Matías Fernández [2009-2012]

Ok… mas é mau que as pessoas acreditem no potencial de Matias?

Acho positivo que haja algum entusiasmo em redor do chileno, algo que tem sido raro em Alvalade… se não conseguir o nível demonstrado na segunda volta da época passada, cá teremos as críticas da praxe novamente. Avaliarei também do aproveitamento que se fizer do jogador e postura do treinador relativamente a Matias, que me parece claramente precisar de um cuidado especial de quem treina.

Carvalhal não teve qualquer cuidado, com as substituições " à la Saleiro ", numa carrada de jogos consecutivos, PS, com a sua predilecção pelo tridente defensivo, também não, tendo também o azar de uma lesão prolongada.

Não quero com isto desculpar o jogador, com claros problemas de afirmação de personalidade, por excessiva timidez, mas um Matias confiante dá cor ao futebol do Sporting.

Um treinador lidera 24 ou 25 jogadores. Não deveria dispensar a mesma atenção a todos aqueles que, por qualquer razão, não rendem à altura das expectativas?

O Matías precisa de um tratamento especial. Ok, argumento aceite. Mas será que o Saleiro, o Grimi, o Djaló também não precisam dessa atenção preferencial?

Não creio que estejamos perante um caso de um rapaz que não teve minutos de jogo. Penso que jogou 76 jogos oficiais pelo Sporting. Não foram poucos. Há gente que por cá passou e tenha sido recambiado pelo que fez num menor número de jogos.

É como dizer-se que o Matias podia render com jogadores melhores, à sua volta.

Todos nós reconhecemos a tremenda capacidade do Matias, assim como temos de saber admitir que ainda não a vimos com regularidade.

O beneficio da dúvida que lhe dou é que nunca teve uma equipa que o ajudasse a potenciar o seu futebol… Este ano irá ter dois extremos de excelente qualidade (Capel e Izmailov) e atrás de si médios também eles muito bons… Acabaram-se as desculpas… Este ano é o do sim ou sopas!

Pena esta lesão e o atraso no inicio da época que o poderá prejudicar.

Ora aí está!

Se alguém me disser quem foram os jogadores que realmente jogaram bem nestas últimas duas épocas agradecia. A sério que agradecia. Também agradecia que me dissessem qual foram os jogador que estiveram mais em destaque nos melhores, ou menos maus jogos do Sporting na última época. A minha resposta a esta última questão é óbvia: Rui Patrício, André Santos e Matias Fernández. E não há que enganar. Podem-me dizer que ele apenas fez uma dúzia de jogos bons ao serviço do Sporting, mas se forem a ver, quantos jogos bons fez o Sporting nas últimas épocas?

@rguiz

É a tua opinião e resta-me respeitá-la, embora não esteja de acordo com ela.

Incluir o rendimento do Matias no rol dos jogadores com rendimento aceitável, ao longo da época, se calhar explica porque é que ficámos a tantos pontos do primeiro lugar.

Craque é o que joga sempre no limite do seu esforço, da sua habilidade e da sua lucidez e que decide jogos, quando a oportunidade surge. O Matias nunca mostrou todos estes atributos, em 2 épocas de Sporting.

@sotnas

Decidir jogos ? Bem, nas duas últimas épocas no Sporting, jogadores que tenham decidido jogos assim de forma regular, só me consigo lembrar de dois, Rui Patrício (tinha/tem muitos “fãs”) e… Liedson, este último também com muitos anticorpos e pessoas que o queriam ver pelas costas, como aliás bem sabes.

O Matías esteve a bom nível no final da época passada, depois de ter regressado da lesão e do banco. Gostei e espero vê-lo ao mesmo nível esta época, porque a jogar assim terá lugar de caras.

Concordamos, no que ao que está a bold diz respeito. Quanto ao sublinhado, cá estaremos para ver. Mas não vejo que seja canja de galinha… chega mais tarde, com um sistema de jogo já trabalhado? Pago para ver essa facilidade toda.

Eu não disse que tínhamos craques no plantel ou disse? E também não falei em decidir jogos com regularidade. Referi decidir quando a oportunidade surge.

Atenção que não disse que seria fácil ou difícil, disse que a jogar como jogou no final da época passada o lugar será dele.

E aliás, esperemos todos que esteja ao mesmo nível, porque se não estiver, vamos ter problemas, e não me parece que vá ser o meio-campo a três, com pouca capacidade ofensiva e fantasia que vamos a algum lado. Deveria haver uma alternativa válida para o Matías, mas não há. Temos o Luís Aguiar, mas não é bem a mesma coisa, nem será o ideal para jogar em terrenos tão adiantados como ele, e o mais adequado para essa posição seria o Valdés, que também já cá não está.

Quanto à última frase, vais-me desculpar mas não sei bem o que é decidir quando a oportunidade surge e a verdade é que nos últimos tempos, mesmo tirando os tais que decidem regularmente, a “oportunidade” não chegou muitas vezes e não houve muita gente a decidir grande coisa.

Este ano é inegável que o plantel é melhor, e nesse sentido veremos o que poderá o Matías fazer rodeado de melhores jogadores, embora continue a achar que é curto a nível de avançados/desequilibradores, gente rápida que pudesse beneficiar da qualidade dos passes do Matías nos últimos metros.

Tens razão, a oportunidade não surgiu muitas vezes. Curiosamente, há dois momentos decisivos, em 2 jogos com o Benfica, que podiam e deviam ter reescrito a história desses 2 jogos. Por coincidência, a oportunidade manifestou-se nos pés do Matias e ele não foi capaz de definir os lances. Perdemos ambos os jogos.

Os craques mostram-se nesses momentos de decisão e ele não foi capaz de o fazer.

“(…) porque a jogar assim terá lugar de caras” :mrgreen:

E com os corruptos também teve um ou dois momentos desse género. No entanto, é preciso ver que mesmo não conseguindo converter esses lances em golos, eles saíram dos seus pés, criou-os e criou as oportunidades. O Matías não é um finalizador nato, mas é um jogador que bem trabalhado é um grande jogador e pode fazer uma boa quantidade de golos, não só de bola parada, como de bola corrida. É preciso é que não lhe peçam que seja tão ou mais frio que um Liedson, por exemplo, a finalizar.

O Matías tem muito potencial, o problema é que por vezes esse potencial não se converte em factual. Não deixa de ter esse potencial futebolístico, tem é de ser bem preparado e mentalizado pela equipa técnica e entrar desinibido e concentrado nos jogos. Eu conto com ele, sem querer fazer dele um astro à força, mas sabendo que ele sobre o relvado é um virtuoso do futebol.

O Matias foi o jogador sul americano do ano. Portanto, potencial ele tê-lo-á. Mas o próprio termo potencial significa virtual, possível, que exprime possibilidades.

Óptimo. Então, falta a parte da concretização desse potencial.

Os ingleses têm termos engraçados para este tipo de jogador que mostra um conjunto de recursos técnicos que, no entanto, não conseguem rentabilizar, no que a rendimento prático diz respeito. Podem chamar-lhes “a one trick pony” ou " a pony full of tricks". Qualquer dos termos reflecte uma consideração pouco positiva sobre o impacto prático do atleta no jogo. Ao fim de 2 anos, confesso que ainda não percebi que tipo de expressão se aplica ao Matias, mas começo a convencer-me de ele não é “the real deal”.

O tempo passa e o rapaz não consegue assumir a responsabilidade de cumprir todo o seu potencial.

No Chile, de acordo com os dados da wikipedia, ele marcou 37 golos em 82 jogos (na versão portuguesa/brasileira são 57 golos em 112 jogos). Portanto, não podemos dizer que a finalização é um dos seus pontos fracos. A diferença do rácio de golos, do seu período europeu, penso que se explica mais pela sua posição mais recuada que ocupou no Villareal, conjugada com um decréscimo evidente de rendimento. Mas não pelo facto de não ser um finalizador.

E, em frente à baliza, qualquer jogador tem obrigação de um mínimo de qualidade como finalizador. Eu não sei o que acham, mas irrita-me, solenemente, que se insista em mandar o Polga subir para as bolas paradas, após dezenas de situações em que, estando em óptima situação para finalizar, manda bolas para a bancada. Das duas, uma: ou não treina, resultando daí o seu inexistente pecúlio, ou treina e não tem remédio. Em qualquer das circunstâncias, eu questiono a utilidade de o mandar para dentro da área adversária.

Ou seja, o Matias não é um jogador que não esteja habituado a estar em frente à baliza. Tem, por isso, responsabilidades nesse capítulo.

Digamos que, tendo muito potencial, eu não poria a cabeça no cepo pelo Matias. Ele não me merece esse crédito, ao fim de 5 anos de Europa e 2 anos de Portugal. E não tenho como expressar o que eu gostaria que o Matias cumprisse tudo aquilo que promete.

Acho que apesar de todas as esperanças do quem o defende (como eu), o DP vai ter uma opinião semelhante ao @sotnas, o que afastará o Matias do 11, pelo menos nos 1º meses de campeonato.
Porquê?

Ora vejamos:
Rinaudo - 95% de probabilidade de entrar no 11, está em pleno ritmo competitivo e por causa disso dá mais garantias imediatas que por exemplo André Santos;
Schaars - pelo que vimos até agora parece-me óbvio que DP conta com ele para ser o cérebro da equipa;
Izmailov - a presença dele tem sido intermitente mas quando está presente o futebol da equipa é tremendamente superior;
Capel - Não vejo mais nenhum que dê garantias mínimas para dar a largura de jogo que o DP vem reiterando ser necessária;

Excluimos o GR e o sector defensivo e sobram-nos apenas 2 posições.

A questão pertinente é: Tem Domingos Paciência confiança nos avançados ao seu dispor para jogarem sozinhos na frente? Na minha opinião, não tem. E até que algum se destaque sobremaneira, vamos ver o DP a apostar em 2 avançados lá na frente.

Como não dá para jogar com 12 e o Matias ainda não mostrou ser capaz de ser consistente e ter capacidade de ser uma aposta inequívoca e imediata, ficará de fora. :think:

@Baphomet

Mas há aqui um facto que parece escapar a muita gente. O Matias, no período mais fulgurante da sua carreira, saltou entre a posição 10 e a de avançado.

O Domingos começou a criar rotinas num determinado sistema, que prescinde da existência de um 10, até porque os 2 jogadores que fariam essa posição não estavam disponíveis.

Ora, parece-me fazer algum sentido dar-se ao Matias um lugar no onze como atacante, aliviando-lhe a responsabilidade de puxar os cordelinhos e dando-lhe total liberdade de movimentos. Ou seja, confiar-lhe uma missão menos preponderante, que proteja a organização da equipa da sua intermitência.

Agora, eu acho que o Matias, pelo que tem sido o seu rendimento, pelo seu atraso na preparação e pelo rumo que os trabalhos tomaram, não será a primeira opção do Domingos.

Não se trata de tratamento preferencial, trata-se de dar ao jogador mais criativo e a um dos jogadores melhores jogadores do plantel, o papel que este deve ter numa equipa com claras dificuldades na construção do seu jogo ofensivo.

Ou prescindes de uma arma fortíssima a nível da criatividade em favor de um futebol mais musculado e tornas o papel futuro do chileno irrelevante, ou não. Passa por aqui ( porque não há mais nenhum jogador, até ver, com as características de MF no plantel ), a minha análise futura da postura táctica e de princípios de jogo que o Domingos quer para o SCP.

A questão , para mim, é que SE Matias Fernandez fizer aquilo que fez na segunda volta do ano passado, é, a grande distância um dos melhores do campeonato e não o vejo como abdicável.

Vimos, sim.

:boohoo: :boohoo: :mrgreen:

… ai, ai… falas de jogadas dentro do espaço de uma cabina telefónica em que ele, sozinho, inventou um situação de finalização? Quanta exigência sobre o rapaz…

Falta menos de 1 mês para o primeiro jogo oficial. Matias ainda não treinou, chegará, previsivelmente, lesionado, portanto acho perfeitamente aceitável que Domingos não encaixe MF nos primeiros jogos.

Disse-te ontem que até Fevereiro, dava-te razão no que escreves, agora não. Matias teve 3 meses e uns 15 jogos de enorme nível… se tivermos em conta que estava inserido numa equipa falida, incapaz de jogar à bola, o seu regresso após a lesão revelou-se uma das poucas coisas boas que a equipa teve no ano passado.

Também não ponho a cabeça no cepo por Matias. Acredito no tal potencial, gostei muito do que fez na segunda volta da época passada, mas não me esqueço da sua enorme irregularidade até então.

A questão para mim é que temos no chileno um jogador com uma qualidade técnica fantástica, grande visão de jogo, que tem boa cabeça, é bom profissional. É saber e querer usá-lo.

Acho incrível dizer que o Matias não decidiu jogos, quando foi ele que carregou a equipa às costas na 2ª volta do campeonato findo. Melhor marcador da equipa a nível da liga, sim, porque penso que tem os mesmos 6 golos que Postiga e Yannick, mas menos minutos jogados. A nível de assistências se não é o melhor é porque iniciou várias jogadas que deram golo pois muitas vezes os golos não se fazem nas assistências e no encostar a bola. Fazem-se em quem começa a delinear a jogada. Além disso, vi-lhe uma combatividade que não sabia que tinha, na recuperação da bola e no auxílio ao meio-campo.

que se pode pedir mais a um “10” que nem é suposto ser defensivo, que começou a época encostado na extrema direita, com pouca atenção a nível físico e que passou algum tempo lesionado?

Ainda existem dúvidas sobre o valor do Matías?! Para alguns Sportinguistas nem Messi o melhor de todos os tempos serviria.

Nem é preciso ir tão longe… para alguns sportinguistas, o Aimar é melhor que o Matías. ^-^

Tu ainda colocas as maõs na cabeça, eu já nem isso, depois de ver que só falam do lixo dos outros como sendo grandes espero tudo infelizmente. Aimar :lol:

SL

O Aimar é um enorme jogador, para mim o jogador com mais classe, mais inteligência e mais nível existente no essiobê, e um dos melhores da Liga Portuguesa.

Não é tão bom sem bola, não pressiona tanto, mas tem uma classe, uma qualidade nas movimentações, uma visão de jogo e um nível acima da média. Parece-me que o Matías pode render mais (até por ser mais novo) mas pessoalmente acho o Aimar um jogador de nível ainda superior (e vê-se pela carreira que conseguiu fazer, com alguns momentos inclusivamente brilhantes).

Qualquer um dos 3 criativos dos 3 grandes (Aimar, Matias e Bellushi) têm grande qualidade. Vejo o primeiro como um jogador de classe superior, mas os últimos dois são médios centro/médios ofensivos de enorme qualidade, excelentes mesmo, e até com algumas características semelhantes.

Oxalá o Matias tenha o peso individual no Sporting, este ano, que o que o Bellushi teve o ano passado nos títulos do Porto, e que o que o Aimar teve no primeiro ano de Jesus na obtenção do Campeonato!