outra solução que não seja o despedimento.
Apenas acrescentaria que juntamente deveriam ir os responsáveis por isto tudo. Os dirigentes. Todos.
E os que os apoiam cega e subservientemente.
Numa primeira abordagem acho que se deveria investir num treinador a sério e numa estrutura à sua volta que lhe permitisse evoluir muito dos bons jogadores que o Sporting tem e que estão completamente desaproveitados por este aprendiz de meia tigela. O primeiro investimento seria a mudança da mentalidade do “está tudo bem” e consequente implementação de uma cultura de exigência, profissionalismo e de competividade. Obviamente que o treinador e o ‘director desportivo’ escolhido por si seriam imediatamente postos a andar…
Depois olhando para o plantel começaria por separar o trigo do joio e com isso jogadores como Grimi, Caneira, Abel, Pedro Silva e Polga obviamente seriam limpos do plantel porque não apresentam estofo para envergar a nossa camisola.
Ao Rochemback daria um último aviso. Ou ele acompanhava os níveis de exigência e de profissionalismo dignos de um clube de top ou então mandava-o fazer aquilo que ele mandou ao Peseiro…
Em relação ao Veloso e ao Yannick, não concordo com a análise. Eles não estão contrariados no clube. Eles estão contrariados com quem dirige o clube. Não nos esqueçamos que eles não tem quem os faça evoluir e no caso do Veloso é notório que já foi usado como bode expiatório de situações vergonhosas como a de Munique como se ele fosse o culpado de tudo o que se passou.
São ambos ainda jovens e seria interessante vê-los nas mãos de um treinador decente que lhes impusesse trabalho específico para melhorar individualmente a vários níveis. O Veloso então é dos jogadores com melhor qualidade no nosso plantel. Falta-lhe ser mais duro, mas isso com a mudança de mentalidade no clube ia ao sítio…
A tua análise não está muito longe do que foi dito.
Nos 3 casos que referes,penso que o Rochemback é um caso perdido. Claro que se o obrigassem a perder 15 quilos e a ter outra atitude poderia ser útil,mas neste sporting já se viu que isso não é possível.
No caso do Veloso e do Yannick talvez sejam as 2 coisas.
Estão contrariados no Clube e contrariados,como dizes,em relação a quem dirige o Clube.
É sintomático,revelador de falta de respeito e triste,quando um jogador como o Veloso pede insistentemente para lhe baixarem a cláusula de rescisão para se pôr na alheta.
Concordo também contigo quando dizes que nas mãos dum treinador decente eles evoluíam.
Mas isso,ao contrário do que tem vindo a acontecer,em que se verifica que todos pioram,com uma equipa técnica decente todos melhoravam e evoluíam.
Podem ficar aqui dias e semanas a discutir o que seria melhor e/ou pior, mas lembrem-se que isso não vai mudar a actualidade. Não é por abrir tópicos como este que as coisas no Sporting vão ser diferentes. Já todos nós temos conhecimento do que se passa no Sporting. Já todos nós sabemos quem está a mais, mas é sabido que o Sporting não tem condições financeiras pra fazer uma renovação de plantel…
Custa alguma coisa discutir livremente os problemas da instituição que todos nós, ou (quase) todos nós, aqui amamos?
É certo, como admiti no post inicial deste tópico, que muito pouco ou até nada poderemos mudar com os argumentos que dirimimos aqui.
Mas as coisas no Sporting estão longe de estar numa regularidade ganhadora.
E todos nós queremos aqui, penso eu, que isso possa ser instituído.
Stevie Wonder, já se passaram 4 anos e não uma jornada… tenta fazer isto: :o
Só faz sentido pensar-se em reestruturar o plantel com um líder a sério, porque o aprendiz que lá está nem 50% consegue tirar dos jogadores que tem… logo, muitos deles com um treinador daqueles que sabem o que estão a fazer rendem muito mais do que temos visto últimamente.
Não nego que existam culpas no cartório por parte desses jogadores neste processo todo. A questão principal aqui é que fica mais difícil é de prever o início das culpas. É inegável que o Miguel Veloso teve uma atitude miserável quando foi a situação da oferta do Bolton mas também é no mínimo risível o papel que o Bento teve em que veio para uma conferência de imprensa ajudar a colocar em causa o nome do jogador ao alimentar suspeitas sobre a veracidade de uma lesão que o próprio médico havia confirmado. E depois a própria acção do líder da Juve Leo (que pelos vistos anda bem pago…) após o jogo de Berlim foi do mais anedótico que eu já tive oportunidade de ver. Num clube com uma estrutura minimamente decente nunca se tentaria queimar um jogador publicamente e usá-lo como bode expiatório, desvalorizando-o. O Sporting vive uma crise interna em que meia dúzia de agarrados aos tachos se defendem uns aos outros e como tal não têm qualquer pejo em queimar quem está fora da ‘onda’ para que o seu lugar se mantenha seguro. Agora face a isto, qual é o jogador com o mínimo de personalidade que se pode sentir satisfeito por estar a trabalhar englobado com uma estrutura destas?
Relativamente à falta de respeito que os jogadores hoje em dia tem pelo clube que os formou, também não devemos esquecer que as culpas não são só deles. Infelizmente parece que na estrutura da formação temos treinadores do Sporting, mas que faltam pessoas que sejam treinadores de Sporting. Hoje em dia é notório que apesar de formarmos dos melhores jogadores, falhamos claramente no acto de os ligarmos sentimentalmente ao clube. E pior do que isso é que lhes alimentamos o desejo deles quererem-se logo pirar de cá. Ao termos “despachado” jogadores como o Quaresma, Ronaldo, sem os termos aproveitado desportivamente como devíamos, estamos claramente a passar a mensagem de que o clube apenas serve de breve ponto de passagem. E depois o facto de termos uma estrutura técnica nos séniores ainda mais reles aliado a um discurso miserabilista dos dirigentes leva a que os jogadores constatem que se querem ganhar alguma coisa desportivamente terão mesmo de ir para outro lado.
Não era necessário ir tão longe. Bastava um ordenado por objectivos. O base ronda os 10 mil euros, isto é, sem fazer nenhum. Depois, para um avançado ou médio ofensivo, cada golo, assistência vale uma percentagem, que depende da posição que ocupa, é maior ou menor. Nos casos dos guarda redes e jogadores com características defensivas, manter a baliza inviolável corresponde a um determinado valor, também tendo em conta a posição que ocupam. Laterais que sobem no terreno fazendo assistências ou centrais que nas bolas paradas marcam golos são premiados. Isso no que diz às estatísticas. Quanto à produção em si, deveria haver uma avaliação independente, de modo a que não haja vícios, e que cada jogador era classificado de acordo com a sua produção. De 1 a 20, tal como na escola, cada número correspondia a um determinado valor. Por fim, o facto de ser convocado ou não também é premiado, e esse prémio depende se é titular, entra no decorrer, não sai do banco ou simplesmente fica fora dos 18, indo para a bancada. Quem não faz nenhum fica pelos 10 mil, o que é um excelente ordenado para ir aos treinos. Quem realmente se esforça, grandes exibições, assistências, golos, cortes fundamentais, defesas impossíveis, índice de trabalho, regularidade, fair play, etc, pode chegar aos 120 mil euros mensais. O Liédson actualmente não merece o que ganha, apesar de ser um excelente jogador. Claro que é utópico, pois nenhum jogador quer essas condições mesmo sabendo se jogar bem pode ganhar mais que o ordenado estipulado à prior.
Não entendo esta teoria do €€€€.
Não me digam que não é possivel arranjar substitutos para quem toda a gente já sabe sem gastar muitos €€€…
O valor de um bom dirigente vê-se quando tem pouco €€€ e consegue contratar e construir um plantel de qualidade, porque fazer omoletes quando se tem um galinheiro é fácil, dificil é fazê-lo sem…
Voces fazem me lembrar a mrd aqui do lado todos os anos é uma equipa nova, treinador novo é tudo novo!!! Se o SCP fizesse metade do que voces querem no final da epoca voces tavam a dizer antes é que era foram dispensar o não sei que e tal !!!bahh
Por vezes á que pensar antes de escrever!!!
PS: Já agora alguem vai ganhar o euromilhões todos os anos para dar ao sporting! Com tantas alterações tem de haver dinheiro para pagar a novos jogadores e indemnizações aos que tamos a dispensar!!!
O Sporting não tem condições para o fazer porque se mexe muito mal no mercado, não é por ter mais ou menos dinheiro que os outros.
É público que tivemos uma proposta de 3M por Tonel, podiamos o ter vendido e ir buscar, por exemplo, o Sereno (Guimarães) ou o Rodriguez (Braga). Com jeitinho até íamos buscar os dois. Tivemos propostas pelo Djaló e pelo Romagnoli, porque não os vendemos? Existem laterais no nosso campeonato melhores que pedro silva e que abel. Olhem o Alonso (ex-nacional, agora marítimo), será que o Sporting não o podia ter ido buscar? Andamos à rasca por um médio, não podíamos ter ido buscar o Hugo Viana? Ou o Braga tem mais poder financeiro que nós?
Será que não há ninguém dispensado dos grandes europeus?
O Parma ficou com Bojinov (também do city) por empréstimo, um avançado muito superior a Caicedo. Será que o Sporting não o podia ter ido buscar?
O Sporting mexe-se mal e esse é o problema. Não é falta de dinheiro.