o que estava mal era a dinâmica da equipa. Só jogadores de pedir a bola no pé na frente, centrais (particularmente Inácio) em baixa de forma e a entupir a saída de bola, a questão do Morita (ele demorou o seu tempo a enquadrar-se, e a equipa também demorou a perceber que ele não era o Matheus Nunes).
Como dizes, isso dos 3, 4, ou 5 é palha. Se os jogadores não se mexem sem bola e rodam a bola lentamente pode-se tentar os prefixos telefónicos que se quiser, nunca se vai jogar bem.
Evidente, o pessoal joga mal ou bem em todos os sistemas.
E para além disso, o problema da finalização. É certo que não se jogava grande coisa, mas houve muitos jogos que se teriam resolvido caso se tivesse um nível minimamente decente na finalização. Até porque a equipa é forte a baixar no terreno e a defender num bloco mais baixo.
Mas os problemas não são difíceis de perceber. A saída de um jogador nuclear a meio da época e antes de um jogo importante, lesões que não permitem estabilizar a defesa, perfis idênticos na frente como dizes e alternativas bem questionáveis. Depois é o efeito bola de neve do pessoal a perder confiança com os resultados maus e acabar tudo em péssimos momentos individuais.
Em termos defensivos, a quantidade de golos sofridos na primeira metade até parte quase na totalidade de erros individuais (Esgaio, Adán, Inácio, etc) e bolas paradas (onde se acusa e bem a saída de Palhinha, Matheus e Feddal).
Tem pormenores fantásticos de muita qualidade técnica, mas tem que ter cuidado com aquelas fintas em zonas em que é perigoso perder a bola, principalmente quando temos muitos jogadores projetados na frente.
Este rapaz tem pormenores de genio. 9 golos e 6 assistencias em dezembro é excelente. Nao foi daqueles jogadores que me convenceu logo de inicio, por ser algo lento e desaparecer do jogo, mas esta epoca deu um salto e tem mostrado que quando se têm pezinhos, nao sao precisos grandes sprints.
Com bola, pela agilidade, mudança de velocidade e direção é rápido nos primeiros metros, depois usa bem o corpo para proteger a bola, mas não é um velocista não. Sem bola, numa corrida contra a maior parte dos defesas sai a perder facilmente, até pela passada curta.
Em distâncias longas raramente tem velocidade para sair por cima. Acho que mais agora, do que quando era mais novo, pelo desenvolvimento físico que tem tido. Permite-lhe aguentar melhor contactos o facto de estar mais encorpado.
Duvido muito que naqueles testes de velocidade esteja lá em cima. Não é o forte dele, muito longe disso.
Ele a nível de aceleração e mudança de velocidade é muito rápido, a nível de sprint final é onde perde mais, muito até por ser um gajo pequeno e com pernas curtas.
Dou como exemplo o Palha, que nunca foi nem será um jogador rápido mas a nível de velocidade de deslocamento é rapidíssimo e tem uma capacidade para encurtar distâncias fenomenal.
Está aqui mais uma velocidade “diferente” quer do Artur, quer do Edwards.
Cola a bola ao pé, a partir daí é ele que dita o ritmo a que a jogada vai ocorrer, irrelevante se correm mais depressa do que ele, que a bola está no pé esquerdo do rapaz e têm que a tirar de lá.
Este Inglês tem coisas de um predestinado, com trabalho específico a outros níveis (mental), pode estar aqui um caso muito, muito sério…algo me diz que será a nossa maior venda de sempre…
@Drillex33 é exatamente isto que eu acho. Consegue ganhar em velocidade os primeiros metros, mas nao é um velocista para ganhar na velocidade quando ha mais espaço. O Pote tambem é um gajo que pela fisionomia nao aparenta ser mt rapido, mas é um gajo que é mais rapido do que aparenta e ganha mta bola longa na velocidade (tambem porque é mt inteligwnte a desmarcar se). Já o Edwards nao… Pelo menos esta é a minha opiniao. Alias ainda hoje no lance em que ele ganha o primeiro penalty, ele ganha as costas da defesa mas deixa se apanhar na velocidade. O proprio Amorim hoje na flash fez la um comentqrio sobre o facto do Edwards “ter” que jogar na esquerda por nao ser tao rapido.
Mas hey… isto nao retira qualidade ao Edwards. Que nao pareça que estou aqui a critica lo. Fez um jogaco e tem sido dos nossos melhores esta epoca.