Medidas de gestão de plantel. (Despedimentos?)

Cá vou eu com o meu habitual radicalismo, e à espera de que me caiam em cima uma série de opiniões contrárias.
Mas estou sinceramente triste comigo mesmo de me sentir assim ‘desprendido’ do que a nossa equipa profissional de futebol. Não vejo jogos,não opuço relatos, não leio imprensa nenhuma sobre assuntos quotidianos da vida do sporting. Limito-me a esperar pelas notícias do sporting que se me vão atravessando no caminho.
Para acabar com isto tudo, que tenho a certeza me afecta não só a mim mas também milhares de outros sportinguistas, impõem-se medidas.
Não que elas venham alguma vez a ser tomadas. Se calhar nem aqui passarão. Provavelmente os administradores vão cortar este tópico, e anexá-lo a outro tirando-lhe toda a visibilidade.
Só que chegámos a uma bandalheira tal, em que só com o chicote do despecimento por justa causa, penso eu, se poderia recuperar alguma da disciplina e temor que já existiram no nosso balneário num passado cada vez mais distante.arranje-se um subterfúgio jurídico com o nosso gabinete, qualquer coisa, mas esta gente não pode continuar no sporting.
Sendo assim, passo a propor quem eu acho que devia ser, apenas no plantel profissional, posto a correr o mais rápido possível (a):
1 - Rochemback - É por demais óbvio, como aqui salientei logo na altura, que este senhor assinou contrato com o sporting por um motivo essencial. À saída do Middlesbrough, ninguém o quis. Falou-se na lampionagem, que ele claramente pareceu preferir a regressar a Alvalade. Nada se concretizou. parece-me óbvio que ele encarou este contrato com o sporting como um mal menor, e por aqui se vai arrastando. A passar férias, sem o minimo empenhamento profissional, e a não jogar futebol de nenhum tipo.

2 - Caneira - Idem, idem, aspas, aspas com o caso apontado em cima. E mais grave, pois estamos perante um indivíduo que foi formado pelo universo sporting e, além disso, nunca mais sequer devia ter regressado ao nosso clube, por quem mostrou todo o desrespeito do mundo assinando um contrato com a escumalha lampiã.

3 - Polga - Para mim, o maior cancro do nosso plantel. Alguém que já se incrustou no balneário do estádio, e também da academia, como uma lapa, e já de lá não sai. Conta com a complacencia negligente da equipa técnica e da direcção da sad para conti9nuar a ofender a instituição sporting, e os seus adeptos. Despedido, se dependesse de mim, já hoje.

4 - Abel e Pedro Silva -Pura incompetencia.

5 - Grimi - Exemplo Rochemback. Rua com ele.

6 - Djaló e Miguel Veloso - Despedimentos não, mas até podiam ser negócios com o clube a perder dinheiro. O segundo acordou para a forma, mas já vai tarde. Toda a gente sabe que prefere o social e o cabeleireiro, a uma carreira profissional de futebol. O primeiro a mesma coisa, e agora tá com prioridades amorosas.

7 - Postiga - Pura incompetencia. Mas aqui o problema não é do jogador, mas sim do girafa. negócio ruinoso, que deveria de haver forma de reverter.

Restavam poucos, com qualidade oscilante, mas com pelo menos aparente vontade de querer estar no sporting. A partir daí, que se começasse do zero.
Escrevi para o boneco, mas ao menos desabafei.

(a) Não falo do orientador técnico, porque já farta estar a bater na tecla mais óbvia deste planeta…

Nem eram preciso despedimentos… Isto basicamente era existir uma avaliação de cada um deles, como acontece com quem trabalha normalmente… Eu sou avaliadoo duas vezes por ano, numa delas está em causa a minha progressão dentro da empresa e o salário a auferir no próximo ano…

Isto deveria acontecer no Sporting e passo a explicar porquê na minha opinião:

Penalties - é inconcebível que um profissional pago a peso de ouro tenha um índice de aproveitamento de cerca de 50%… Revela lacunas gritantes a nível de uma capacidade técnica básica da sua profissão e logo deveria ver essa incapacidade reflectida no seu ganha-pão, seria uma boa forma de nunca mais falharem remates a alguns metros de distância

Cantos - muitas vezes em Alvalade assistimos a cantos mal marcados, onde a bola nem sequer atinge meia altura, e isto é tudo menos jogada combinada, são sim facilitismos que revelam incapacidade técnica noutro gesto básico da profissão destes meninos

Lançamentos laterais - o Abel na Holanda mostrou como se faz um bom lançamento… Se lhe tirassem 1 dia por cada lançamento mal feito, nunca mais os falhava…

Mergulhos - existe por aí um profissional que cada vez que tem a bola dentro da área a sua intuição, ao contrário de um jogador de futebol, é mandar-se literalmente para o chão à busca de um penalty, e nem sabe mandar-se…

São exemplos de várias deficiências básicas da capacidade técnica que a nossa equipa revela mas que ao fim do ano não são penalizadas… É a tal falta de pressão que existe…

Rescisões? Absolutamente, façam as contas aos salários anuais e ainda saímos a ganhar

Ainda bem que o sextoviolino não é presidente do Sporting.

São propostas.
Obrigado por tê-las feito. Não, repito, que elas venham a servir de alguma coisa. Mas basicamente este fórum é mesmo só um local de desabafos. Não passa disso.
Há anos atrás (lamento estar a recorrer ao exemplo da escumalha lampiã, mas é o unico que me ocorre), o Manuel Beberázio recorreu a essa figura com o Manuel José, e toda a gente lhe caiu em cima. Passaram mais de dez anos, e o panorama laboral em Portugal mudou muito. Os futebolistas regem-se, como todas as outras classes progfissionais, pelo código do trabalho. E o documento que o então ministro bagão félix fez aprovar em 2004, já prevê o despedimento por incompetencia, ou inadequação ao posto de trabalho ou aos objectivos da entidade empregadora.
Que se gaste o que se gaste em indemnizações, mas esta gente não pode continuar no nosso clube.

Sem entrar em dicussões baratas, que pelos vistos é o que estás a procurar, desafio-te então a propores seja o que for de diferente disto, para que o sporting melhore.
Vá!!! Ou não tens ideias.

Não foi minha intenção entrar em discussões baratas, até porque percebo que estavas apenas a criar um cenário hipotético. Não cabe na cabeça de ninguém que sejam puramente “despedidos” jogadores que poderia render algum dinheiro ao clube. Ainda por cima incluis alguns nomes que não lembram ao diabo. É verdade que todos esses não têm rendido o esperado, mas esperavas ganhar o quê com a dispensa ou venda imediata do MV por valores abaixo do seu real valor? O Polga era há bem pouco tempo um dos melhores centrais dos últimos 20 anos do Sporting.

Ponto 1-
Esperava, com a venda do MV ainda que por valores inferiores ao mercado, contribuir para que mais um factor de desestabilização do futebol profissional do SCP (tanto de dentro para fora, como o inverso), se afastasse de vez do clube. Estamos a falar de um indivíduo que, se alguma vez já quis ser profissional de futebol, agora claramente já não o quer ser.
Pergunto eu. Pode o sporting ficar com profissionais destes?
Ponto 2 -
Polga, melhores centrais dos ultimos 20 anos no Sporting, é avaliação tua.
Na prática estamos a falar de um profissional com mais ou menos o mesmo tempo de sporting que o liedson (julgo que o polga tem mais yuma época), e agora comparemos a estabilidade do rendimento de um, com a de outro.
Se trouxe alguma mais valia à defesa do sportingf, o Polga hoje é um empecilho.E semj a mínima forma para nos poder assegurar um negócio mininamente aceitável.
O que fazer com um activo destes? Mantê-lo? Não creio.

A minha modesta opinião…

Rochemback não entendo a sua contratação, o Sporting estava cheio de médios centro e tinha Adrien para evoluir e foi-se contratar mais um médio centro. Surpreende-me o tão pouco que tem feito mas também com a sua personalidade e com o peso a mais que tem não é uma surpresa assim tão grande. Ainda estou para descobrir a razão para Veloso ter perdido o seu lugar na posição 6 na época passada.

Veloso é para mim o melhor jogador do Sporting, o que tem mais talento, o que tem maior valor de mercado, o mais preparado para vingar no futebol mundial. Espero que o vendam mas espero que entrem mais de 20 M€.

Grimi foi dos maiores barretes que levámos nos últimos anos, o que pagámos por ele dava para ir buscar um lateral em condições e fomos buscar um que mostrou ser banal nos seus melhores momentos.

Polga tem lugar no plantel do Sporting com uma perna às costas. Caneira é um jogador útil.

Postiga foi uma contratação mais ou menos, não foi barato nem caro não joga muito mas também não joga pouco, por mim tem lugar.

Isto para dizer que eles não são tão maus assim para o Sporting, em alguns casos ressentem-se do momento de forma da equipas, noutros casos não são o suficiente para serem titulares mas são elementos aceitáveis de banco.

EU não dispensava quase ninguém, mandava embora um dos DE (em principio André Marques porque tem mais a ganhar em estar emprestado e jogar que ser suplente) e ia buscar um lateral esquerdo realmente bom e mandava embora um DD passando Pereirinha ao lugar ou se houvesse dinheiro indo buscar um lateral. De resto podia vir o Rosado (e já lá poderiam ter tentado o Paim e o Caiado) e fechava o plantel.

Não vale a pena mandar 7 jogadores embora se depois não há dinheiro para os substituir, o único que daria dinheiro seria Veloso que neste momento está desvalorizado.

uma questão… despedias essa gente toda, ok. e depois? jogavas com quem? juniores?

acho uma perfeita estupidez essa tua solução. principalmente a nível de gestão (seja ela económico-financeira, seja no puro plano desportivo… até porque iria abrir um precedente genial para um jogador que quisesse sair do clube sem problemas de maior).

a minha solução? despedir PB e começar uma etapa nova no clube.
não sou nem nunca serei a favor de “um treinador (ou mais) por época”, mas PB não tem “espaço” no Sporting, actualmente.
as suas limitações enquanto treinador ao invés de se irem diluindo, têm-se acentuado.

finalmente… quem te garante que o fraco rendimento de jogadores como o Rochemback, Grimi e/ou Polga não se deve à relação equipa técnica/plantel (seja no sentido positivo como no negativo)?
é que não estamos a falar de um Djálol que não fez até hoje uma época em condições, mas de jogadores que já provaram, no clube, que são capaz de mais e (muito) melhor.

Perdoem-me nãop responder aos dois ultimos particularmente, mas como o teor das declarações de ambos é semelhante…
Abri este tópico, não por achar que estamos perante erros de relacionamento técnico-jogadores. Os casos que apontei são, todos, paradigmáticos de um desrespeito para com o clube, que me parece sinal inevitável de ruptura de contrato de trabalho.
Pergunto eu agora…Não vos parece que, por o que têm demonstrado desde que assinaram com o sporting, estes jogadores já mostraram que, para eles, é um sacrifício jogar em Alvalade? Sendo assim, que se lhes faça a vontade.
O clube não acabaria se se optasse +por esta solução. E que teria jogar com juniores? De certeza absoluta que colocariam toneladas de mais empenhamento em campo do que as tristes figuras em causa.
E, pelo caminho que as coisas tomam, a presente época mal começou e, pelos vistos, já está perto de estar perdida. Por isso, que se começasse um futuro mais própsero.

o problema é que, na minha opinião, passa muito por aí…

• seja no sentido positivo, onde aponto nomes como os de Polga, Rochemback e/ou Moutinho… todos eles acomodados e com potencial para dar muito mais desde que devidamente motivados e enquadrados numa outra realidade técnico-táctica.
  • seja no sentido negativo, onde o caso Vukcevic é paradigmático.

há alturas em que uma ruptura é, ou pode ser, muito positiva.

o erro da expressão “PB forever” só terá os seus efeitos mais para a frente, nesta época. aí será tarde demais para o murro na mesa que deveria sair já!

Não nos desviemos do principal problema da equipa principal que é o Paulo Bento.

Com outro treinador muita coisa entraria na linha.

Estar a atacar jogadores agora , na minha opinião é estar um pouco a fazer o jogo do Paulo Bento , se alguns jogadores estão como estão é muito por culpa do próprio.

Não interpretes mal o que quis dizer.
Não acho que esses mauis relacionamentos n~ºao existam.
Já aqui o escrevi, e repito-o vezes sem conta. O orientador técnico daquela manta de retalhios é uma pessoa que, enquanto pessoa, deixa muito a desejar, e como tal não sabe conviver civilizadamente com um seu semelhante.
Mas insisto no meu argumento. No meio de toda esta bandalheira, há-que analisar a postura dos jogadores. Chamaste o nome de vuk, que eu considero exemplar na dedicação ao clube. Tomara que todos fosse como ele em termos de entrega em campo. Mas não são.
Por isso, acho urgente a tomada de medidas de contenção deste gozo com o nome do clube.

a postura dos jogadores (de alguns ou de todos) é, neste momento, condicionada por uma série de factores.
e não se pode analisar isoladamente. até porque serão esses factores que acabam por influenciar (directamente) o seu rendimento no campo.

é como te disse antes, mais depressa despedia o treinador, do que o plantel… (pelas razões que já expliquei) :wink:

É a tua opinião, e respeito-a.
Como te disse, concordo parcialmente com ela…

Se o problema do Sporting é precisamente a valorização de activos, qualquer iniciativa que promova o oposto serviria ainda mais para afundar o clube financeiramente.

Concordo que há jogadores que não rendem o suficiente e concordo que há ajustes que poderiam ser feitos ao nível da estratégia nesse campo, mas que nunca passariam pela rescisão com justa causa de elementos menos produtivos… Primeiro há que ter o nível de abstracção suficiente para perceber o que é que um activo menos rentável em função da táctica ou posição em que jogue, ou um activo que simplesmente não tem qualidade para pontificar no clube. No Sporting tens os dois exemplos.

Analisando os jogadores que colocaste posso-te dizer que tanto o Caneira como o Rochemback foram nitidamente erros de casting. Não tem a ver com a táctica mas sim com a postura. E se no caso do Caneira era esperado que ele fizesse mais, no caso do Rochemback só mesmo os mais optimistas (ou aqueles que não seguíram a saída do jogador para Inglaterra) poderiam estar expectantes em relação ao seu valor. Não há mto a fazer, o Caneira não vai para novo e o Roca tem pouco mercado (a não ser que convençam o Mclaren).

O Polga para mim é um caso mais complicado, é certo que este último ano não tem sido marcante pela positiva, mas muitas das vezes tb acho que o Polga é vitima do proprio mal-estar que já foi gerado à volta dele. Há jogos em que se revela uma mais valia e mesmo assim consegue-se apontar o dedo, um pouco à imagem das eternas perseguições do Patricio. É quanto a mim uma boa opção, mas deveria de haver um terceiro central no plantel que promovesse o espírito de concorrência (coisa que o Caneira e o Tonel não conseguem fazer).

Quanto ao Abel e Pedro Silva são completamente excedentários, a única razão pq continuam lá é precisamente o facto de não haver alternativas (a não ser que o Pereirinha passasse a DD, o que eu apoiava). São jogadores que (já) não têm condições para serem titulares no Sporting.

O Grimi não concordo. É um jogador que ainda não convenceu, mas que tb ainda não deu provas de ser um fiasco, simplesmente pq lhe faltaram oportunidades no pleno da sua condição física. Há que esperar para ver. Assim como não concordo em relação ao Miguel Veloso. É um activo valiosíssimo, e se é um facto que tem uma condição psicológica instável, tb é um facto que no pleno das suas capacidades é, por larga margem, o melhor trinco que temos a actuar no plantel. Não sei como vai ser o seu futuro, mas o melhor será aproveitar uma maré alta do jogador para o vender por um bom par de dezenas de milhões.

O Djaló é um caso perdido, um caso perdido que é refém da situação em que se colocou. A isso há que acrescer o facto de ter sido a espaços ostracizado pelo PB quando se encontrava em muito melhor forma. Hoje em dia é um jogador que regrediu face aquilo que apresentou há 4 anos atrás e não acrescenta ser uma solução. Em relação ao Postiga, não tem feito mais no Sporting do que aquilo que já não tinha feito nos clubes anteriores, portanto não se pode culpar mais ninguém que não seja o próprio clube.

E essa lista acrescento os casos Tonel, Carlos Saleiro e Pereirinha, que por motivos diferentes estão em claro deficit de rendimento. O primeiro penso que está a sofrer do estigma de não titularidade, e quando entra comete erros a fio, o segundo quanto a mim não tem espaço no Sporting e o 3º está desposicionado daquela que deveria ser a sua realidade uma vez que me parece que o Pereirinha poderia ter mto mais vocação a DD do que alguma vez terá a médio direito.

Quanto a medidas… Bem, primeiro que tudo é preciso analisar estes últimos 4 anos e tentar perceber algumas coisas. Fundamentalmente porque é que jogadores que agora deveriam estar com uma maturidade diferente, regrediram em relação a prestações feitas no passado? De quem é a culpa? Ou então, será que regrediram mesmo, ou essas qualidades estão ofuscadas pela anarquia táctica que reina no Sporting? Será que temos um plantel com estrelas tão cintilantes como achámos que tínhamos há 4 anos atrás (em que a espinha dorsal era basicamente a mesma) ou temos jogadores tão banais como vemos hoje? Eu acho, como em tudo na vida, a resposta estará algures no centro.

O Paulo Bento fez um óptimo trabalho de consistência durante os dois primeiros anos. Ou seja, bebeu do entrosamento ofensivo que existia na época do Peseiro e conferiu-lhe solidez defensiva. Com a saida de Tello e Nani (dois jogadores criativos), equilibrou essa supressão de talento com o estreitamento táctico do losango, tirando o brilho exibicional mas compensando isso com entre-ajuda de jogadores mais esforçados. Ganhou-se ainda mais consistência em situação de defesa mas perdeu-se brilho e rotinas no ataque. Passamos a depender muito mais da espontaneidade e génio do Liedson, ou situações de falhas defensivas gritantes do adversário.

Desde há dois anos para cá que os resultados já suplantavam em grande escala as exibições proporcionadas e a previsibilidade desta linha condutora que se vinha a assinalar culminou neste ano.

Eu acho que chegamos a um ponto sem retorno. E se o Paulo Bento fez um óptimo trabalho no passado ao esconder algumas limitações que tanto ele como a equipa tinham, hoje em dia a equipa está despida ao máximo, despida de talento, de motivação e de ideias. Não se compensou ao longo dos anos as carências que tínhamos, e com isto estamos a mostrar reais debilidades hoje em dia. Isto só se reverte com a mudança do paradigma táctico do Sporting, mesmo que isso custe ao inicio alguns resultados. E essa mudança provavelmente traria outras mais valias além de futuros resultados desportivos que é a exposição e valorização de activos. Como é que podemos valorizar activos se neste momento não se joga futebol?.. É dificil, portanto tem que se expor mais os jogadores, incentivá-los ao risco e mudar a conjuntura interna, de forma a valorizar o que é nosso.

Quanto a contratações e rescisões de contrato com jogadores, acho que podíamos melhorar muito tb nesse capitulo. Podíamos meter percentagens de transferência de jogadores que eventualmente poderiam sair do nosso clube a custo zero (peanuts, mas é sempre dinheiro que entrará futuramente), como a contratações de jogadores baratos (tipo Tiuis e afins) com contratos de 1+2 de opção (minimizando assim o factor fiasco).

Qual é o objectivo deste tópico?

:-[

Mais um tópico para bater?

Discutir, simplesmente.
Se leres bem, é o que se tem feito.
Apresentar propostas.

Tópico sem sentido, pelo simples facto de estarmos a viver a era do “Forever”.

É a tua iopinião.
Respeito-a
Eu acho que faz todo o sentido, na época de bandalheira em que vivemos.