Penso que o Presidente foi bem claro quando disse que o objectivo principal não era formar o Martunis como jogador, mas sim como Homem.
É uma excelente atitude por parte do Clube.
Uma história que comoveu Mundo, um rapaz com muitas dificuldades e que já teve na vida um desastre de dimensões inimagináveis para quase todos nós… acho fabuloso que o Sporting o possa ajudar!
O Sporting proporciona a um miúdo a possibilidade de trabalhar por um sonho, e ainda o ajuda a ter um apoio no crescimento enquanto Homem que nunca na sua vida teria.
O Sporting é uma Santa Casa da Misericórdia já há muito. Só quem andar muito desatento não percebe que as academias espalhadas ao longo do país albergam muitos jovens problemáticos, sem famílias e que garantem um espaço onde aprenderem a serem homens.
O que acontece é que aparentemente estamos a usar o miúdo como marionete publicitária, o que é uma atitude eticamente questionável.
Mas isto das fundações e obras de beneficência são sempre um caso muito delicado. Veja-se o Bill Gates: dá muitos milhões para ajudar as criancinhas em África, mas também tem muito a ganhar com isso, quer em termos fiscais quer para a sua própria imagem perante a opinião pública.
Claramente para mim foi uma questão de solidariedade. Atleta? Sim vai treinar com os outros putos não vai? Mas não vai passar disso, simplesmente arranjaram-lhe um trabalho e uma vida nova. Sei que muitos mais passam fome e passaram pelo mesmo, mas nós não podemos acolher toda a gente. Achei um gesto bonito. Que a vida te sorria miudo. A partir de hoje és da familia, seja a jogar, a dobrar camisas ou a levar o pequeno almoço à mesa. Aproveita esta nova oportunidade que o SPORTING te deu. Felicidades miudo.
PS - Quem sabe se o puto até não dê uns toques na bola
Nada contra a contratação / adopção do Martunis. É um miúdo que passou por muito. Do que depreendi, veio para ter acesso a educação. Provavelmente irá dar uns toques na bola. Se resultar, muito bem, se não resultar, muito bem na mesma. Terá acesso a uma série de coisas que de outro modo não teria. Aposto que o nosso passivo não vai piorar por este gesto.
Porquê este e não outro? Bem, provavelmente porque este esteve o azar de estar no sítio errado, na hora errada, com a camisola certa.
É injusto? É certamente, mas o Sporting não pode dar a mão a todos os miúdos que necessitem…
O Sporting ganha alguma coisa com isto? Sim, ganha. Aí entra o que já para aqui apareceu algumas vezes. Isto é marketing social - definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos. O Marketing social é o novo paradigma da gestão estratégica que visa a promoção de uma causa ou ideia alicerçada numa questão social. Ou seja, neste caso, passa pela afirmação do Sporting não apenas como um clube eclético, mas também com preocupações sociais e humanas. Claro que isto já é feito pelos Leões de Portugal. Mas, de vez em quando, pode também ser feito pelo clube. Como o caso do Paulinho | Wiki Sporting, que hoje em dia é o responsável técnico dos equipamentos equipa principal, mas que quando chegou ao Sporting, foi um ato de solidariedade.
Resumindo e embrulhando.
Não me choca nada. Até acho que devia ser obrigação dos vários clubes acolherem 1 jovem por ano. O que custa ao Sporting é irrisório. O que o jovem pode ganhar é muitíssimo. No limite, o Sporting pode ganhar alguma coisa com isto, seja visibilidade ou um jogador.
Veremos.
Espero e que a malta nao se lembre de fazer a onda em pleno jogo!
Mas fora de brincadeiras… Foi uma grande atitude que apenas um grande clube poderia fazer! Pode dar jogador, quem sabe? Mesmo que nao dê, e um ato de humanidade ao nivel de poucos…estamos a dar uma oportunidade de vida a quem viu a vida a fugir tao novo.